Car Magazine Car Magazine

F1 já desenhou calendário possível

A temporada 2020 da Fórmula 1 parada pela pandemia já tem um rascunho de um calendário possível, com 3 rodadas duplas e sem público na Europa em 2020. Texto: Luca Bassani Fotos: Alex Farias e Luca Bassani

RaceCarFórmula 1 2020

A Fórmula 1 aguarda a solução da pandemia do Covid-19 para iniciar a sua temporada #71. Nesta semana dirigentes da Liberty Media, da FIA e os representantes das 10 equipes desenharam em conjunto um calendário possível. A informação só será anunciada nas próximas semanas, mas o pré calendário que já é trabalhado junto as autoridades governamentais de cada país, através dos promotores locais das provas agendadas que participaram da tomada de decisão junto à F1. Segundo o site RaceCar apurou junto a informantes próximos aos dirigentes na Europa, a solução seria a realização de um campeonato entre 15 e 17 corridas, começando em 5 de julho com 3 rodadas duplas na Europa, sem público e com imprensa reduzida. A ideia é que a categoria não deve correr para público na Europa em 2020 e que supostamente o primeiro evento aberto seria em Baku no Azerbaijão no dia 6 de setembro.

O campeonato começaria no Red Bull Ring em Spielberg na Áustria para a realização de uma rodada dupla em 5 e 12 de julho. As instalações do impecável circuito da empresa de energéticos reúne as condições ideais para uma corrida de portas fechadas. Primeiro a antiga pista de Zeltweg ou ainda A1- Ring fica em uma zona rural no interior oriental da Áustria, cuja cidade grande mais próxima é Gratz a cerca de 80 quilômetros. Segundo as instalações da Red Bull são de longe as melhores de todo o campeonato mundial, a Fórmula 1 encontrará um amplo ambiente com muita facilidades para o distanciamento dos profissionais do paddock. A Áustria assim como a vizinha Alemanha já está parcialmente reabrindo as atividades comerciais depois de uma quarentena severa por causa do ovid-19. A CAR Magazine esteve presente com três representantes na edição do ano passado na inesquecível vitória de Max Verstappen diante de 50.000 torcedores holandeses. Você confere a nossa matéria de 2019 ¨A lenda Lauda¨ aqui publicada neste site.

Fórmula 1 2020

Depois da primeira rodada dupla na Áustria a Fórmula 1 seguiria para Silverstone, também para uma rodada dupla do GP da Inglaterra nos dias 26 de Julho e 2 de Agosto. Os arredores do tradicional circuito Inglês reúne as sedes de sete das dez equipes do mundial. Correr em Silverstone é literalmente correr em casa para a Fórmula 1. A maior preocupação dos dirigentes da categoria é iniciar o campeonato com poucos deslocamentos entre aeroportos e logística. Nesse aspecto correr em casa é como permanecer em casa. A terceira rodada dupla aconteceria em Budapeste para o GP da Hungria nos dias 16 e 23 de agosto.

Então na temporada 2020 a F1 passaria rapidamente entre Julho e Agosto e sempre sem o fanático torcedor europeu. Ficariam de fora na Europa, além dos já cancelados GPs da Espanha e de Mônaco, também os GPs da Holanda, Bélgica e Itália. Não correr em Spa-Francorchamps e em Monza será outro duro golpe para a categoria em 2020, porém muito melhor do que simplesmente cancelar a temporada, opção financeira que as equipes não aguentariam.

Corridas reunindo Fórmula 1 e seu público só aconteceria a partir do GP do Azerbaijão em Baku no dia 6 de Setembro, já que a pista está no centro comercial da cidade.

Depois o campeonato segue para a Ásia para o GP de Singapura, depois Sochi na Rússia, seguiria na Ásia para GPs da China e Japão. A partir da décima segunda etapa a categoria viria para as Américas para os GPs do EUA, México e Brasil. O nosso GP aconteceria no dia 8 de novembro, uma semana antes do anteriormente agendado em 15 de novembro. Depois do Brasil a F1 seguiria novamente para a Ásia para o GP inaugural do Vietnã que fora adiado e terminaria o campeonato com as corridas no Oriente Médio nos GPs do Bahrein e Abu Dhabi.

A revista CAR Magazine e o site RaceCar acompanharão de perto o desenrolar das decisões envolvendo o complicado campeonato 2020 da Fórmula 1 e dividiremos nossos conhecimentos com o leitor, porém muita coisa ainda poderá mudar.

Car Magazine Car Magazine