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Nivus, SUV em estilo cupê da VW, chega no final de junho

Com equipamentos exclusivos na categoria, ele virá somente com motorização 1.0 turbo e câmbio automático

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O primeiro SUV compacto com arquitetura cupê da marca alemã, que vem sendo revelado gradualmente ao mercado, deverá estar à disposição do consumidor no finalzinho do primeiro semestre. O Nivus será fabricado na planta Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), a partir da Estratégia Modular MQB e segue a receita de sucesso dos modelos Polo, Virtus e T Cross. Foi desenvolvido totalmente pela equipe de designers e engenheiros da Volkswagen América do Sul e será o primeiro modelo concebido localmente que também será produzido e comercializado no mercado europeu.

O Nivus tem a mesma distância entre eixos do Polo (2,56 m), mas trata-se de um modelo totalmente novo e visualmente chamativo. Apesar da carroceria em estilo cupê não ser novidade, o design da marca acertou no equilíbrio das suas linhas pelo que pode ser visto nas fotos. O novo SUV é 2,7 cm mais alto que o Polo, mas é mais baixo que o T-Cross (que tem 1,56 m), mas a VW ainda não informou a medida de vão livre do solo, o que daria uma melhor noção da sua configuração final. Rodas de liga leve de 17 polegadas complementam sua aparência. O balanço traseiro maior permitiu um porta-malas de 415 litros, contra 373 a 420 litros do T-Cross — dependendo da inclinação do encosto do banco traseiro.

O primeiro SUV compacto cupê da marca alemã

O Nivus também estreará um novo sistema de infotainment totalmente desenvolvido no Brasil, o VW Play. Ele trará uma tela de alta definição e diversas funcionalidades que estabelecerão um novo patamar em termos de conectividade no mercado brasileiro.

O Nivus também será responsável por estrear novos recursos de segurança e conforto no segmento de compactos. Um deles é o ACC (Adaptive Cruise Control), que permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância que deseja trafegar em relação ao veículo à frente. O Nivus inova também com o AEB (Autonomous Emergency Brake), recurso que, ao identificar o eminente risco de uma colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma, evitando acidentes. O pacote de segurança traz ainda o Front Assist, sistema que, por meio de radar e sensores, monitora o tráfego e alerta o motorista, de forma sonora e visual, para evitar colisões. Outro diferencial do SUV é o conjunto de faróis e lanternas de LED, exclusivos na categoria, além das luzes diurnas DRL (daytime running light), também de LED.

A motorização é a consagrada 200 TSI (1,0 litro de três cilindros), com injeção direta de combustível e turbocompressor. Este propulsor entrega a potência de 128 cv e torque de 20,4 kgfm, quando abastecido com etanol e a transmissão é automática de seis marchas. Esse conjunto é o mesmo que equipa Polo, Virtus e T Cross. Inicialmente não estão previstos câmbio manual e o motor de quatro cilindros e 1,4 litro.

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