Único modelo com motor V12 e sem capota da marca, além de carroceria de fibra de carbono e aerodinâmica de pista foi feito sob encomenda
A Lamborghini Squadra Corse apresenta o SC20, um espécime único. O carro foi concebido a partir das solicitações de um cliente que esteve envolvido no projeto desde os primeiros desenhos dos designers da marca. Trata-se de um carro de pista, sem capota, mas aprovado para uso rodoviário. O SC20 é o segundo modelo desenvolvido pelo departamento de competição Lamborghini e desenhado pelo Centro Stile em Sant’Agata Bolognese. O objetivo era construir um veículo único, extremo em seu design e desempenho, capaz de combinar soluções aerodinâmicas tiradas das pistas e incorporar linhas e detalhes exclusivos.
A carroceria de fibra de carbono foi idealizada para proporcionar um fluxo de ar ideal tanto para o desempenho quanto para os ocupantes do cockpit, garantindo uma condução confortável mesmo em altas velocidades. O divisor frontal pronunciado está emoldurado por duas aletas e as entradas de ar no capô dianteiro são inspiradas nas do Huracán GT3 EVO. Já as laterais da carroceria refletem soluções adotadas no Essenza SCV12. A traseira é finalizada com uma grande asa de fibra de carbono que pode ser ajustada em três diferentes posições diferentes: Baixa, Média e Alta Pressão.
O SC20 apresenta detalhes exclusivos a partir das cores da carroceria na cor Bianco Fu (branco), criada para o cliente, na qual o Blu Cepheus (azul) se destaca. A mesma tonalidade é encontrada no interior, alternando com Nero Cosmus (preto) e Bianco Leda (branco). O elemento mais destacado do compartimento do passageiro é a fibra de carbono presente sobre o painel, parede traseira, painéis de porta, console central e acabamento do volante, além do monocoque. A fibra de carbono também é usada para as conchas dos bancos, que foram estofados em Alcântara e couro. As maçanetas da porta, por outro lado, são usinadas em alumínio sólido.
Seu motor é baseado no V12 que é carro-chefe da Lamborghini: aspirado, tem 6.498 cm3 e entrega 770 CV a 8.500 rpm e 73,4 kgfm de torque a 6.750 rpm. O câmbio é o Isr (Independent Shifting Rod) de sete marchas. A potência é transmitida para o solo pelo sistema de tração nas quatro rodas com diferencial eletrônico central, e os pneus Pirelli PZero Corsa são montados em aros de alumínio — com uma única porca — com 20 polegadas na frente e 21 polegadas atrás.