O novo carro da VW chegará às lojas nas próximas semanas. Desenvolvido na América Latina, será produzido em São Bernardo e, em uma segunda fase, também no mercado europeu
Teremos o privilégio de contar com a venda do Nivus ainda no final de junho, enquanto a Argentina terá o carro no segundo semestre e a Europa somente em 2021. Ele amplia a oferta de SUVs — leia-se crossover — da marca criando um nicho entre o hatch Polo e o T-Cross. Também inova na concepção da carroceria, é o primeiro da sua categoria a contar com a arquitetura cupê.
Montado sobre a plataforma MQB, mesma dos Polo, Virtus e T-Cross, modelos mais recentes da VW, suas dimensões empatam com o Polo em termos de entre-eixos (2,56 m), mas ele é maior que o T-Cross (4,26 m contra 4,19 m). Por suas maiores dimensões, ele também ganhou um porta-malas com maior capacidade volumétrica que o do T-Cross (415 l contra 373 l).
Apesar de maior, o Nivus vai custar menos que o SUV lançado há quase dois anos, e terá motorização menor e única. A ele foi destinado o 1,0 litro, turbo, com 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque —motor que também equipa Polo, Virtus e T-Cross. Câmbio, só o automático de seis marchas. A VW alega que pesquisas com clientes e concessionários mostraram que não cabia uma versão manual para esse carro.
A VW não divulgou as versões que estarão disponíveis para o modelo, mas adiantou alguns itens que equiparão o carro. Além de inovar na concepção da carroceria, o Nivus também estreará itens que só estavam disponíveis em modelos de maior preço. Em sua lista de equipamentos constam: controle de cruzeiro adaptativo (ACC), seis airbags (frontais e laterais), controles de estabilidade e tração, faróis, lanternas traseiras e luzes diurnas de LED, detector de fadiga, chave presencial com partida do motor por botão, câmera de ré, controlador automático adaptativo de velocidade (que mantém a distância e velocidade de acordo com o fluxo do trânsito) e frenagem automática de emergência.
Outra novidade do Nivus será a central multimídia VW Play, desenvolvida totalmente no Brasil. Ela vem com uma tela de 10”, investindo forte na personalização dos itens exibidos no display, aproximando-o do gosto do usuário. Poderão ser criados perfis diferentes para cada motorista, e o sistema terá conexão com Android Auto e Apple CarPlay (sem fio para modelos iOS), além de uma loja de aplicativos própria. O sistema tem 10 GB de memória, que podem abrigar o download de uma série de Apps de parceiros da WV: Estapar, 12 min, Ubook, Porto Seguro, Deezer, Waze e IFood.
O VW Play também pode reproduzir vídeos em alta definição, com a garantia de que motorista e passageiros poderão assistir às imagens com a mesma nitidez. Seguindo as normas de trânsito, a reprodução só será possível com o veículo parado. Outra novidade é o modo “valet”, que bloqueia o acesso a informações pessoais do motorista e ao rádio.
O VW Play ainda oferece o Manual Cognitivo integrado ao veículo — o Nivus é o primeiro carro do mundo com este recurso —, capacidade para ler praticamente todos os formatos de mídia e qualidade de áudio. O cliente também poderá conhecer o Nivus em primeira mão, de dentro de casa, usando um app desenvolvido pela VW com tecnologia de realidade aumentada. Com um smartphone ou tablet, o interessado poderá “viajar” entre o mundo real e o virtual. Poderá ver todos os detalhes, girar o carro, abrir as portas, os vidros ou até mesmo o porta-malas.