Ele ficou mais atraente, ganhou maior nível de equipamentos e continuou com o mesmo preço. Essas são as armas do Kicks para enfrentar um segmento que está cada vez mais disputado
O Nissan Kicks chega ao mercado portando sua primeira reestilização. Lançado em 2016, ganhou um visual mais atraente, ficou mais bem equipado e recebeu nova nomenclatura — as mesmas lançadas com o sedã Versa. O melhor de tudo, manteve os preços praticados pelas versões anteriores, apesar de ter recebido vários novos itens de segurança, conforto e conveniência. Talvez o custo/benefício tenha sido uma das formas que a montadora achou para continuar a manter o interesse do público no carro, já que ele não recebeu a “injeção de ânimo” de uma motorização turbo, como alguns dos seus principais concorrentes.
Apesar de ter ficado mais moderno e atraente, o Kicks continua equipado somente com a motorização flex de 1,6 litro que entrega 114 cv de potência máxima e 15,5 kgfm de torque. Ela é suficiente para um desempenho “honesto” do carro, mas falta muito para que empolgue quem está dirigindo. Concorrentes como o Hyundai Creta — com motores aspirados de 1,6 e 2,0 litros — e os VW Nivus e T-Cross, além do Chevrolet Tracker, trazem motorização turbo de 1,0, 1,2 e 1,4 litro turbo.
O Kicks reestilizado chega às concessionárias na segunda quinzena de março com preços: Sense manual R$ 90.390, Sense CVT R$ 98,390, Advanced CVT R$ 106.390 e Exclusive CVT R$ 116.390. A versão Advanced pode receber ainda o pacote Pack Plus (bancos com revestimento sintético), que eleva seu preço para R$ 108.390 e a versão Exclusive pode incluir os itens do pacote Pack Tech (acendimento Inteligente dos faróis com ajuste de altura e intensidade (HBA), alertas de Colisão Frontal com assistente inteligente de frenagem (FCW/FEB), de mudanças de faixa (LDW) e de tráfego cruzado traseiro (RCTA) e o monitoramento de ponto cego (BSW), por um preço final de R$ 119.890.
O Kicks recebeu uma nova frente, com para-choque que combina com a ampla grade Double V-motion, itens que são realçados pelos frisos cromados e pelos detalhes em black piano. Os faróis de Full LED com função DLR (luz de rodagem diurna), item de série em todas as versões com câmbio CVT, e faróis de neblina de LED garantem melhor alcance e projeção da luz. As luzes de direção posicionadas nos retrovisores externos também contam com LED.
Na traseira, as lanternas (de freio inclusive) também são de LED e possuem um recurso de estilo no qual elas se estendem de um lado ao outro, separadas pelo logotipo Nissan no centro da tampa do porta-malas. O novo para-choque traseiro dá sensação de mais volume e o carro mantém o recurso estético do “teto flutuante. Outras novidades do crossover são a antena “barbatana de tubarão” (de série para toda a linha) e as rodas de liga leve aro 17 com desenho inédito nas versões Advance e Exclusive.
Internamente, recebeu tela multimídia com oito polegadas sensível ao toque (com Android Auto e Apple CarPlay, assistência de voz para ler mensagens, além de aplicativos de streaming de áudio) e o sistema de som Bose, que inclui alto-falantes no apoio de cabeça do motorista. O Bose Personal Plus proporciona um som potente e equilibrado com a ajuda de oito alto-falantes (dois deles são tweeters) e um amplificador digital. O segredo para oferecer essa experiência de som envolvente são os dois alto-falantes Bose UltraNearfield de 2,5 polegadas que ficam localizados dentro do encosto de cabeça do banco do motorista.
O painel de instrumentos multifuncional em TFT (Thin Film Transitor) de sete polegadas tem mostradores configuráveis e agora está disponível a partir da versão Advance. O painel digital de instrumentos oferece 12 funcionalidades que auxiliam com informações sobre os equipamentos e de segurança.
No sistema estão dados relacionados à condução como as dos Alertas de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB), do Detector de Objetos em Movimento (MOD), do Monitoramento de Ponto Cego (BSW), do sensor de estacionamento, do afivelamento dos cintos dianteiros e traseiros e de outras configurações do veículo.
O Kicks vem com a etiqueta do Sem Parar, que permite o pagamento de estacionamentos, drive-thrus de lanchonetes, abastecimentos, lava-rápidos e pedágios usando exclusivamente o adesivo instalado no para-brisa. O comprador poderá optar por ativá-lo ou não. Se decidir pelo acionamento junto ao Sem Parar, terá valores e ofertas especiais. O modelo conta com chave inteligente presencial (I-Key) e sistema eletrônico de ignição (Push Start) sem o uso da chave.
A Nissan diz que reformulou suspensão e distâncias de frenagem do carro. Foram mudados os pontos de fixação do eixo traseiro e da caixa de direção, para melhorar as respostas aos comandos da direção e ele ganhou pneus (de mesma medida) com maior coeficiente de atrito, aumentando a performance de aderência em pista molhada e frenagens, entre outras situações.
O crossover tem quatro níveis de acabamento com dois tipos de câmbio (manual de 5 velocidades e CVT) e nove opções de cores (três delas de dois tons e disponíveis apenas para a versão Exclusive). Destaque para a inédita Azul Elétrico. O interior tem três opções de acabamento: totalmente preto, Macchiato (combinada somente com carroceria nas cores Preto, Branco e Branco com Teto Preto) e Cinza com Preto (combinada somente com Azul Elétrico e Azul Elétrico com Teto Preto).