A fabricante a apresenta sistema multimídia com tela que proporciona um cinema panorâmico dentro do automóvel. Com o MBUX Hyperscreen, vários displays resultam em uma tela curvada com 141 centímetros de largura. A área que os passageiros podem utilizar é de quase 2.500 cm2
Impressionante e fácil de operar, o MBUX Hyperscreen é um dos destaques do modelo totalmente elétrico Mercedes-Benz EQS. A unidade formada pela grande tela curvada se estende por quase toda a largura do painel. A alta qualidade e o design também causam efeito impactante.
O sistema também traz um software capaz de aprender, e o display e o conceito operacional se adaptam completamente ao seu usuário, além de oferecer sugestões personalizadas para numerosas funções de infoentretenimento e do funcionamento do veículo. O MBUX (Mercedes-Benz User Experience) simplificou radicalmente a operação do carro. Apresentado em 2018 no atual Classe A, o sistema equipa mais de 1,8 milhão de automóveis da marca no mundo. O próximo passo foi dado agora, com a chegada da central MBUX Hyperscreen no EQS.
O MBUX Hyperscreen é um exemplo de fusão digital/analógica: vários displays parecem fundir-se de forma contínua, resultando em uma enorme faixa de tela curva. Aberturas de ventilação analógicas são integradas a essa grande superfície digital para conectar os mundos físico e digital.
A navegação é um dos sistemas mais utilizados pelos consumidores
O MBUX Hyperscreen possui uma moldura frontal contínua, pintada na cor “Silver Shadow” (sombra prateada). Esse revestimento apresenta uma superfície de alta qualidade, graças às camadas intermediárias extremamente finas. A iluminação ambiente integrada, instalada na parte inferior da central faz a unidade parecer flutuar no painel de instrumentos.
O passageiro da frente também tem seu próprio display e área operacional, além de ser possível a personalização do conteúdo com até sete perfis. As funções de entretenimento do display do passageiro, porém, só são disponibilizadas quando o carro está e movimento dentro das regras legais específicas para cada país. Caso o assento do passageiro não esteja ocupado, a tela torna-se uma peça decorativa digital, com a exibição das estrelas com projeção visual.
Trabalhando proativamente, o sistema MBUX mostra ao usuário as funções certas no momento certo, auxiliado pela inteligência artificial. A percepção sensível ao contexto é otimizada constantemente por meio de mudanças no comportamento do usuário e do ambiente que o cerca.
A Mercedes-Benz estudou o comportamento dos usuários da primeira geração do sistema MBUX. A maioria das utilizações foi nas categorias Navegação, Rádio/Mídia e Telefonia. Portanto, a aplicação de navegação aparece sempre no centro da tela, com funcionalidade total.
Mais de 20 outras funções — desde o programa de massagem ativa, os alertas de aniversários até a lista de sugestões para o que fazer — são disponibilizadas automaticamente com a ajuda da inteligência artificial quando forem importantes para o cliente.
Caso não haja passageiro dianteiro, a tela torna-se uma peça decorativa digital
O usuário pode aceitar ou rejeitar a qualquer sugestão com apenas um clique
• Se você sempre telefona para um determinado amigo na volta para casa nas noites de terça-feira, será indagado se quer fazer essa chamada nesse dia no horário correspondente. É mostrado um cartão de visita com as informações de contato dele e, caso existente no arquivo, sua imagem. Todas as sugestões da central MBUX Hyperscreen são relacionadas ao perfil do usuário. Caso outra pessoa esteja guiando, numa noite de terça-feira, essa recomendação não será feita, ou aparecerá uma outra, dependendo das preferências do outro usuário.
• Se o condutor do automóvel usa regularmente no inverno a função de massagem segundo o princípio das pedras quentes, o sistema aprende e sugere automaticamente essa função de conforto em baixas temperaturas.
• Se o usuário sempre liga o aquecimento do volante junto com outras superfícies do banco, por exemplo, isso é sugerido a ele assim que acionar o aquecimento do assento.
• O chassi do Mercedes-Benz EQS pode ser elevado para proporcionar maior distância do solo, uma função útil para entradas de garagem mais altas ou transpor lombadas. O sistema MBUX registra sempre a posição do GPS em que o usuário fez uso da função “Vehicle Lift-Up” (elevação do chassi). Se o veículo se aproximar dessa posição novamente, o MBUX, de forma autônoma, sugere elevar a suspensão do veículo.
Ele também oferece sugestões personalizadas para funções de infoentretenimento e funcionamento do veículo