Car Magazine Car Magazine

Grand Cherokee: mais luxuoso e tecnológico

A quinta geração do SUV incorpora arquitetura, design exterior e interior totalmente novos, além de acabamentos de nível superior e a primeira versão com motor híbrido plug-in. A família também terá a versão Trailhawk, com maior capacidade off-road

Car

A Jeep, ao comemorar seu 80º aniversário, apresenta o primeiro Grand Cherokee 4xe eletrificado e a nova versão Trailhawk, que oferece a máxima capacidade off-road. Essa quinta geração lançada nos Estados Unidos incorpora um novo motor híbrido plug-in, design exterior e interior novos, acabamentos artesanais e tecnologias de ponta no segmento de SUVs de tamanho grande. À medida que a Jeep se move em direção ao seu futuro “Zero Emission Free”, o novo Grand Cherokee será o 4×4 mais avançado e capaz que já existiu. O novo Grand Cherokee chegará às concessionárias norte-americanas no último trimestre de 2021, enquanto o Grand Cherokee 4xe chegará no início de 2022.

A versão Trailhawk ganhou maior capacidade off-road

Em ter os destaque da nova linha a marca destaca:

• Mais motorizações graças à nova tecnologia 4xe (PHEV) que fornece uma autonomia estimada de 40 quilômetros no modo totalmente elétrico, 24,2 km/l e uma autonomia combinada de 708 km. É o Grand Cherokee 4×4 mais sustentável já feito e mais um sinal do compromisso da Jeep com a “Liberdade de Emissão Zero.

• Mais capacidade 4×4 com o Grand Cherokee mais capaz de todos os tempos: o novo Trailhawk 4xe que conquistou a trilha Rubicon em modo totalmente elétrico graças a recursos como a barra estabilizadora exclusiva de seu segmento, cuja desconexão eletrônica permite melhor articulação e maior tração em rochas e terrenos acidentados.

• Mais tecnologia com o sistema Uconnect 5 que oferece a primeira tela para o passageiro do segmento, um novo sistema de entretenimento de alta definição para os passageiros traseiros e o sistema Active Driving Assist.

• Mais inovação com uma arquitetura, design exterior e interior com visor do passageiro dianteiro e Amazon Fire TV totalmente novos, suspensões dianteira e traseira independentes e suspensão pneumática com amortecimento eletrônico Quadra-Lift exclusiva da categoria.

• Mais acabamentos artesanais de alto nível, resultando no Grand Cherokee mais luxuoso de todos os tempos, incluindo acabamento Summit Reserve com interior de couro Palermo e sistema de áudio McIntosh com 19 caixas de som.

• Mais segurança, com mais de 110 recursos avançados, incluindo o sistema Active Driving Assist para direção automatizada nível 2 com as mãos no volante, bem como as câmeras de 360 graus e de visão noturna.

O novo Grand Cherokee 4xe 2022 é o primeiro da linha a oferecer um motor híbrido plug-in (PHEV). Com 375 cv de potência e 65 kgfm de torque ele tem autonomia de até 40 km em modo totalmente elétrico. Disponível para os modelos Grand Cherokee Limited, Trailhawk, Overland, Summit e Summit Reserve, a tecnologia 4xe combina dois motores elétricos, uma bateria de 400 volts, com um motor turbo 2.0 de quatro cilindros e uma transmissão automática TorqueFlite de oito velocidades.

O E Selec permite que o 4xe opere com os modos híbrido, eletrico, e eSave (prioriza o motor a gasolina, economizando carga da bateria). Independentemente do modo selecionado, o Grand Cherokee 4xe opera como um híbrido quando a bateria se aproxima de seu estado mínimo de carga. A frenagem regenerativa faz parte do sistema 4xe.

O Grand Cherokee oferece uma grande capacidade off-road. A capacidade fora de estrada é garantida por três sistemas 4×4 – Quadra-Trac I, Quadra-Trac II e Quadra-Drive II com diferencial de deslizamento eletrônico limitado (eLSD). Todos os três estão equipados com uma caixa de transferência ativa que melhora a tração redirecionando o torque para o pneu com mais aderência.

A suspensão a ar Jeep Quadra-Lift exclusiva, agora com amortecimento eletrônico semiativo, oferece até 28,7 cm de distância ao solo. O sistema ajusta automaticamente o amortecedor com base nas condições da estrada, melhorando o conforto, a estabilidade e o manuseio, ou pode ser controlado manualmente no console central e tem cinco configurações de altura diferentes para um desempenho de direção ideal.

O sistema de gerenciamento de tração Selec-Terrain, líder em sua categoria, permite que os motoristas escolham as configurações on-road e off-road para um desempenho 4×4 ideal. Esta tecnologia é capaz de coordenar eletronicamente a distribuição de torque 4×4, freios, manuseio, coluna de direção, sistemas de suspensão, acelerador, mudança de modo de transmissão, caixa de transferência, controle de tração, controle de estabilidade, ABS e sensação do volante. Existem até cinco modos de direção, dependendo do terreno (Automático, Esporte, Rocha, Neve, Lama / Areia), proporcionando configurações otimizadas em qualquer cenário de direção.

Outra novidade do Grand Cherokee 4×4 2022 é o desligamento do eixo dianteiro. Se o veículo detectar que as condições da estrada não exigem tração nas quatro rodas, a desconexão do eixo dianteiro aciona automaticamente a tração nas duas rodas, reduzindo o arrasto da transmissão e melhorando a economia de combustível. A tração nas quatro rodas é reativada automaticamente assim que o veículo detecta que ela é necessária.

Car Magazine Car Magazine