Verstappen na pole não é novidade hoje, mas foi em 2003, quando Jos, pai de Max, deixou Schumacher sete segundos no chinelo. Entenda o que aconteceu!
Um Verstappen com a pole provisória sete segundos à frente de um Schumacher na chuva.
Se fosse em 2021, tudo bem, estaríamos falando de Max e Mick, mas o negócio aconteceu foi em 2003, entre Jos, com uma Minardi, e Michael, com uma Ferrari, mesmo!
O cenário foi na França, no circuito de Magny-Cours. Schumacher era um respeitado pentacampeão e liderava o campeonato com quatro vitórias e sete pontos de vantagem para Kimi Raikkonen, da McLaren.
Verstappen liderava uma simpática Minardi, que promovia a estreia do inglês Justin Wilson (e ele, para pagar a vaga, criou uma espécie de vaquinha virtual, o que, na época, era novidade), e acabara de fazer sua 100ª prova no GP da Europa.
Como foi em toda a primeira metade da década de 2000 até se transformar em Toro Rosso no ano de 2006, a Minardi era uma mera formadora de grid, nunca fez a pole, andou sempre na rabeira, mas tinha a tarefa de revelar jovens talentos.
Foi o que aconteceu com Fernando Alonso, Mark Webber e, por que não, Marc Gené. Além disso, também serviu de porta de entrada para velhos conhecidos, como Tarso Marques, e muitos pagantes, como Gastón Mazzacane, Gianmaria Bruni, Nicolas Kiesa e o inesquecível Alex Yoong.
(O malaio merece uma citação por rodar nos momentos mais impróprios – na frente dos líderes em Monza, veja aqui – e até na entrada dos boxes em Hungaroring – veja aqui).
Mas, voltando a 2003. O cargo de “Yoong” da época ficou para Ralph Firman (aquele que andou de F1 na montanha russa), enquanto o brasileiro Antônio Pizzonia estava terminando de ser sendo frito por Webber e pela Jaguar (ele sairia na próxima corrida e seu substituto seria… Wilson).
A temporada já tinha começado legal para caramba, sem aquele domínio que dava sono da Ferrari, com Williams e McLaren brigando diretamente pelo título. Já Renault, BAR e Toyota estavam logo atrás, com a Sauber (cujo carro começava a ficar cada vez mais parecido com o da Ferrari) e a Jaguar na escolta.
Na lanterna, a Minardi estava ali, pau-a-pau, com a Jordan, que havia vencido o maluco GP do Brasil. Foi a única equipe que não marcou pontos naquela temporada, mas nos presenteou com este momento único no dia 4 de julho de 2003.
Naquela temporada, a F1 havia adotado um sistema diferente de classificação, o de volta lançada e em duas sessões, onde os mais lentos saem primeiro, com os mais velozes no fim. A Minardi, claro, era sempre a primeira a sair.
Mas, desta vez, o tempo decidiu pregar uma peça na F1. O tempo carrancudo resolveu abrir o bico durante a primeira classificação e, com isso, quem saiu antes da chuva apertar levou vantagem.
Foi quando as duas Minardis, primeiras a entrarem na pista, foram e fizeram uma dobradinha, com Jos na pole 2s6 à frente de… Firman! Schumacher ficou em 11º, a 7s1 do melhor tempo! Veja abaixo com seus próprios olhos o vídeo e a tabela:
1 J.Verstappen Minardi 1’20.817
2 R.Firman Jordan 1’23.496 a 2.679
3 N.Heidfeld Sauber 1’24.042 a 3.225
4 O.Panis Toyota 1’24.175 a 3.358
5 A.Pizzonia Jaguar 1’24.642 a 3.825
6 J.Villeneuve BAR 1’24.651 a 3.834
7 M.Webber Jaguar 1’25.178 a 4.361
8 H-H.Frentzen Sauber 1’26.151 a 5.334
9 C. da Matta Toyota 1’26.975 a 6.158
10 R.Barrichello Ferrari 1’27.095 a 6.278
11 M.Schumacher Ferrari 1’27.929 a 7.112
12 G.Fisichella Jordan 1’28.502 a 7.685
13 D.Coulthard McLaren 1’28.937 a 8.120
14 J.P.Montoya Williams 1’28.988 a 8.171
15 J.Trulli Renault 1’29.024 a 8.207
16 K.Räikkönen McLaren 1’29.120 a 8.303
17 R.Schumacher Williams 1’29.327 a 8.510
18 F.Alonso Renault 1’29.455 a 8.638
19 J.Button BAR a 1’30.731
20 J.Wilson Minardi desclassificado
“Foi uma boa classificação em uma pista consideravelmente seca. Foi necessário levar o carro no limite, pois não temos tantas oportunidades assim. Precisei de 101 GPs para ser o mais rápido e estou feliz pela equipe, principalmente pelos mecânicos” – Jos Verstappen.
