Car Magazine Car Magazine

GP de São Paulo (ou do Brasil) de F1: cinco motivos para você não perder nada

O GP de São Paulo retorna ao calendário após um ano fora e tem todos os ingredientes para ser um dos melhores de todos os tempos na F1.

RaceCar

Após um ano de ausência no calendário da F1 devido à pandemia da Covid 19, o GP de São Paulo (ou GP do Brasil) é um dos eventos mais aguardados pelo fã do automobilismo e, principalmente, pelo fã brasileiro, que passou o ano sendo (bem) alimentado pela Band em suas transmissões e aqui na CAR Magazine pelas fotos exclusivas em mais de oito eventos in loco na temporada (e partindo para mais um).

E nós resolvemos iniciar a cobertura elencando os cinco principais motivos para você não perder a corrida deste domingo! Confira aí:

Imagem mostra largada com casa cheia no GP de São Paulo de 2019

Público no GP de São Paulo (Beto Issa/CAR Magazine)

RETORNO DO PÚBLICO 100% EM EVENTOS INTERNACIONAIS

Tá aí algo que vai atrair a atenção de todas as autoridades governamentais e sanitárias do Brasil, pois o GP de São Paulo será o primeiro evento internacional desde março de 2020 com 100% de capacidete de público – o primeiro do automobilismo nacional.

Serão colocadas à prova o protocolo, o passaporte da vacina e uma separação entre público e evento em zona verde (arquibancadas) e vermelha (área do paddock). A área vermelha servirá como uma bolha onde não será permitido frequentar ambos os ambientes.

Imagem mostra Lewis Hamilton e Max Verstappen no GP dos EUA

Interlagos verá novo capítulo da briga pelo título (Beto Issa/CAR Magazine)

DECISÃO DE CAMPEONATO ÉPICA ENTRE PILOTOS E EQUIPES NO GP DE SÃO PAULO

2021 está vendo pela primeira vez desde 2013 uma real briga pelo campeonato entre Mercedes e Red Bull, tanto na parte dos pilotos (com vantagem para Max Verstappen), quanto na das equipes (a Mercedes lidera por apenas um ponto).

E não é só isso, a disputa entre as outras posições do “top 5” está pegando fogo, principalmente Bottas x Perez, Ferrari x McLaren e Alpine x Red Bull.

Imagem mostra o piloto Kimi Raikkonen

Raikkonen fará sua despedida de Interlagos neste fim de semana (Beto Issa/CAR Magazine)

DESPEDIDA DE RAIKKONEN, DE UMA ERA DE CARROS E DE VÁRIAS PARCERIAS

O fã da Mercedes e da era híbrida da F1 que reinou entre 2014 e 2021 terá a última oportunidade de ver esses carros na pista no GP de São Paulo, assim como será a última vez de ver Kimi Raikkonen em ação, Valtteri Bottas pela Mercedes, George Russell pela Williams, a própria Mercedes na cor preta (deve voltar ao prata no ano que vem).

Imagem mostra Raikkonen e Alonso competindo na Áustria

2021 será a última vez para ver Raikkonen e Alonso disputando ao vivo (Beto Issa/CAR Magazine)

SPRINT RACE E GRANDES NOMES JUNTOS NA PISTA NO GP DE SÃO PAULO

A atual temporada da F1 tem um grid com tanta gente boa que há anos não tinha. Ver Fernando Alonso e Kimi Raikkonen correndo juntos pela última vez (eles que estiveram no GP de 2001, há mais de 20 anos), ou conferir de perto novos times como Alpine e Aston Martin, assim como gente como Mick Schumacher e George Russell ainda andando em equipes pequenas.

Isso sem contar também a Sprint Race do sábado, com 1/3 de duração da prova principal. Ver isso é ver a história sendo escrita.

Imagem mostra Felipe Massa no GP de 2008

Como esquecer a grande decisão de 2008? (Luca Bassani/CAR Magazine)

TRADIÇÃO DE BOAS CORRIDAS E OS EVENTOS SUPORTE

Considerado por muitos a pista mais legal para uma corrida de F1, Interlagos, palco do GP de São Paulo dificilmente tem uma corrida ruim, como aconteceu poucas vezes na última década (os primeiros anos do domínio da Mercedes, por exemplo). Não tem, por exemplo, como esquecer a final de 2008 (veja aqui).

Para este ano, a corrida promete, principalmente pela altitude de São Paulo, que Max Verstappen já elencou como prejudicial à Red Bull. Além disso, teremos a Porsche Cup decidindo seu campeonato Sprint, a All-Star Race da mesma Porsche, com nomes como Piquet, Barrichello e Kanaan, e a Sprint Race. Um pacotão para ninguém botar defeito.

Car Magazine Car Magazine