Car Magazine Car Magazine

Elva, agora com para-brisa

A McLaren Automotive anuncia para breve a produção da versão com para-brisas de seu roadster Elva. A versão foi projetada para clientes que querem proteção física em vez da barreira de ar fornecida pelo Active Air Management System (AAMS)

Car

Embora tenha tido seu próprio programa de engenharia para otimizar o desempenho aerodinâmico e dinâmico, o Elva com para-brisa compartilha todo o ethos e desempenho do carro original: nenhum dos dois tem teto, janelas laterais ou vidro traseiro. Com peso de menos de 1.300 kg e motor central V8 biturbo de 4 litros de 815 cv, oferece o máximo em desempenho.

A versão sem para-brisa é o modelo de rua mais leve da McLaren e a meta para a versão com para-brisa é que ela seja apenas 20 kg mais pesada, mesmo com a inclusão de limpadores com sensor de chuva sincronizados eletronicamente, jatos de lavagem e viseiras, bem como o vidro aquecido dentro de uma moldura de fibra de carbono. O Active Air Management System (AAMS) é excluído, pois torna-se sem função no carro com para-brisa.

A versão com para-brisa vem atender aos requisitos legais de alguns estados dos EUA

A aceleração de ambas as versões é comparável à de um McLaren Senna. A versão sem para-brisa acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e de 0 a 200 km/h em 6,8 segundos (números a serem validados). O desempenho dinâmico e a rigidez do veículo permanecem inalterados, e o para-brisa – acessório permanente –, vem a oferece maior proteção contra as intempéries.

Criadas como uma homenagem aos lendários carros de corrida de Bruce McLaren, pinturas históricas como a do protótipo do Elva com para-brisa, na cor Satin Casa Blue, capturaram a imaginação dos proprietários do Elva. A demanda por customização sob medida deste tipo pela McLaren Special Operations (MSO) produziu uma série de carros únicos que se destacam até mesmo entre um dos mais raros da McLarens – não mais que 149 exemplares do Elva serão especificados e construídos a pedido de clientes.

O Elva normal tem uma unidade destinada ao mercado brasileiro e sua chegada acontecerá em data ainda a ser definida. A versão com para-brisa será trazida somente mediante encomenda de cliente. As primeiras unidades do Elva com para-brisa serão entregues aos clientes no fim de 2021, após receberem a personalização feita pela MSO.

 

Car Magazine Car Magazine