O Volkswagen mais bem sucedido do mundo foi ligeiramente reformulado por dentro e por fora, além de incorporar recursos inovadores de assistência ao motorista e conforto. Ele chega aos Estados Unidos já como modelo 2022
Com 910 mil unidades produzidas, no ano passado o Tiguan foi o modelo de maior sucesso da marca e do Grupo Volkswagen. E, ao longo da sua história, mais de seis milhões já foram fabricadas. Diante desse cenário o SUV passou por uma atualização comedida, com renovações visuais internas e externas, além de receber sistemas inovadores de assistência ao motorista.
A dianteira recebeu uma nova grade, que se integra aos faróis de LED, criando um vínculo visual entre o Tiguan e os modelos maiores, como o Touareg e o Atlas Cross Sport. Na traseira, o logo “Tiguan” mudou de posição, e a identificação “4Motion”, para os modelos com tração integral, também foi modificada. Os para-choques também foram reformulados. O sistema elétrico de abertura e fechamento da tampa do porta-malas sem o uso das mãos também está disponível, e rodas com novos desenhos completam as mudanças externas.
O Tiguan recebeu um volante multifuncional mais atual, com funções acionadas por meio de botões e controles deslizantes iluminados. Um novo módulo está disponível para as funções automáticas de controle climático Climatronic. Os bancos dianteiros, com disponibilidade de aquecimento, têm acionamento elétrico. As portas USB-C são iluminadas e estão localizadas sob o módulo do ar-condicionado.
O SUV conta com o sistema de infotainment modular (MIB3), que oferece controle por voz, emparelhamento para celulares e o App-Connect sem fio. Todas as versões vêm equipadas com o Digital Cockpit, que permite a configuração do visor dos instrumentos. O monitor de oito polegadas é de série, e os modelos com acabamento mais sofisticado contarão com monitor de 10,25 polegadas. A próxima geração de sistemas de personalização está incluída, apresentando recursos de configurações do assento, do espelho do motorista, e até das preferências do sistema de assistência ao condutor. Completando as mudanças internas, ele recebeu sistema de iluminação ambiente de 15 cores e novas decorações para cada versão de acabamento. O sistema áudio das versões mais caras é o Fender de 480 watts.
O Tiguan destinado aos Estados Unidos é movido por uma versão de quatro cilindros TSI que incorpora o chamado ciclo Budack para melhorar a eficiência da combustão. Como resultado, ele desenvolve 184 cv de potência, que estão disponíveis entre 4.400 rpm e 6.000 rpm. O torque máximo de 30,5 kgfm está presente entre 1.600 a 4.360 rpm. Todas as versões estão equipadas com uma transmissão automática de oito marchas.
A assistência de condução ao motorista eleva o SUV a um outro nível com o Travel Assist. O sistema pode assumir a direção, a frenagem e a aceleração do carro em velocidades de até 210 km/h – o motorista permanece responsável pelo controle do SUV o tempo todo. Para ter essa atuação, o sistema utiliza funções que incluem o Adaptive Cruise Control e o Lane Assist – ambos disponíveis no Pacote Avançado de Assistência ao Motorista.
Ele também conta com a última geração de controle de cruzeiro adaptativo (ACC), que leva em consideração as informações de limite de velocidade local e os sinais de limite de cidade, cruzamentos e rotatórias. Para cumprir com essa proposição o sistema de assistência utiliza sinais da câmera frontal e do GPS, e os dados do mapa de navegação para manter o controle.