Car Magazine Car Magazine

Mudando para continuar liderando

A General Motors apresentou hoje a S10 modelo 2021. A pick-up mais bem-sucedida do país, que está comemorando 25 anos de existência, passou por uma leve reestilização, principalmente, na parte dianteira

Car

Em sua trajetória no mercado nacional a S10 já vendeu em torno de 750 mil unidades, e já foram comercializadas mais de um milhão se contarmos com as exportações. Sem dúvida um número considerável em se tratando de um carro que ocupa um nicho de volumes mais reduzidos. Na verdade, ela e suas concorrentes foram idealizadas inicialmente como veículos de trabalho, para o uso no campo, mas a vendas mostram que a grande maioria das pick-ups médias circulam nas grandes cidades. Se andaram em uma estrada de terra foi por descuido do dono.

Mas isso, de maneira nenhuma, tira o mérito e as qualidades da S10 como veículo utilitário. Visualmente, ela ganhou uma frente levemente inspirada na sua irmã americana Silverado. Outra novidade, é que agora as versões de acabamento podem ser identificadas pelo design da parte frontal, que são levemente distintos.

S10 High Country e LTZ podem ser identificadas pelas frentes distintas

Na High Country, a grade é escura e traz o nome Chevrolet em alto relevo sobre uma barra central. O conjunto é completado por faróis principais com LED e pelos auxiliares, que foram reposicionados mais acima. O para-choque, que foi redesenhado, melhorou o ângulo de ataque da pick-up: passou de 27° para 29°.

A High Country chama a atenção pelas novas rodas esportivas de aro 18, que combinam as bordas usinadas com o centro e os raios em preto brilhante, e pelo santantonio envolvente. A caçamba (1.329 litros), é a maior da categoria. Outra novidade é o amortecedor da tampa traseira, que torna a operação de manuseio mais suave. O item é ofertado como acessório e serve às demais versões (LS, Advantage, LT e LTZ). Na traseira, ela vem equipada com câmera de ré que agora projeta imagens de alta definição.

Santantonio envolvente para a versão topo de linha

Apesar das versões LT, LTZ e High Country continuarem com os mesmos preços dos modelos da linha 2020, imagine que a versão mais cara, obviamente a mais bem-equipada e sofisticada, tem preço inicial de R$ 213.290. A linha 2021, no momento, é composta por 10 diferentes versões, que passam por cabine simples, dupla e chassi cab, cinco níveis de acabamento (LS, Advantage, LT, LTZ e High Country), tração 4×2 e 4×4, motorização flex ou diesel e câmbio manual ou automático. Os preços começam em R$ 125.390, para a versão Advantage.

Uma das novidades é wi-fi nativo, que segundo a empresa, oferece um sinal até 12 vezes mais estável que o de um smartphone. Também é capaz de se manter mais tempo conectado à rede 4G em função da antena que amplifica o sinal, o que se traduz em maior velocidade de transmissão de dados. A tecnologia permite que sejam feitas atualizações remotas (Over the Air) de sistemas eletrônicos do veículo.

Rodas com aro de 18 polegadas: bordas usinadas com o centro e os raios em preto brilhante

Outros mimos que as versões mais sofisticadas trazem, por exemplo, é a possibilidade da identificação da necessidade de troca de óleo e de enviar um alerta para o WhatsApp do proprietário. Ligar o motor e iniciar a refrigeração da cabine à distância, também são algumas funções do novo aplicativo myChevrolet. Tudo isso faz parte da conectividade nível quatro.

Basicamente as motorizações são as mesmas. O quatro-cilindros flex de 2,5 litros com 206 cv de potência e 27,3 kgfm de torque (4×2 e 4×4), e o 2,8 litros turbodiesel com 200 cv e ótimos 51 kgfm de torque (4×4). Disponível para todas as versões da pick-up, o diesel passou por algumas reformulações. O motor recebeu nova calibração e o turbo agora é o mesmo da Colorado, americana. A General Motors diz que os modelos topo de linha tiveram seu desenvolvimento voltado para o desempenho, enquanto as versões mais básicas, estão focadas no menor consumo de combustível.

Em termos de segurança ela, que já oferecia alerta de colisão frontal, alerta de saída involuntária de faixa e controle eletrônico avançado de estabilidade e tração, passa a contar com o sistema de frenagem autônoma de emergência, que freia o veículo automaticamente ao identificar uma situação de risco envolvendo o veículo à frente ou um pedestre que esteja cruzando a dianteira. Toda a linha agora conta com seis airbags.

Preços da linha 2021
Advantage 2.5 flex (CD, 4×2, MT) — R$ 125.390
LT 2.5 flex (CD 4×2, AT) — R$ 141.990
LTZ 2.5 flex (CD, 4×4, AT) — R$ 146.790
LTZ 2.5 flex (CD, 4×4, AT) — R$ 156.690
LS 2.8 turbodiesel (CD,4×4, MT) — R$ 169.200
LT 2.8 turbodiesel (CD, 4×4, AT) — R$ 187.590
LTZ 2.8 turbodiesel (CD, 4×4, AT) — R$ 206.190
High Country 2.8 turbodiesel (CD, 4×4, AT) — R$ 213.290

Car Magazine

Notícias relacionadas