Car Magazine Car Magazine

EQS chega a Europa em 2021

Ele é o primeiro modelo totalmente elétrico da luxuosa Classe S, que será construído na nova arquitetura que chega ao mercado no próximo ano. Seis novos modelos da linha EQ estão previstos para a expansão da gama de carros elétricos

Car

A nova geração de veículos elétricos no segmento executivo de luxo está baseada em uma arquitetura que pode ser escalonável em todos os aspectos e pode ser usada em modelos de várias séries. A distância do entre-eixos e da largura, bem como outros componentes do sistema, especialmente as baterias, são variáveis graças ao design modular. O conceito do veículo está otimizado para atender aos requisitos de uma família de modelos elétricos voltados para o futuro. Essa arquitetura torna possível construir desde sedãs a grandes SUVs elétricos.

O EQS permitirá que os modelos do segmento de luxo se beneficiem das vantagens de uma arquitetura totalmente elétrica no que diz respeito a espaço e design. Com alcance de até 700 km (de acordo com WLTP), o EQS atende aos requisitos de um sedã como o Classe S também nesse aspecto. Ao mesmo tempo, a empresa projeta veículos de diferentes modelos usando a flexibilidade da mesma linha de produção. Os veículos elétricos também incorporam tecnologias pioneiras da marca, por exemplo, o sistema de controle e display MBUX (Mercedes-Benz User Experience) ou os sistemas de assistência à direção.

A nova geração de veículos elétricos está baseada em uma arquitetura que pode ser usada em modelos de várias séries

O carro-conceito Vision EQS mostrado em setembro de 2019, assim como os protótipos camuflados em fase testes, deram indicações de como seria o design dos modelos que estavam por vir. No entanto, a maioria dos detalhes dos modelos EQS SUV, EQE e EQE SUV, que são cruciais para o sucesso da iniciativa elétrica ainda continuam em segredo, já que a Mercedes apresentará sua arquitetura totalmente elétrica somente 2021.

Ao mesmo tempo, a empresa continuará a eletrificar as plataformas de maior sucesso. Além do SUV de médio porte EQC 400 4Matic, os usuários do segmento de carros compactos em breve poderão contar com dois SUVs totalmente elétricos, o EQA e o EQB. A produção do EQA começará até o final do ano.

O EQS está em fase final de avaliação, antes do início da sua produção. A validação sistemática e rigorosa do veículo garante os padrões de qualidade no processo de desenvolvimento de cada série de modelos da marca. As verificações incluem testes de inverno rigorosos na Escandinávia, a avaliação de chassi e trem de força em campos de provas, estradas públicas e na pista de teste de alta velocidade em Nardo, bem como em testes do veículo no calor do sul da Europa e da África do Sul. Test drives também estão sendo realizados na China e nos EUA. No caso do EQS, uma atenção especial está sendo dada ao trem de força e, claro, à bateria.

O EQS chega em 2021 e é o primeiro modelo construído sobre a nova arquitetura elétrica

O EQS será produzido junto com a Classe S em Sindelfingen, uma das fábricas de automóveis mais modernas do mundo. Há algum tempo, a flexibilidade nas fábricas é uma prioridade dos investimentos da Mercedes-Benz Operations (MO), responsável pela produção de automóveis de passageiros em todo o mundo. Graças às estruturas altamente flexíveis, todas as fábricas são capazes de produzir veículos com diferentes tipos de motorizações e, desta forma, responder rapidamente às mudanças na demanda dos mercados.

Como parte de sua iniciativa “Ambition 2039”, a Mercedes-Benz está trabalhando para oferecer uma nova frota de carros neutros em CO2 em menos de 20 anos. A empresa deseja que os carros movidos a eletricidade, incluindo veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in, respondam por mais da metade de suas vendas até 2030.

 

Car Magazine Car Magazine