Car Magazine Car Magazine

Kia lança seu primeiro SUV híbrido leve

Com o Stonic, Kia inicia seu portfólio de veículos eletrificados no Brasil. Seu principal destaque é o sistema híbrido leve MHEV – Mild Hybrid Electric Vehicle, para otimizar o consumo de combustível e as emissões de poluentes

Car

A Kia Brasil anunciou oficialmente a chegada do Stonic, primeiro modelo alinhado com o novo posicionamento de marca da montadora sul-coreana no mercado brasileiro. Ele chega em versão única de acabamento, equipado com motor de três cilindros, turbo GDI (injeção direta), de 1 litro, à gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle) Smartstream. Com o preço de R$ 149.990 ele é o SUV compacto híbrido mais barato do País.

O motor 1.0 à combustão desenvolve potência máxima de 118 cv a 6.000 rpm e o torque máximo de 17,1 kgm a 4.000 rpm. Com o auxílio do motor elétrico, do mild hybrid, a potência combinada vai a 120 cavalos a 6.000 rpm e o torque combinado é de 20,4 kgm entre 2.000 e 3.500 rpm. Esse conjunto está acoplado a um câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marchas. Segundo dados do Inmetro, com essa configuração, o Stonic registrou consumo de 13,3 km/l na cidade e de 13,2 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.

O Stonic chega em versão única de acabamento e equipado com motor turbo de três cilindros

Esse propulsor também está munido do modo de condução Velejar, desligando o propulsor por completo em situação de rodagem estável, economizando combustível. O sistema híbrido do Stonic entra em ação quando o veículo enfrenta uma descida, poupando o motor a combustão, ou em subidas, quando o powertrain necessita de mais força, sempre priorizando a eficiência de consumo e menores índices de emissões.

O modelo apresenta três modos de condução (Eco, Normal e Sport). Mais que qualquer outro modelo da Kia, os engenheiros deram prioridade à dinâmica esportiva, com respostas diretas e imediatas. O Stonic apresenta configurações de suspensão dianteira e traseira que são exclusivas para o carro.

Apesar das dimensões compactas, com 4.140 mm de comprimento, 1.760 mm de largura e 1.520 mm de altura e 2.580 mm de entre-eixos, a cabine do Stonic proporciona conforto para os ocupantes. O tanque de combustível (45 litros) está localizado sob o banco traseiro para oferecer assento mais baixo aos passageiros e mais espaço para as pernas. O porta-malas tem capacidade de 325 litros e as rodas são de liga leve com aro 17”.

O painel digital indica o funcionamento do sistema híbrido

O sistema de entretenimento com tela flutuante e sensível ao toque de 8” no centro do painel é compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. A câmera de ré auxilia nas manobras com guias dinâmicas de estacionamento no monitor. Uma entrada USB está disponível na parte de trás do veículo. O Stonic vem equipado com ar-condicionado digital automático e controle frontal, volante multifuncional, computador de bordo com tela digital colorida de 4.3” com indicador de fluxo de energia e sistema de som.

Entre outras tecnologias ele vem com airbags frontais, laterais e de cortina, espelhos retrovisores externos com regulagem e rebatimento elétricos, aquecíveis e com repetidores das setas integrados em LED, sistema Isofix, sensor de estacionamento traseiro e assistente de partida em rampa (HAC).

Ele está disponível em seis cores — preto aurora (perolizado), cinza perene (metálico), branco claro (sólido), amarelo superior (metálico), vermelho alerta (metálico) e azul esportivo (metálico), em tom único — e sete versões em dois tons, com opções do teto nas cores preto, amarelo e vermelho. As pinturas metálicas e perolizadas são acrescidas de R$ 2.500 e às versões com dois tons custam mais R$ 4.300,00.

 

Car Magazine Car Magazine