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M de Modificata

O M que acompanha o novo Ferrari Portofino spider se refere aos carros da marca que passaram por uma evolução que aumentou significativamente seu desempenho

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Não faltam inovações na evolução do Portofino M, sendo que as mudanças mais significativas ocorreram no seu trem de força. Ele ganhou motor mais potente, uma nova caixa de câmbio de oito marchas e o Manettino de cinco posições que inclui o modo Race, inovação absoluta para um spider GT produzido em Maranello. A fábrica destaca que ele é o único carro do mercado que pode ser descrito como um autêntico coupé, quando a capota rígida retrátil fechada, e um genuíno conversível quando ela está aberta.

O motor de 3.855 cm3 do Portofino M pertence à família V8 turbo que foi escolhido como o “International Engine of the Year” por quatro vezes consecutivas (2016-2019). Nessa versão ele chegou aos 620 cv entre 5.750 e 7.500 rpm — 20 cv a mais do que no Portofino anterior —, e torque máximo de 77,5 kgfm entre 3.000 e 5.750 rpm. Com esse propulsor o spider vai de 0 a 100 km/h em 3,45 s, chega aos 200 em 9,8 s e tem velocidade máxima acima de 320 km/h.

Nessa versão ele chegou aos 620 cv, 20 cv a mais do que no Portofino anterior

Para atingir esses níveis de desempenho, foram usados novos perfis de came para aumentar a elevação da válvula e otimizar o enchimento da câmara de combustão. Um sensor de velocidade também foi adicionado ao conjunto do turbocompressor para medir as rotações da turbina, o que permitiu que ela ganhasse 5.000 rpm em sua rotação máxima. A caixa de câmbio de oito marchas é totalmente nova em comparação com a versão anterior de sete velocidades, é de dupla embreagem em banho de óleo. Ela difere da transmissão de oito marchas do SF90 Stradale por ter relações de marchas mais longas e marcha à ré mecânica.

O Portofino M possui o sistema de controle de dinâmica do veículo “Side Slip Control” (SSC), que em sua sexta geração integra os sistemas de controle E-Diff, F1-TCS, SCM-E Frs e Ferrari Dynamic Enhancer (FDE). O FDE é um sistema de controle dinâmico lateral que usa um software para ajustar a pressão hidráulica do freio nas pinças das quatro rodas. No Ferrari Portofino M, o sistema está disponível apenas quando o Manettino está no modo Race. O FDE foi projetado para tornar a dinâmica lateral do carro mais previsível tanto nas curvas quanto nas arrancadas, garantindo que o volante e o acelerador sejam mais intuitivos para o motorista.

O Portofino M vai de 0 a 100 km/h em 3,45 s, chega aos 200 em 9,8 s e tem velocidade máxima de 320 km/h

O objetivo do Manettino de cinco posições (Wet, Comfort, Sport, Race e ESC-Off), o primeiro em um spider, é tornar a dirigibilidade e a aderência do Portofino M mais acessíveis, além de incluir a posição Race, que se concentra em maximizar o prazer de dirigir.

O Portofino M recebeu para-choque dianteiro que incorporou novas entradas de ar, além novas saídas de ar na altura das caixas de rodas. A grade apresenta novas aletas de alumínio com as laterais facetadas. Na traseira, o novo escapamento permitiu a retirada do conjunto do silenciador, tornando o carro mais compacto. O difusor foi completamente redesenhado e agora está separado dos para-choque. Isso permite que os clientes possam customizá-lo em fibra de carbono, o que ressalta a esportividade do carro. Rodas específicas com acabamento diamantado foram projetadas para o carro.

Sistemas de assistência ao motorista (ADAS) opcionais para o Portofino M

• Cruise Control adaptável com função Stop & Go
• Sistema de freio de emergência preditivo que pode alertar o motorista sobre potenciais riscos de colisão, preparando o carro para diminuir as consequências de um impacto frontal
• Monitoramento de ponto cego
• Aviso de saída de pista com alerta acústico e/ou visual
• Farol alto automático, que liga e desliga os faróis altos automaticamente ao dirigir à noite
• Reconhecimento de sinais de trânsito, que exibe constantemente os limites de velocidade
• Visualização surround com tela 3D
• Alerta de trânsito cruzado traseiro, que avisa o motorista de obstáculos em movimento ocultos no ponto cego traseiro do carro, ao fazer marcha a ré

 

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