Car Magazine Car Magazine

Guia da F1 CAR Magazine: GP do Bahrein

Dados do circuito, estatísticas, programação, guia da TV, curiosidades e muito mais sobre o GP do Bahrein, que abre a F1 em 2021.

RaceCarSakhir, palco do GP do Bahrein (Mark Sutton/Pirelli)

Apenas 16 meses após sua última aparição no Circuito Internacional do Bahrein, e duas semanas após os testes de pré-temporada, a Fórmula 1 aproveita o período no país para abrir a temporada de 2021 com o GP do Bahrein, que originalmente seria a segunda prova do ano, mas acabou virando a etapa inaugural após o GP da Austrália ser adiado para novembro.

Com tantas visitas em um curto espaço de tempo, os 5.412 metros da pista barenita parecem se mostrar perfeitos para esta corrida que carrega as melhores expectativas de público e crítica após o suposto equilíbrio visto na pré-tempórada (clique aqui para ver como foi em detalhes) – que pode dizer muito ou dizer nada a partir que as luzes se apagarem no domingo ao meio dia nas telas da Band e do F1 TV Pro. Mas, antes disso, será possível acompanhar todos os treinos livres tanto pelo Bandsports quanto pelo F1 TV Pro, com a Band exibindo excepcionalmente a classificação.

Atual campeã dentre as equipes, a Mercedes foi uma das que sofreu na pré-temporada e a que menos andou, mas sempre esconde o jogo. Isso acabou abrindo caminho para a Red Bull se colocar como o nome a ser batido, com uma intensa briga atrás dela, com McLaren, AlphaTauri e Alpine mostrando boa forma.

O retorno de Fernando Alonso, a ida de Sebastian Vettel para a nova Aston Martin, a chegada de Sergio Perez na Red Bull e as estreias de Yuki Tsunoda na Alpha Tauri, Mick Schumacher e Nikita Mazepin, da Haas, trazem ainda mais atrações para um fim de semana que promete muito.

DADOS DO GP DO BAHREIN

 

Extensão: 5.412 metros
Recorde de volta: 1min31s447 – Pedro de la Rosa/McLaren (2005)
Número de voltas: 57
Distância total da corrida: 308,238 km

 

ZONAS DE DRS

 

Zona 1

Detecção a 50m da curva 1/ativação 23m após a curva 3

Zona 2

Detecção a 10m da curva 9/ativação 50m após a curva 10

Zona 3

Detecção a 110m da curva 1/ativação 170m após a curva 3

ESTATÍSTICAS DO GP DO BAHREIN DE 2020

 

Pole: Lewis Hamilton (Mercedes), 1min27s264
Vencedor: Lewis Hamilton (Mercedes)
Melhor volta: 1min32.014, Max Verstappen (Red Bull-Honda)
Estratégia vencedora: Lewis Hamilton – 19 voltas com pneus médios; 35 voltas com pneus duros.
Pódio: 1. Lewis Hamilton (Mercedes); 2. Max Verstappen (Red Bull-Honda); 3. Alex Albon (Red Bull-Honda)

PNEUS DISPONÍVEIS PARA O GP DO BAHREIN

 

Os três compostos do meio da gama de pneus da Pirelli para 2021 foram os escolhidos para a abertura da temporada deste ano no GP do Bahrein, um dos asfaltos mais abrasivos da temporada: C2 como P Zero Branco duro, C3 como P Zero Amarelo médio e C4 como o P Zero Vermelho macio.

Esta é a mesma nomeação do Grande Prêmio do Bahrein do ano passado, quatro meses atrás, mas há uma nova construção de pneus este ano para os carros novos. Os carros de 2021 reduziram a pressão aerodinâmica em relação ao ano passado, de acordo com as novas regras técnicas.