Você vai dizer: “Ué, eu acabei de ler dobradinha da Minardi e na tabela o Wilson está em último!”
Explicamos: como o carro de Wilson foi flagrado 2,5 kg abaixo do peso regulamentar momentos depois, a Minardi acabou tendo o inglês desclassificado e, com isso, liderou e fechou o mesmo grid.
Agridoce, não?
Não para Paul Stoddart. Aquilo, para o dono da Minardi, era puro mel, comparado ao GP da Austrália de 2002, o primeiro daquele ano, onde o time foi P5 com Webber. Mesmo sendo apenas uma primeira classificação na chuva.
“É o meu segundo melhor dia na F1. A gente tem dias ruins o suficiente no automobilismo, então vamos aproveitar esse aqui.” – Paul Stoddart.
Dito e feito, no sábado o sol voltou junto com a realidade, e a Minardi retornou para a última fila com Verstappen a 3s7 e Wilson a 4s6 da pole do alemão Ralf Schumacher, da Williams. E, no fim do ano, o holandês deixou a F1
O grid ficou assim:
1 R.Schumacher Williams 1’15.019
2 J.P.Montoya Williams 1’15.136 a 0.117
3 M.Schumacher Ferrari 1’15.480 a 0.461
4 K.Räikkönen McLaren 1’15.533 a 0.514
5 D.Coulthard McLaren 1’15.628 a 0.609
6 J.Trulli Renault 1’15.967 a 0.948
7 F. Alonso Renault 1’16.087 a 1.068
8 R.Barrichello Ferrari 1’16.166 a 1.147
9 M.Webber Jaguar 1’16.308 a 1.289
10 O.Panis Toyota 1’16.345 a 1.326
11 A.Pizzonia Jaguar 1’16.965 a 1.946
12 J.Villeneuve BAR 1’16.990 a 1.971
13 C. da Matta Toyota 1’17.068 a 2.049
14 J.Button BAR 1’17.077 a 2.058
15 N.Heidfeld Sauber 1’17.445 a 2.426
16 H-H.Frentzen Sauber 1’17.562 a 2.543
17 G.Fisichella Jordan 1’18.431 a 3.412
18 R.Firman Jordan 1’18.514 a 3.495
19 J. Verstappen Minardi 1’18.709 a 3.690
20 J.Wilson Minardi 1’19.619 a 4.600
“Voltamos à realidade, mas sabíamos que seria o caso. Fiquei contente com minha volta, andamos no limite e não cometemos erros, então estou satisfeito” – Jos Verstappen.
A corrida (que você pode conferir todinha acima, caro leitor nostálgico), viu Wilson ser P14, a 3 voltas, enquanto Verstappen foi P16, a 4 voltas.
“Foi uma corrida dura, particularmente na dirigibilidade. Começou bem, mas, depois do primeiro pit, tive muito ovesteer, a ponto de encher os pneus traseiros de bolhas. Além disso, o motor sofreu com um escapamento quebrado, mas fiz o que pude. E, na segunda parada, a roda dianteira esquerda ficou solta, e tive de voltar aos boxes. O importante foi que terminei a prova” – Jos Verstappen.
E, no fim do ano, o holandês deixou a F1. Na época, Max era um fedelhinho prestes a fazer seis anos.
Enfim, não foi nada histórico, mas, como disse Stoddart, os pequenos momentos são aqueles mais valiosos!