Com motor central de 500 cv e com apenas 1.415 kg, o Porsche 718 Cayman GT4 RS é a mais pura expressão do "prazer de dirigir". O principal modelo da família 718 estará em pré-venda no primeiro semestre de 2022
Não importa se ele está sendo conduzido em estradas estreitas nas montanhas ou em pistas de corrida, o 718 Cayman GT4 RS é o atual destaque da família de compactos com motor central. Em Nürburgring Nordschleife, ele superou seu irmão, o 718 Cayman GT4, em mais de 23 segundos. Com mesmo motor de seis cilindros naturalmente aspirado do 911 GT3 — que atinge as 9.000 rpm —, se comparado com o 718 Cayman GT4, ele ganhou 80 cv, o que melhorou sua relação peso/potência para 2,83 kg/cv. O torque máximo aumentou de 43,8 para 45,9 kgfm.
Entre os vários novos recursos do novo top da linha 718 destacam-se as entradas de ar que substituíram as pequenas janelas laterais traseiras, que melhoram o fluxo de ar e, ao mesmo tempo, criam um som empolgante próximo aos ouvidos dos ocupantes. As entradas de ar logo à frente das rodas traseiras foram mantidas e canalizam a ventilação para o arrefecimento do motor.
Como todo novo modelo RS, o 718 GT4 RS está disponível exclusivamente com o câmbio de dupla embreagem (PDK) com sete marchas. A versão RS acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos (GT4 com PDK: 3,9 segundos) e velocidade máxima de 315 km/h (GT4 com PDK: 302 km/h).
Para perder 35 quilos em relação ao 718 GT4 ele recebeu componentes como capô e asas dianteiras em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP). Os tapetes também colaboram porque reduziram a quantidade de material isolante. A janela traseira é feita de vidro leve e os painéis das portas com tramas de tecido e redes nos compartimentos de armazenamento contribuíram para a redução do peso.
A nova asa traseira estática e a fixação em forma de pescoço de ganso, são itens de diferenciação do design do carro. Esse princípio de asa foi inspirado no carro de corrida 911 RSR GT e foi adotado pela primeira vez em um carro de produção em série da marca no 911 GT3. Sua carroceria está 30 mm mais baixa quando comparada à do 718 Cayman, e ajustes aerodinâmicos como as aberturas nos arcos das rodas dianteiras, os painéis otimizados na parte inferior da carroceria, os difusores traseiro e dianteiro com múltiplos ajustes e o novo spoiler dianteiro fazem com que o GT4 RS tenha aproximadamente 25% mais downforce que o GT4.
O pacote Weissach de opcionais incrementa ainda mais o design dinâmico do GT4 RS. A tampa do porta-malas dianteiro, as entradas de ar, o acabamento do espelho externo e a asa traseira apresentam acabamento ondulado em carbono. Os tubos de escape em titânio são semelhantes ao sistema de escape do Porsche 935. A grade de proteção na traseira também é feita de titânio. A seção superior do painel de comando é revestida de material Race Tex e um grande logo da Porsche está integrado à janela traseira. No pacote Weissach, as rodas de magnésio forjadas de 20 polegadas podem ser solicitadas (com custo adicional) em substituição das rodas originais de alumínio.