“Com as novas especificações de carros e pneus, bem como a pré-temporada mais curta na memória recente, a competição está aberta: especialmente tendo em conta que as características da pista do Bahrein muitas vezes resultaram em batalhas estratégicas interessantes, com uma série de táticas diferentes usadas”, diz Mario Isola, da Pirelli.

Gráfico do GP do Bahrein

CURIOSIDADES

 

– O fim de semana marca a 17ª edição do GP do Bahrein e a 18ª prova no Bahrein International Circuit – mas como GP do Bahrein não estamos contando o GP de Sakhir do ano passado.

– Esta será a terceira vez que o Bahrein receberá a etapa de abertura da temporada – as outras duas foram em 2006 e 2010.

– Os mais bem-sucedidos por aqui são Lewis Hamilton e Sebastian Vettel, que venceram a prova em quatro oportunidades – Vettel em 2012/13/17/18 e Hamilton em 2014/15/19/20.

– A Ferrari é a melhor equipe da prova, com seis vitórias, sendo uma de Michael Schumacher (2004), duas de Felipe Massa (2007/08), uma de Alonso (2010) e as duas de Vettel.

– O sobrenome Schumacher volta ao grid da F1 pela primeira vez desde 2012. Mas, quando Mick alinhar no grid, serão completados 29 anos, sete meses e três dias da estreia de seu pai, Michael, no GP da Bélgica de 1991.

GP do Bahrein (Pirelli)

 

– Alonso também retorna ao grid pouco mais de dois anos fora. Sua última aparição foi no GP de Abu Dhabi de 2018. A prova deste domingo será sua 312ª na categoria.

– Outros nomes que voltam em 2021 são Alpine, que nada mais é que a Renault rebatizada, e a Aston Martin, que assumiu a Racing Point e encerra um jejum de 61 anos longe das pistas – ela não participa de uma prova desde o GP da Inglaterra de 1960.

– Teremos três estreantes no fim de semana, mas todos oriundos da F2 – ou seja, já sabem bem onde pisam: além de Mick Schumacher, o russo Nikita Mazepin estreia sem poder ostentar sua bandeira, pois a Rússia está suspensa do esporte.

– Enquanto isso, Yuki Tsunoda, pela AlphaTauri vem sido considerado uma das maiores promessas recentes, sendo P3 na F2 em 2020.

 

COMISSÁRIOS DE PROVA

 

– Tim Mayer, atua na F1, WEC e WRC, mas também tem boas passagens pela Indy e IMSA.
– Richard Norbury, atua como comissário permanente da Porsche, do GT World Challenge e do BTCC, mas também é comissário nacional no GP da Inglaterra.
– Emanuele Pirro, ex-piloto de F1, pentacampeão de Le Mans, membro da Comissão de Pilotos da FIA.
-Mazen Al-Hilli, comissário nacional do GP do Bahrein, mas também membro da comissão de kart da FIA.

 

DÊ UMA VOLTA PELO CIRCUITO DO BAHREIN COM CARLOS SAINZ

 

PROGRAMAÇÃO E TRANSMISSÕES DO GP DO BAHREIN

 

Treino Livre 1
Sexta, 8h30 (Bandsports, F1 TV Pro)

Treino Livre 2
Sexta, 12h00 (Bandsports, F1 TV Pro)

Treino Livre 3
Sábado, 9h00 (Bandsports, F1 TV Pro)

Classificação
Sábado, 12h00 (Band, F1 TV Pro)

Corrida
Domingo, 12h00 (Band, F1 TV Pro)/Reprise no Bandsports às 21h.

 

Já viu essas outras notícias publicadas no site?

 

– Mônaco: palco do maior vexame da McLaren na F1

 

– Pré-temporada da F1 aponta Red Bull à frente de Mercedes; confira todos os números

 

– Johnny Dumfries e o injusto fardo de ser o companheiro de Ayrton Senna

– A Rainha de Nurburgring sai de cena

 

– Invadindo um treino da Porsche Cup por uma volta

 

 

Car Magazine Car Magazine