Maior e mais versátil ele chega ao País em quatro distintas versões, duas híbridas plug-in. Recebeu atualizações na grande dianteira, para-choques e conjunto óptico. No interior, nova multimídia, painel de instrumentos e revestimentos
A nova geração da família Countryman, o maior dos integrantes da marca britânica, chegará ainda este mês em toda a rede autorizada MINI em quatro versões distintas: duas eletrificadas, os híbridos plug-in Cooper S E Countryman ALL4 Exclusive (R$ 234.990) e Cooper S E Countryman ALL4 TOP (R$ 264.990); e duas com motores a combustão, Cooper Countryman (R$ 199.990) e John Cooper Works Countryman ALL4 (R$ 299.990).
Os para-choques, dianteiro e traseiro, foram redesenhados, assim como a grade. O conjunto de faróis e lanternas são de LED. Continua sendo destaque o espaço interno: são 4,29 metros de comprimento e 2,67 m de entre-eixos, além do porta-malas com volume de 450 litros. Nas versões híbridas plug-in o espaço cai para 405 litros.
No interior, destaque para o design da central multimídia com tela de 8,8 polegadas que traz botões sensíveis ao toque em preto piano, novo painel de instrumentos digital de cinco polegadas e novas opções de revestimento e acabamento. Toda a gama inclui o pacote MINI Connected.
O MINI Connected vem com o sistema de Concierge, assistente pessoal que auxilia o motorista no planejamento da agenda, realizando reservas em restaurantes e hotéis até encontrando pontos de interesse. O app oferece ainda serviços remotos como travamento e destravamento das portas, status e posição do veículo, e acionamento de faróis e alarme para facilitar a localização. Outro recurso é o Apple CarPlay.
As novas versões plug-in híbridas da família Countryman, nas configurações Exclusive e TOP, permitem uma autonomia de até 57 quilômetros no modo de condução elétrico. A mais recente tecnologia eDrive disponível para modelos híbridos plug-in do BMW Group também inclui uma bateria de íon-lítio de alta tensão com energia de 9,6 kWh.
Cooper S E Countryman ALL4 Exclusive
Esse híbrido plug-in vem com propulsor TwinPowerTurbo de três cilindros e 1,5 litro, que em conjunto com um motor elétrico geram uma potência combinada de 224 cv e torque de 39,4 kgfm. A transmissão é automática Steptronic de seis marchas e o sistema de tração é o ALL4, integral.
Esta versão vem equipada com rodas de 18” Pair Spoke, abertura e fechamento automático de porta-malas, câmera de ré, teto solar panorâmico, modos de condução MINI (Sport e Mide Green) e pacote de iluminação nas maçanetas, luzes de ambiência e projeção do logo MINI da porta do condutor no solo. Ele vem nas cores Cinza Moonwalk, Prata Claro, Preto Midnight, Vermelho Chili, Verde British Racing IV, Preto Enigmatic, Azul Island, Verde Sage Metálico e Cinza Thunder. O teto pode ser preto, branco ou na cor da carroceria.
Cooper S E Countryman ALL4 Top
Além do mesmo conjunto motriz do modelo anterior, ele recebeu rodas de 19”, revestimentos em couro, sistema de alto-falantes Harman Kardon, MINI Head-Up Display, volante esportivo em couro Walknappa, retrovisor interno eletrocrômico e acabamento interno MINI Piano Black iluminado, além de todo o pacote de acessórios disponível na versão Exclusive. As cores são as mesmas do modelo Exclusive.
Cooper Countryman
Mantém a motorização TwinPowerTurbo de três cilindros e 1,5 litro que gera 136 cv de potência e 22,4 kgfm de torque entre 1.400 e 4.300 rpm. A transmissão é a automatizada de dupla embreagem Steptronic de sete velocidades. Vem com rodas de 17”, rack de teto, volante esportivo multifunção, apoio para braços dianteiro, assentos dianteiros esportivos com ajustes elétricos e revestimento em leatherette, sensor traseiro, controle de cruzeiro com função freio, faróis Full Led direcionais, tela touch de 8,8”, painel digital, serviço de conectividade com ligação inteligente de emergência e sistema de navegação MINI.
John Cooper Works Countryman ALL4
O modelo MINI John Cooper Works Countryman ALL4 vem com o quatro-cilindros TwinPowerTurbo de 2,0 litros com potência de 306 cv e torque de 45,6 kgfm — o mais potente da família e do segmento. Tem transmissão automática Steptronic de oito marchas e sistema LaunchControl.
Entre os itens de série, destaque para as rodas John Cooper Works Circuit Spoke 2-Tons, assentos esportivos com revestimento Dinamica Carbon Black, suspensão adaptativa, volante esportivo John Cooper Works, spoiler traseiro e espelhos retrovisores exteriores com função de estacionamento, rebatimento elétrico e função de memória, sistema de alto-falantes Harman Kardon, MINI Head-Up Display, abertura e fechamento automático de porta-malas, câmera de ré, teto solar , modos de condução MINI (Sport e Mide Green) e pacote de iluminação nas maçanetas, luzes de ambiência e projeção do logo MINI da porta do condutor no solo.