Os Volvo de próxima geração estarão equipados com a tecnologia LiDAR para uma direção autônoma segura
A Volvo está estabelecendo novos padrões de segurança e tecnologia ao formar parceria com a empresa de tecnologia Luminar, que fornecerá a tecnologia LiDAR de percepção de obstáculos para os carros da próxima geração da marca. A parceria fornecerá a primeira tecnologia totalmente autônoma dos automóveis Volvo para estradas, e abre caminho para futuros desenvolvimentos de segurança ativa.
A arquitetura modular SPA 2 da próxima geração Volvo, que estará em produção a partir de 2022, estará apta para receber o LiDAR integrado ao teto. Os carros com a nova arquitetura poderão receber o curso Highway Pilot, que permite uma condução totalmente autônoma em rodovias. O sistema será ativado sempre que houver segurança para localizações e condições geográficas individuais.
“O acionamento autônomo tem o potencial de ser uma das tecnologias mais importantes da história, se introduzido com responsabilidade e segurança”, disse Henrik Green, diretor de tecnologia da Volvo Cars. “Fornecer aos nossos futuros carros a visão necessária para tomar decisões seguras é um passo importante nessa direção”.
Além do recurso Highway Pilot, a Volvo e a Luminar também estão estudando uma participação da LiDAR na melhoria de futuros sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), visando a possibilidade de equipar todos os futuros carros com a arquitetura SPA2 com um sensor LiDAR.
A tecnologia da Luminar é baseada em sensores de alto desempenho, que emitem milhões de pulsos de luz a laser para detectar com precisão onde estão os objetos, digitalizando o ambiente em 3D, e criando um mapa temporário em tempo real, sem a necessidade de estar conectado à internet.
O sistema é fundamental na concepção de carros que poderão andar com segurança no modo autônomo, proporcionando a visão e a percepção confiáveis que câmeras e radar por si só não podem fornecer. O LiDAR é a base ideal para a tomada segura de decisões em ambientes complexos em alta velocidade.
Para ativar o recurso Highway Pilot, a tecnologia de percepção da empresa combinará o software de acionamento autônomo com câmeras, radares e sistemas de backup para funções como direção, frenagem e energia da bateria instalados nos próximos carros suecos autônomos. Ou seja, em breve, um Volvo poderá andar autonomamente em rodovias quando o carro determinar que é seguro fazê-lo. Nesse momento, ele assumirá a responsabilidade pela direção e o motorista poderá relaxar, tirando os olhos da estrada e as mãos do volante. Com o passar do tempo, as atualizações recebidas ampliarão as áreas em que o carro poderá andar sozinho.