Car Magazine Car Magazine

O dia que uma Minardi fez a pole provisória na F1

Verstappen na pole não é novidade hoje, mas foi em 2003, quando Jos, pai de Max, deixou Schumacher sete segundos no chinelo. Entenda o que aconteceu!

RaceCar

Um Verstappen com a pole provisória sete segundos à frente de um Schumacher na chuva.

Se fosse em 2021, tudo bem, estaríamos falando de Max e Mick, mas o negócio aconteceu foi em 2003, entre Jos, com uma Minardi, e Michael, com uma Ferrari, mesmo!

Verstappen indo ao limite (WRI)

Verstappen indo ao limite (WRI.net)

O cenário foi na França, no circuito de Magny-Cours. Schumacher era um respeitado pentacampeão e liderava o campeonato com quatro vitórias e sete pontos de vantagem para Kimi Raikkonen, da McLaren.

Verstappen liderava uma simpática Minardi, que promovia a estreia do inglês Justin Wilson (e ele, para pagar a vaga, criou uma espécie de vaquinha virtual, o que, na época, era novidade), e acabara de fazer sua 100ª prova no GP da Europa.

Como foi em toda a primeira metade da década de 2000 até se transformar em Toro Rosso no ano de 2006, a Minardi era uma mera formadora de grid, nunca fez a pole, andou sempre na rabeira, mas tinha a tarefa de revelar jovens talentos.

Verstappen e Wilson (WRI)

Verstappen e Wilson (WRI.net)

Foi o que aconteceu com Fernando Alonso, Mark Webber e, por que não, Marc Gené. Além disso, também serviu de porta de entrada para velhos conhecidos, como Tarso Marques, e muitos pagantes, como Gastón Mazzacane, Gianmaria Bruni, Nicolas Kiesa e o inesquecível Alex Yoong.

(O malaio merece uma citação por rodar nos momentos mais impróprios – na frente dos líderes em Monza, veja aqui – e até na entrada dos boxes em Hungaroring – veja aqui).

Verstappen à frente de Fisichella (WRI)

Verstappen à frente de Fisichella (WRI)

Mas, voltando a 2003. O cargo de “Yoong” da época ficou para Ralph Firman (aquele que andou de F1 na montanha russa), enquanto o brasileiro Antônio Pizzonia estava terminando de ser sendo frito por Webber e pela Jaguar (ele sairia na próxima corrida e seu substituto seria… Wilson).

A temporada já tinha começado legal para caramba, sem aquele domínio que dava sono da Ferrari, com Williams e McLaren brigando diretamente pelo título. Já Renault, BAR e Toyota estavam logo atrás, com a Sauber (cujo carro começava a ficar cada vez mais parecido com o da Ferrari) e a Jaguar na escolta.

Jos Verstappen (WRI.net)

Jos Verstappen (WRI.net)

Na lanterna, a Minardi estava ali, pau-a-pau, com a Jordan, que havia vencido o maluco GP do Brasil. Foi a única equipe que não marcou pontos naquela temporada, mas nos presenteou com este momento único no dia 4 de julho de 2003.

Naquela temporada, a F1 havia adotado um sistema diferente de classificação, o de volta lançada e em duas sessões, onde os mais lentos saem primeiro, com os mais velozes no fim. A Minardi, claro, era sempre a primeira a sair.

Verstappen chegou a rodar antes de fazer a pole (WRI.net)

Verstappen chegou a rodar no treino livre antes de fazer a pole (WRI.net)

Mas, desta vez, o tempo decidiu pregar uma peça na F1. O tempo carrancudo resolveu abrir o bico durante a primeira classificação e, com isso, quem saiu antes da chuva apertar levou vantagem.

Foi quando as duas Minardis, primeiras a entrarem na pista, foram e fizeram uma dobradinha, com Jos na pole 2s6 à frente de… Firman! Schumacher ficou em 11º, a 7s1 do melhor tempo! Veja abaixo com seus próprios olhos o vídeo e a tabela:

RESULTADO DO QUALY 1
GP DA FRANÇA 2003

1 J.Verstappen Minardi 1’20.817
2 R.Firman Jordan 1’23.496 a 2.679
3 N.Heidfeld Sauber 1’24.042 a 3.225
4 O.Panis Toyota 1’24.175 a 3.358
5 A.Pizzonia Jaguar 1’24.642 a 3.825
6 J.Villeneuve BAR 1’24.651 a 3.834
7 M.Webber Jaguar 1’25.178 a 4.361
8 H-H.Frentzen Sauber 1’26.151 a 5.334
9 C. da Matta Toyota 1’26.975 a 6.158
10 R.Barrichello Ferrari 1’27.095 a 6.278
11 M.Schumacher Ferrari 1’27.929 a 7.112
12 G.Fisichella Jordan 1’28.502 a 7.685
13 D.Coulthard McLaren 1’28.937 a 8.120
14 J.P.Montoya Williams 1’28.988 a 8.171
15 J.Trulli Renault 1’29.024 a 8.207
16 K.Räikkönen McLaren 1’29.120 a 8.303
17 R.Schumacher Williams 1’29.327 a 8.510
18 F.Alonso Renault 1’29.455 a 8.638
19 J.Button BAR a 1’30.731
20 J.Wilson Minardi desclassificado

