Car Magazine Car Magazine

Fiat 500, edição especial elétrica ganha versão hatchback

Após sucesso da versão conversível, a Fiat apresenta a segunda edição de lançamento do novo 500 elétrico: “la Prima”

Car

Em continuidade ao sucesso da edição numerada do 500 conversível “la Prima”, apresentada em março, em Milão, a gama do 500 começa a se expandir com a segunda edição de lançamento do hatchback elétrico. Ela combina a alma “elétrica e sustentável” da terceira geração do modelo com o design inconfundível do símbolo da Fiat.

Com linhas ainda mais suaves e arredondadas do que a geração anterior, o 500 “la Prima” mantém em mente a sensação do “Cinquino”, um ícone da indústria automotiva global. O novo modelo é marcado pelo teto solar panorâmico de vidro, e pela traseira, que dispõe do clássico bagageiro e um novo spoiler mais acentuado, que melhora a eficiência aerodinâmica. Todos saem da fábrica com faróis de LED, rodas diamantadas de 17 polegadas, inserções cromadas nos painéis laterais e painel, além de banco com couro ecológico.

Ele acelera de 0 a 100 km/h em 9,0 segundos e tem velocidade limitada a 150 km/h

A autonomia e o tempo de carregamento são questões importantes para os clientes. As baterias de íons de lítio, com capacidade de 42 kWh, oferecem ao carro um alcance de até 320 km no ciclo WLTP. Para otimizar o tempo de recarga, o 500 possibilita carregamento rápido de apenas cinco minutos para chegar a uma reserva de energia suficiente para percorrer 50 quilômetros. Esse sistema também pode reabastecer a bateria em até 80% em apenas 35 minutos. O motor tem potência de 87 kW, proporcionando uma velocidade máxima limitada de 150 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 9,0 segundos, com 0 a 50 em 3,1 segundos.

A tomada “Combo 2”, localizada no painel lateral direito do veículo, permite o carregamento tanto em AC como em DC. Ela é chamada de ‘inteligente’ por causa da possibilidade de programação de carregamento e do fornecimento de informação sobre o estado de carga da bateria. Estão ainda disponíveis soluções de carregamento domésticas. As versões hatch e conversível do 500 “la Prima” incluem o easyWallbox, um sistema de carregamento que pode ser conectado à rede elétrica em casa.

Com cinco minutos de carga ele acumula energia para rodar até 50 quilômetros

O 500 possui três modos de condução: Normal (o mais próximo possível da direção de um veículo com um motor a combustão normal), Range (ele pode ser dirigido somente com o pedal do acelerador, maximizando a frenagem regenerativa) e Sherpa (atua em vários componentes para reduzir o consumo). Nesse último modo o carro ajusta vários parâmetros: velocidade máxima, limitada a 80 km/h; resposta do acelerador, para reduzir o consumo de energia; e desativação do sistema de ar-condicionado e bancos aquecidos (ambos podem ser religados pelo motorista a qualquer hora).

O novo 500 “la Prima” é equipado com frenagem de emergência automática, câmera traseira de alta resolução, sensores automáticos de luz externa, chamada de emergência e freio de estacionamento eletrônico. Além disso, chega ao mercado com os mais recentes sistemas de assistência ao motorista (ADAS), tornando-o o primeiro carro urbano equipado com direção autônoma de nível 2. Desse modo, a tecnologia de monitoramento de câmera frontal consegue contemplar todas as áreas do carro. Em complemento, o sistema inteligente de controle de cruzeiro adaptativo (iACC) freia ou acelera em resposta a qualquer obstáculo encontrado.

Car Magazine Car Magazine