Car Magazine Car Magazine

Líder renovada

Maior sucesso da categoria se renova com grandes novidades para continuar na preferência do consumidor

Car

A liderança absoluta da Fiat entre as picapes compactas por duas décadas no Brasil não é por acaso. No decorrer de seus 22 anos de trajetória, o modelo foi o responsável por diversas inovações no segmento que comprovaram sua versatilidade, qualidade e robustez, que, ainda em 2014, já a tinha levado para casa mais de 1 milhão de unidades.

Entre em muitas novidades que passaram pela linha estavam a cabine estendida em 1999, a versão Adventure em 2002, o bloqueio eletrônico do diferencial Locker em 2008, a cabine dupla em 2009 e a terceira porta na cabine dupla em 2013. A força do modelo é tão grande que, em 2019, a picape completou 20 anos de liderança na categoria, fechando o ano como líder de seu segmento com quase 60% de participação de mercado.

Ela é a primeira picape compacta do mundo com quatro portas e cinco lugares. O modelo apresenta faróis em LED e quatro airbags de série na configuração cabine dupla, além de E-Locker – Controle de Tração Avançado (TC+), controle de estabilidade e assistente de partida em rampa em todas as versões na nova picape, para citar apenas alguns dos equipamentos.

A versão com cabine simples tem a maior caçamba da categoria

Além da cabine dupla, a Fiat também mostra nova versão com cabine simples, que passou a ter o maior volume de carga da categoria. Propositalmente, capô, lateral e traseira têm grande semelhança com a Toro, modelo maior e bem-sucedido da empresa italiana. A Strada tem como base o subcompacto Mobi, mas pouca coisa (para-brisa e portas) restou dele na concepção do novo utilitário. A suspensão traseira, ao contrário dos seus concorrentes, se manteve com molas semielípticas enquanto seus opositores diretos se utilizam de molas helicoidais. Na verdade, os dois sistemas de molas são equivalentes em robustez.

Interior ficou mais espaçoso, mesmo para cinco ocupantes, agora com quatro portas. O modelo anterior estava previsto para quatro passageiros e tinha somente três portas. Bancos, volante e painel também são novos e a central multimídia de sete polegadas é a primeira, entre veículos nacionais, a parear sem fio os aplicativos de rota Android Auto e Apple CarPlay, mas não há a possibilidade de carregamento por indução.

As caçambas têm ótima capacidade. São 650 quilos e 844 litros de volume carga útil para a cabine dupla e 720 quilos e 1.354 litros para a cabine simples. A capota marítima foi projetada para vedar água e poeira com maior eficiência. O estepe é de uso temporário e tem sistema antifurto. A motorização é a mesma de 1,3 litro do Argo e do Cronos, um quatro cilindros flex com 109 cv e 14,4 kgfm (etanol).

Ela ficou mais alta, até 208 mm de vão livre do solo e tem ângulo de entrada de 24° o que facilita a transposição de obstáculos. A Strada chega em três versões de acabamento: Freedom, Volcano e Endurance e as vendas estão previstas para o início do segundo semestre.

Car Magazine Car Magazine