“Foi uma boa classificação em uma pista consideravelmente seca. Foi necessário levar o carro no limite, pois não temos tantas oportunidades assim. Precisei de 101 GPs para ser o mais rápido e estou feliz pela equipe, principalmente pelos mecânicos” – Jos Verstappen.

Schumacher saúda Verstappen pela pole provisória (WRI.net)

Schumacher saúda Verstappen pela pole provisória (WRI.net)

Você vai dizer: “Ué, eu acabei de ler dobradinha da Minardi e na tabela o Wilson está em último!”

Explicamos: como o carro de Wilson foi flagrado 2,5 kg abaixo do peso regulamentar momentos depois, a Minardi acabou tendo o inglês desclassificado e, com isso, liderou e fechou o mesmo grid.

Agridoce, não?

Verstappen deixou a F1 no fim de 2003 (WRI.net)

Verstappen deixou a F1 no fim de 2003 (WRI.net)

Não para Paul Stoddart. Aquilo, para o dono da Minardi, era puro mel, comparado ao GP da Austrália de 2002, o primeiro daquele ano, onde o time foi P5 com Webber. Mesmo sendo apenas uma primeira classificação na chuva.

“É o meu segundo melhor dia na F1. A gente tem dias ruins o suficiente no automobilismo, então vamos aproveitar esse aqui.” – Paul Stoddart.

 

Verstappen e Ralf na França (WRI.net)

Verstappen e Ralf na França (WRI.net)

VIDA REAL

Dito e feito, no sábado o sol voltou junto com a realidade, e a Minardi retornou para a última fila com Verstappen a 3s7 e Wilson a 4s6 da pole do alemão Ralf Schumacher, da Williams. E, no fim do ano, o holandês deixou a F1

O grid ficou assim:

1 R.Schumacher Williams 1’15.019
2 J.P.Montoya Williams 1’15.136 a 0.117
3 M.Schumacher Ferrari 1’15.480 a 0.461
4 K.Räikkönen McLaren 1’15.533 a 0.514
5 D.Coulthard McLaren 1’15.628 a 0.609
6 J.Trulli Renault 1’15.967 a 0.948
7 F. Alonso Renault 1’16.087 a 1.068
8 R.Barrichello Ferrari 1’16.166 a 1.147
9 M.Webber Jaguar 1’16.308 a 1.289
10 O.Panis Toyota 1’16.345 a 1.326
11 A.Pizzonia Jaguar 1’16.965 a 1.946
12 J.Villeneuve BAR 1’16.990 a 1.971
13 C. da Matta Toyota 1’17.068 a 2.049
14 J.Button BAR 1’17.077 a 2.058
15 N.Heidfeld Sauber 1’17.445 a 2.426
16 H-H.Frentzen Sauber 1’17.562 a 2.543
17 G.Fisichella Jordan 1’18.431 a 3.412
18 R.Firman Jordan 1’18.514 a 3.495
19 J. Verstappen Minardi 1’18.709 a 3.690
20 J.Wilson Minardi 1’19.619 a 4.600

 

“Voltamos à realidade, mas sabíamos que seria o caso. Fiquei contente com minha volta, andamos no limite e não cometemos erros, então estou satisfeito” – Jos Verstappen.

 

A corrida (que você pode conferir todinha acima, caro leitor nostálgico), viu Wilson ser P14, a 3 voltas, enquanto Verstappen foi P16, a 4 voltas.

“Foi uma corrida dura, particularmente na dirigibilidade. Começou bem, mas, depois do primeiro pit, tive muito ovesteer, a ponto de encher os pneus traseiros de bolhas. Além disso, o motor sofreu com um escapamento quebrado, mas fiz o que pude. E, na segunda parada, a roda dianteira esquerda ficou solta, e tive de voltar aos boxes. O importante foi que terminei a prova” – Jos Verstappen.

E, no fim do ano, o holandês deixou a F1. Na época, Max era um fedelhinho prestes a fazer seis anos.

Pequeno Max no início dos anos 2000 (Divulgação)

Pequeno Max no início dos anos 2000 (Divulgação)

Enfim, não foi nada histórico, mas, como disse Stoddart, os pequenos momentos são aqueles mais valiosos!

Car Magazine Car Magazine