Car Magazine Car Magazine

Novas gerações do A3 Sedan e A3 Sportback entram em pré-venda

Os carros chegarão ao País com motor 2.0 TFSI e transmissão automatizada S tronic. A versão Performance Black será a única disponível no mercado com preços especiais para a modalidade venda direta: de R$ 284.990 por R$ 264.990

Car

A Audi iniciou ontem a pré-venda das novas gerações do A3 Sedan e do A3 Sportback – as primeiras unidades estão previstas para desembarcar no País em setembro já como ano-modelo 2022. Em sua quarta geração na versão Sportback e segunda na Sedan, o A3 tem uma rica história: é o modelo mais vendido da história da marca no País e, no mundo, já teve mais de quatro milhões de unidades comercializadas.

As novas gerações dos A3 Sedan e A3 Sportback apresentam conotação esportiva, com a adoção da ampla grade frontal Singleframe e das grandes entradas de ar na parte frontal. A linha de ombro da carroceria e a área logo abaixo dessa linha nas laterais, que é curvada para dentro, dá maior ênfase aos arcos das rodas.

Os faróis e as lanternas são Full LED e contam com indicador dinâmico de setas na traseira de série. Opcionalmente, é possível adicionar faróis Full LED Matrix com assinaturas personalizadas ao entrar e sair do veículo. O conjunto é composto por 15 segmentos de LED que podem ser acionados individualmente, o que contribui para aumentar de segurança ao direcionar o facho de luz sem ofuscar demais veículos nas vias.

Com 4,34 metros de comprimento e 1,82 metro de largura, o A3 Sportback cresceu pouco mais de três centímetros nestas duas dimensões em comparação com seu antecessor. A altura de 1,43 metro e a distância entre-eixos de 2,64 metros permaneceram inalteradas. Dependendo do rebatimento do banco traseiro, o compartimento de bagagem comporta entre 380 e 1.200 litros – o piso ainda pode ser regulado em diferentes alturas.

O Sedan cresceu em todas as dimensões comparado com a geração anterior: os 4,50 metros significam que ele é quatro centímetros mais comprido – a distância entre eixos permanece inalterada. A largura aumentou dois centímetros, para 1,82 metro, e a altura subiu um centímetro, para 1,43 metro. Essa solução aumentou dois centímetros na altura da cabeça na parte frontal, além de mais espaço para os cotovelos. Com 425 litros, a capacidade de bagagem é a mesma do modelo anterior.

O Sedan cresceu em todas as dimensões comparado com a geração anterior

O design esportivo continua no interior, como nas saídas de ar do painel e a nova alavanca de seleção de marcha com acionamento eletrônico, que utiliza o conceito shift-by-wire – sem o botão de trava mecânica que antes precisava ser acionado para realizar a troca.

Os bancos dianteiros esportivos contam apoio de cabeça integrados ao assento, e chama a atenção o acabamento de alumínio, as maçanetas de portas e a aparência black-piano em diversos detalhes do painel de instrumentos. Ele conta, de série, com display sensível ao toque de 10,1 polegadas – integrado no centro do painel de instrumentos, ele reconhece letras inseridas à mão, fornece feedback acústico. O Virtual Cockpit de 12,3” de série complementa as informações para o motorista. Ambos se conectam ao smartphone do usuário através do Apple CarPlay ou Android Auto. Há ainda o Audi phone box light, que carrega o celular por indução.

Os dois modelos chegam ao Brasil com motor 2.0 TFSI a gasolina, que entrega potência de 190 cv e torque de 32,6 kgfm. A transmissão é a automatizada de dupla embreagem S tronic de sete marchas, e a tração é dianteira.

Ambos contam com ampla lista de equipamentos de série, que incluem keyless, teto solar elétrico panorâmico, volante em couro com shift-paddles e base aplanada, kit exterior S line, rodas Audi Sport de 18”, seis airbags, park assist, sistema de direção dinâmica progressiva e ar-condicionado de duas zonas. A versão Sedan possui porta-malas com abertura automática hands-free.

Como opcionais estão o sistema de som Bang&Olufsen 3D, faróis LED Matrix, pacote de luzes ambiente customizáveis, capa do retrovisor externo em carbono (no Sedan o aerofólio também pode vir em carbono) e pacote S line interior, que inclui pedaleiras em alumínio, revestimento adicional em couro no painel, console central, lateral das portas e volante e inscrição S line nos bancos esportivos e volante.

Car Magazine Car Magazine