Totalmente desenvolvido no Brasil, estreia o motor Turbo 200 Flex, propulsor mais potente e de maior torque do segmento: 130 cv e 20,4 kgfm
A Fiat demorou, mas apresentou um concorrente de peso ao mercado. Líder do mercado brasileiro e sul-americano em 2021, faltava à marca um SUV para atuar no segmento de mercado que mais cresce no Brasil e no mundo. com o Pulse a Fiat passa a disputar o segmento que mais cresce no país. A Fiat trabalhou intensamente no desenvolvimento do Pulse sobre os pilares de Design, Performance Eficiente, Segurança, Tecnologia e Conectividade para que ele seja o SUV mais desejado de sua categoria e, obviamente, espera o reconhecimento do consumidor.
O Pulse nasceu do trabalho do time de profissionais do Design Center South America da Stellantis, no Polo Automotivo de Betim. O carro ficou bonito e reúne uma série de soluções que tem tudo para levá-lo ao sucesso no mercado. Tem dianteira alta e para-choque elevado, fato que amplia o ângulo de entrada e item importante para um SUV, ainda que o Pulse faça parte dos SUVs de cidade — assim como a grande maioria dos modelos disponíveis à disposição do consumidor.
Na frente, a grade frontal chama a atenção e os faróis de LED demonstram os itens de tecnologia do carro. O friso wide blade, que pode variar conforme a versão — cromado na topo de gama — destaca a personalidade e cria uma assinatura horizontal que une os conjuntos ópticos. Abaixo se situa uma segunda entrada de ar, com grandes nichos para os faróis de neblina, também de LED.
A visão lateral mostra grandes arcos em torno dos para-lamas, rack longitudinal no teto e acabamento diferenciado sob os vidros. As rodas de liga leve têm desenho exclusivo nas diferentes versões, combinando com a suspensão mais elevada. Na traseira as lanternas tridimensionais têm perfil elevado, como se fossem lâminas flutuantes. Também em LEDs, elas reforçam a segurança e criam uma identidade visual para o carro.
Internamente, o novo painel recebe tons prata e cinza com diferentes elementos e os bancos em malharia ou em couro sintético apresentam costuras aparentes. A manopla de câmbio é adornada por uma borda prateada, assim como ao redor dos comandos do volante, que pela primeira vez traz o Logo SCRIPT da Fiat e permite acessar diversas funções, como ajustar o som, trocar as marchas por meio de paddle-shifters ou acionar o modo Sport com apenas um toque. O painel é 100% digital e faz dupla com a tela flutuante do sistema multimídia, que pode ter 8,4 polegadas ou 10,1 polegadas com conexão via internet 4G.
Boas novidades no conjunto propulsor
O propulsor faz parte da família de motores desenvolvida pela Stellantis, e repete inovações e tecnologias do conjunto que equipa a picape Toro. Seguindo a tendência mundial de downsizing o bloco de três cilindros do Turbo 200 Flex é capaz de gerar 130 cv de potência máxima com etanol (125 cv com gasolina), valor acima dos concorrentes do segmento. O torque máximo é de 20,4 kgfm, independente do combustível, e está disponível entre 1.750 rpm e 3.500 rpm. Além da versão turbo o Pulse também recebe o conhecido motor 1.3 Firefly, que gera 107 cv de potência com etanol a 6.250 rpm e 13,7 kgfm de torque a 4.000 rpm.
Ambas as motorizações estão acopladas ao inédito câmbio automático CVT com sete marchas virtuais. Com ela, o Pulse com motor Turbo 200 Flex é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 9,4 segundos, também o melhor desempenho do segmento. O câmbio automático CVT é item de série nas versões turbo, já os modelos com o motor aspirado 1.3 Firefly pode receber a transmissão automática ou a manual de cinco marchas.
O Pulse ainda vem equipado com o TC+, que auxilia o veículo a transitar em condições de baixa aderência. O equipamento ajusta os parâmetros do controle de estabilidade para bloquear a roda sem aderência e transferir o torque para o outro lado, aumentando a capacidade de superação de obstáculos. Além disso, o TC+ conta ainda com o ABS Off-Road, que garante melhor frenagem em condições de baixa aderência em pisos como terra, barro e areia, trazendo mais segurança ao frear o SUV.
Entre os equipamentos de segurança o Pulse vem com: sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS), câmera na parte superior do para-brisas para acionar automaticamente o farol alto, Comutação Automática dos Faróis (desativa o facho alto para não ofuscar os outros motoristas), Aviso de Mudança de Faixa, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), Controle de Estabilidade e Tração (ESC) e Indicação de Frenagem de Emergência (ESS. Na cabine, a proteção aos ocupantes é reforçada pelos airbags laterais do tipo Side Head Torax de série em todas as versões.
Conectividade
O sistema multimídia é de série e estará disponível em duas versões: com tela de 8,4 polegadas e 10,1 polegadas sensível ao toque. Ambas oferecem conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio e recebem o Fiat Connect////Me, plataforma de serviços conectados da marca.
Com ela, o cliente pode controlar os mais diferentes recursos do veículo por meio de seu smartphone, smartwatch ou até usando o inédito assistente do Google (Google Assistant) e da Amazon (Amazon Alexa). É possível, por exemplo, abrir ou fechar as portas, acionar as luzes, buzinas e até aquecer ou resfriar a cabine do veículo somente com um comando de voz. O Fiat Connect////Me também dá detalhes do hodômetro, nível de combustível, vida útil do óleo do motor e quilometragem até a próxima revisão.
Essas funcionalidades são possíveis graças à conexão via internet feita por meio de um chip virtual (eSIM) da TIM. Com a rede de dados, até a atualização de software ficou mais simples, e pode ser feita em qualquer lugar, usando uma conexão remota. O Pulse também compartilha o sinal de internet em uma rede Wi-Fi capaz de se conectar com até oito dispositivos.
Em casos de acidentes com deflagração de airbag, pretensionamento de cintos ou capotamento o SUV da Fiat aciona automaticamente o Call Center da marca, que será capaz de contatar as autoridades públicas e repassar a localização exata do veículo com coordenadas de GPS bem como informações sobre o acidente para a prestação de um socorro mais assertivo e rápido. O auxílio a emergências também pode ser ativado pelo condutor ou passageiros, via botão físico no interior do veículo, central multimídia ou app conforme a necessidade.
Versões e preços
Drive 1.3 Flex Manual – R$ 79.990
Drive 1.3 Flex Automática – R$89.990
Drive Turbo 200 Flex Automática – R$ 98.990
Audace Turbo 200 Flex Automática – R$ 107.990
Impetus Turbo 200 Flex Automática – R$ 115.990