Car Magazine Car Magazine

Mais tração para o Atlas com o 4Motion e Active Control

Car

Ano passado, quase oito milhões de veículos vendidos nos Estados Unidos vieram com algum tipo de tração nas quatro rodas. Nos estados do norte, a tração em todas as rodas ou nas quatro rodas, é considerada essencial na época do inverno. Mesmo na parte sul do país, a tração integral vem ganhando popularidade como recurso para estradas com maior dificuldade de circulação.

Mas qualquer pessoa que dirige em estradas com neve ou lama sabe que há muito mais por trás de um sistema de tração do que o “simples” trabalho das rodas sobre o piso. Para tanto, o novo sistema 4Motion com Active Control que está presente Atlas 2021 e no Atlas Cross Sport 2020, incorporou um complexo processo de sensores e software inteligentes para direcionar a tração produzida pelo sistema para onde ela é mais necessária no momento.

Tração nas quatro rodas não significa que todas as rodas devem se mover o tempo todo. O sistema 4Motion usa um avançado sistema de embreagem eletrônica no eixo traseiro que deixa as rodas traseiras do Atlas girando livremente, e somente as rodas dianteiras tracionam no dia a dia.

O sistema 4Motion com controle ativo está presente no VW Atlas

Mesmo quando não está engatado, o sistema 4Motion mede a velocidade das rodas várias vezes por segundo procurando sinais de falta de aderência. O software do sistema foi projetado para acionar as rodas traseiras antes que as dianteiras do veículo percam a aderência. A embreagem controlada eletronicamente é acionada em uma fração de segundo, enviando até 50% da potência do motor para o eixo traseiro, se isso for necessário. Se uma roda individualmente começar a patinar, o Controle Eletrônico de Estabilidade pode pará-la, transmitindo a força para que a roda do lado oposto passe a tracionar.

O Active Control fornece ao motorista uma ferramenta para definir como carro interagirá nos mais diferentes tipos de superfícies, variando a potência do motor, as mudanças de marchas e outros parâmetros. Além do modo “Onroad”, de condução diária, o Active Control também oferece os modos Snow, Offroad e Offroad Custom.

No modo “Snow”, o sistema tem uma abordagem mais agressiva para reduzir a rotação das rodas, reduzindo marchas para ajudar a otimizar a tração e diminuindo a potência do motor quando o Sistema de Controle de Tração detecta derrapagens. O sistema foi projetado para ser mais sensível nas curvas, onde a tração é de grande importância.

Em “Offroad”, o Active Control gerencia o acelerador e a transmissão de forma semelhante ao modo “Neve”, mas adiciona o controle do câmbio na forma manual com Tiptronic, libera as configurações de rotação automáticas das rodas, e personaliza o sistema ABS para proporcionar melhor tração e menores distâncias de frenagens na terra. O Hill Descent Control é ativado automaticamente em inclinações acima de 10%.

A marca introduziu pela primeira vez um sistema de tração nas quatro rodas para os Estados Unidos na station Quantum Syncro, em 1986 e, logo em seguida, no Vanagon Syncro. Desde então, a VW ofereceu alguma forma de tração nas quatro rodas em vários modelos em sua linha, desde o Golf Alltrack e Golf R até o Arteon e Tiguan.

Car Magazine Car Magazine