Car Magazine Car Magazine

Familiar, mas não muito

Seguindo os passos da Audi, que mantém em produção duas das mais infernais station wagon do mundo, a BMW se prepara para apresentar sua versão esportiva “familiar”, o M3 Touring

Car

A empresa confirma, pela primeira vez, a vinda de uma station wagon para incrementar sua Série 3 com uma versão desenvolvida pela divisão M Performance. Até o presente momento, esse conceito de alto desempenho combinado com um grande espaço para bagagens era reservado somente para o BMW M5 Touring.

Tanto na segunda geração em 1992, quanto na quarta em 2007, o grande sedã executivo de alto desempenho tinha uma variante Touring. E esta não é a primeira vez que a comunidade M e a engenharia da marca ficam seduzidas com a ideia de transferir este conceito de veículo para o BMW M3. Exatamente 20 anos atrás, um protótipo baseado na terceira geração do M3 foi apresentado, mas ele nunca chegou às ruas. O objetivo era mostrar que a integração do conceito de esportividade pode, perfeitamente, receber uma carroceria com características específicas de muito espaço para passageiros e bagagens.

O primeiro BMW M3 Touring ainda está em processo de desenvolvimento, e a previsão é que ainda demore dois anos para que ele seja finalizado. Após a fase de avaliação nas ruas e estradas, e assim como acontece com os demais modelos M, o próximo passo serão os ajustes finais que ocorrerão após uma exaustiva avaliação no circuito Nordschleife, em Nürburgring. Afinal de contas, station wagon ou não, o primeiro BMW M3 Touring é, antes de mais nada, um BMW M3.

Basicamente ele deverá levar o motor turbo M TwinPower de seis cilindros sob o capô. Também não há dúvidas quanto às cinco portas e um porta-malas de configuração variável. Os eixos mais largos, as entradas de ar dianteiras visivelmente maiores e os quatro escapamentos na traseira não deixam dúvidas de que o icônico DNA M estará incorporado ao novo conceito de carroceria. Com certeza a quarta variante da Série 3, o M3 Touring, atenderá às expectativas dos que querem um carro “familiar” para o dia a dia que também tenha o desempenho de um grande esportivo.

Car Magazine Car Magazine