O e-tron Sportback, segundo veículo 100% elétrico da marca, agora está disponível no mercado. O modelo tem autonomia de até 446 quilômetros (WLTP) e será comercializado em duas versões a partir de R$ 511.990
Está chegando aos concessionários Audi (somente 14) o e-tron Sportback, um SUV 100% elétrico com arquitetura cupê, tendência que ganha espaço no mercado de carros premium. Com grandes dimensões, 4.901 mm de comprimento, 2.043 mm de largura, 1.616 mm de altura e entre eixos de 2.928 mm ele tem amplo espaço para cinco ocupantes e bagagens. A capacidade de bagagem é de 555 litros e, com o banco traseiro rebatido, o espaço aumenta para 1.665 litros. A ausência do motor convencional na parte frontal dá lugar a um compartimento de 60 litros, que acomoda o kit de ferramentas e o cabo do carregador Audi compact charger.
Apesar do seu tamanho e área frontal o e-tron Sportback tem coeficiente de arrasto de apenas 0,25, melhor do que seu irmão e-tron. Isso, em parte, foi possível com a presença dos retrovisores externos virtuais — opcionais na versão Performance Black — além da carroceria coupé que proporciona menor arrasto aerodinâmico atrás do veículo. No ciclo WLTP (Worldwide harmonized Light vehicles Test Procedure), ele tem autonomia de até 446 quilômetros.
O e-tron Sportback possui dois motores elétricos que entregam 408 cv de potência e 67,7 kgfm de torque
O e-tron Sportback possui dois motores elétricos que entregam 408 cv de potência e 67,7 kgfm de torque — 135 kW de potência e 31,5 kgfm de torque na frente e 165 kW de potência e 36,2 kgfm no motor traseiro. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,7 segundos e a velocidade máxima é limitada a 200 km/h. O sistema de baterias de íons de lítio é composto por 36 módulos e pode ser recarregado a desde uma tomada simples de 110 V até as de alta tensão. Nas estações de recarga ultra rápida de 150 kW, por exemplo, é possível carregar até 80% da bateria em 30 minutos.
Durante ações de desaceleração de até 0,3 g — o que representa em torno de 90% dessas intervenções na condução diária — a bateria de alta tensão é carregada pelos motores elétricos, que atuam como geradores nessas situações. O grau de recuperação em redução pode ser ajustado em três estágios, através das borboletas no volante. O e-tron Sportback obtém até 30% de sua autonomia através da recuperação de energia.
Retrovisores externos virtuais, que transmitem imagens para uma tela entre o painel e a porta do carro
O e-tron Sportback será comercializado em duas versões: a Performance (R$ 511.990), que traz itens como bancos dianteiros elétricos de couro com ajuste lombar e memória, suspensão a ar adaptativa, ar-condicionado de quatro zonas, teto solar elétrico panorâmico, volante com ajuste elétrico de altura e luzes internas personalizáveis com 30 opções.
Como itens de segurança, vem de série com faróis Full LED com assistente de farol alto, controle de cruzeiro adaptativo com assistente de saída de faixa, abertura e fechamento elétrico do porta-malas com sistema hands-free, abertura de veículo por proximidade, auxílio de estacionamento plus com display 360º, indicador de pressão dos pneus, espelho retrovisor interno com função antiofuscante automática e oito airbags. Os únicos opcionais desta versão são a pintura metálica e o Pacote Tecnológico, que contempla head-up display, pre sense dianteiro – que avisa o motorista e prepara o veículo para o caso de uma colisão iminente – e o night vision assist.
Nas estações de recarga ultra rápida de 150 kW é possível carregar até 80% da bateria em 30 minutos
A versão topo de linha é a Performance Black (R$ 551.990), que agrega bancos dianteiros esportivos em Alcântara, acabamento interno na cor cinza Volcano e teto interior na cor preta. No exterior, incorpora o kit S line com soleiras em alumínio e iluminadas, capa do retrovisor externo na cor preta, frisos decorativos em High Gloss Black e pinças de freio laranja. De série nessa versão há também o sistema de som Bang & Olufsen 3D, com 16 alto falantes.
Na Performance Black, além dos opcionais de pintura metálica e Pacote Tecnológico, é possível acrescentar os retrovisores virtuais, faróis full LED Matrix HD com luz de direção dinâmica e o Audi Side Assist. Este último contempla o Pre Sense traseiro (reconhece a iminência de uma colisão e regula o tensionamento dos cintos dianteiros, posicionamento de banco e fechamento de teto solar e vidros), o Exit Warning Assist (aviso de perigo quando os passageiros estão saindo do veículo), o Audi Side Assist (aviso de perigo em mudança de faixa) e o Assistente de Tráfego Reverso (informa o condutor sobre a possibilidade de um acidente ao realizar uma manobra traseira com a utilização dos sensores e radares do veículo, além de uma breve utilização dos freios caso necessário).