Car Magazine Car Magazine

Evoque e Discovery híbridos plug-in

Car

Range Rover Evoque e Land Rover Discovery Sport agora estão disponíveis com a tecnologia de Plug-In Hybrid Electric Vehicle (PHEV), oferecendo o desempenho e refinamento que os clientes da marca esperam. A autonomia no modo somente elétrico é de até 62 km no Evoque e 66 km no Discovery Sport. As emissões de CO2 são de somente 32g/km e 36g/km respectivamente. Os novos híbridos plug-in Evoque e Discovery Sport são baseados na arquitetura Transversal Premium de última geração da Land Rover, que foi projetada para receber a eletrificação e continuar mantendo a capacidade off-road inerente aos modelos da marca.

Os modelos oferecem desempenho sustentável combinando um novo motor a gasolina Ingenium de três cilindros, de 1,5 litro, turbo, com 200 cv (147 kW), com um motor elétrico de 109 cv (80kW) que vai integrado ao eixo traseiro e é alimentado por uma bateria de íon de lítio de 15 kWh localizada sob os bancos traseiros. A localização do sistema PHEV na estrutura dos carros diminuiu o centro de gravidade em seis por cento e otimizou ainda mais a distribuição de peso frente/traseira.

Painel de controle para a programação dos modos de condução

Uma nova transmissão automática de oito marchas, cinco quilos mais leve, foi selecionada para refinar as sensações de mudanças, e é parte integrante do sistema híbrido. O desempenho não fica em nada comprometido pela nova configuração: a aceleração de 0 a 100 km/h é de apenas 6,4 segundos no Evoque. Já o Discovery Sport precisa de 6,6 segundos para atingir a mesma marca. Ambos podem atingir velocidades de até 135 km/h usando apenas energia elétrica. Em velocidades acima de 135 km o motor elétrico é desacoplado para reduzir o arrasto e otimizar a eficiência. Ele volta a ser acoplado quando a velocidade cai abaixo disso.

Evoque e Discovery Sport estão disponíveis com um cabo de carregamento doméstico Modo 2, permitindo que os veículos sejam totalmente carregados a partir de uma tomada em 6 horas e 42 minutos, ideal para o carregamento noturno. Para um carregamento mais rápido, o cabo de carregamento Modo 3 permite eles sejam conectados a uma wall box de parede doméstica de 7kW CA ou pontos de carregamento públicos CA, o que permite carregar até 80% da carga em 1 hora e 24 minutos. Tempos de carregamento mais rápidos são alcançados usando a rede de carregamento pública com pontos DC: em 32KW DC, 0-80% leva apenas 30 minutos.

Land Rover Discovery Sport híbrido plug-in

Eles podem ser dirigidos em três diferentes modos de condução: híbrido (combina automaticamente a energia do motor elétrico e do motor a gasolina), EV (funcionamento exclusivamente elétrico) e save (prioriza o motor a combustão como principal fonte de energia).

Um novo sistema de freio (brake-by-wire) substitui o tradicional assistido por vácuo, combinando a frenagem regenerativa e de fricção para proporcionar uma sensação consistente e precisa dos pedais. O sistema pode fornecer até 0,2 g de desaceleração sob frenagem regenerativa, maximizando a eficiência energética usando a energia cinética dos veículos para recarregar a bateria.

Car Magazine Car Magazine