Car Magazine Car Magazine

ID.5 e ID.5 GTX: os novos SUVs elétricos VW

A VW anuncia a estreia mundial de seu SUV coupé elétrico para longas distâncias. O ID.5 chega às lojas com motorizações que entregam entre 174 cv e 204 cv, além do ID.5 GTX, equipado com tração integral e 299 cv de potência

Car

O ID.5 oferece uma boa sensação de amplitude, assim como soluções inovadoras para a direção, a interface homem-máquina (HMI), o sistema de infotainment e os assistentes de condução. O ID.5 é totalmente conectado e compatível com ‘Updates Over-the-Air’.

Com design moderno — o arco do teto se estende por cima da carroceria e termina em um spoiler funcional —, ele tem linhas que proporcionam o excelente coeficiente aerodinâmico de 0,26, o que ajuda para percorrer longas distâncias. A bateria tem 77 kWh e estabelece novos parâmetros para um SUV coupé.

O carro tem sistemas avançados de assistência e é totalmente conectado. Os sistemas de assistência ao motorista com novas funções estão integrados ao “Travel Assist” com dados de localização, que pode ser ativado ao toque de um botão. A interação dos sistemas de assistência “ACC” e “Lane Assist”, juntamente com dados de navegação e de tráfego “Car2X”, aumentam o conforto graças à condução semiautônoma e a segurança a bordo.

Operação e visualização se concentram em duas telas: uma atrás do volante e outra, no centro do painel, com 12 pol.

O ID.5 se baseia na arquitetura da plataforma modular elétrica (MEB) da Volkswagen. Ela ocupa pouco espaço e os passageiros se beneficiam disso: com comprimento de 4,60 metros e entre eixos de 2,77 metros, o ID.5 tem interior espaçoso como o de um SUV premium. Dependendo da posição dos encostos traseiros o porta-malas pode ter capacidade entre 549 litros e 1.561 litros. Opcionalmente, estão disponíveis o acionamento elétrico do porta-malas e um reboque elétrico rebatível.

O ID.5 vem equipado com a tecnologia de iluminação de última geração. Quando o motorista se aproxima do veículo com a chave, o ID.5 inicia sua apresentação de boas-vindas: os faróis dianteiros e traseiros se acendem com uma sequência de luzes, enquanto os retrovisores externos projetam a “impressão digital” da família ID. no chão. Tanto os faróis como o conjunto óptico traseiro contam com tecnologia LED. Opcionalmente, ele pode vir com faróis matriciais LED IQ. Light, com feixe alto controlado de forma inteligente (item de série no ID.5 GTX). Os conjuntos ópticos traseiros são em LED, com desenhos 3D (também de série no ID.5 GTX).

Os modelos ID.5 Pro e o ID.5 Pro Performance alcançam até 520 km de autonomia (WLTP)

O elétrico ID.5 será lançado em 2022 com três opções de motorização. O ID.5 Pro conta com um motor elétrico na parte traseira e potência de 174 cv (128 kW). No ID.5 Pro Performance, o motor traseiro tem potência de 204 cv (150 kW). No ID.5 GTX, versão topo de linha com tração integral, um motor elétrico opera no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro. Ambos combinados oferecem a potência máxima de 299 cv (220 kW), e uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,3 segundos, alcançando uma velocidade máxima de 180 km/h.

Todos os motores do ID.5 utilizam bateria de longa duração que pode armazenar 77 kWh de energia. Com ela, o ID.5 Pro e o ID.5 Pro Performance alcançam até 520 km de autonomia (WLTP). O modelo topo de linha ID.5 GTX com tração integral tem uma autonomia prevista de 480 km (WLTP).

Car Magazine Car Magazine