Car Magazine Car Magazine

i4 e iX estão confirmados para o Brasil

Com tecnologias e conectividade inéditas, ambos chegam ao País com recarga rápida, grande autonomia e ótima experiência ao volante

Car

O BMW Group apresenta mundialmente os modelos BMW i4 e iX. Ambos terão o lançamento europeu adiantado para novembro e a chegada ao Brasil está confirmada para breve.

BMW i4

BMW i4

Pioneiro, o i4 M50 é o primeiro modelo totalmente elétrico feito pela marca alemã, um Gran Coupé que esbanja potência: são 544 cv e 81 kgfm de torque, que são despejados nas quatro rodas pelos motores frontal e traseiro. A transmissão de torque fica, em sua maior parte, concentrada na traseira, uma maneira de reforçar a tradição da marca. Sua aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3,9 segundos e a autonomia chega a 510 km (ciclo WLTP), com consumo entre 19 e 24 kWh/100 km.

Durante a apresentação mundial, também foi revelado o i4 eDrive40, com 340 cv de potência e 42,8 kgfm de torque, números que garantem aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos – a tração é traseira. O alcance máximo é de 590 km (ciclo WLTP). O consumo de energia fica entre 16 e 20 kWh/100 km, uma prova de que é possível unir desempenho e economia.

O capô é longo, a altura é reduzida e o porta-malas é curto, mas nem por isso menos espaçoso: são 470 litros de volume. O espaço interno para cinco pessoas é beneficiado pelo entre-eixos de 2,85 metros.

As baterias ficam entre os eixos do carro e o centro de gravidade ficou 3,7 centímetros mais baixo do que o do BMW Série 3. A quinta geração do conjunto de potência eDrive permitiu uma série de evoluções. A recarga é mais rápida graças à possibilidade do carregamento em estações ultrarrápidas, com capacidade de admissão de energia de até 200 kW – o máximo disponível. Nesse modo, é possível recompor as baterias de 10% a 80% em apenas 31 minutos.

BMW iX

BMW iX

O iX é o SAV criado para ser um companheiro tecnológico para longas viagens. Sua estrutura foi projetada para ser ultraleve e resistente, com aços de ultra alta resistência, alumínio e aos polímeros reforçados com fibra de carbono, tecnologia advinda do BMW Série 7.

Com duas versões de tração integral, o iX xDrive 50 gera 523 cv de potência e 78 kgfm de torque máximo, índices expressivos que se traduzem numa aceleração de 0 a 100 km/h em 4,6 s. O consumo fica entre 19,8 e 23 kWh/100 km. O alcance da versão é de 630 km (ciclo WLTP). Já o X xDrive 40 tem potência de 326 cv e torque máximo de 64,2 kgfm, o suficiente para que ele acelere de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos. O consumo de energia fica entre 19,4 e 22,5 kWh/100 km e a autonomia máxima chega a 425 km (ciclo WLTP). Ainda há uma opção ainda mais potente a caminho, o iX M60, cuja potência ultrapassa 600 cv.

Com espaço amplo para cinco pessoas, o interior é dominado pelo painel curvo que integra o quadro de instrumentos de 12,3 polegadas e a central de 14,9″. O painel fica ligeiramente voltado para o motorista. O sistema operacional iDrive 8 faz sua estreia no iX e do i4. Personalizáveis de acordo com o seu gosto, as telas do ID8 têm alta resolução e dispõem de informações exibidas de maneira atraente e intuitiva. O número de botões do painel foi reduzido à metade, mas sem abdicar dos práticos comandos manuais. O objetivo é oferecer uma operação mais descomplicada possível.

Agora você pode dar um nome para o Assistente Pessoal Inteligente (Intelligente Personal Assistant), que pode aprender novas funções e formas de expressão ao longo do contínuo desenvolvimento do BMW iDrive. Esses novos recursos são regularmente atualizados por meio de upgrades remotos.

O SAV é o primeiro veículo premium equipado mundialmente com 5G, algo que se soma a outros recursos de ponta. A navegação usa realidade aumentada para reforçar graficamente as imagens exibidas pelas câmeras do modelo, exemplos de uma saída que você precisa pegar ou uma conversão de esquina.

Até mesmo o interior pode ser monitorado. Uma câmera interna permite capturar momentos com a família e amigos, além de ser uma segurança extra em caso da tentativa de invasão ou roubo do veículo. Outra tecnologia disponível é a possibilidade de gravar os últimos 200 metros exigidos para uma manobra. Com a ajuda de sensores e câmeras, o iX consegue repetir o percurso e estacionar quase que sozinho.

Car Magazine Car Magazine