Car Magazine Car Magazine

O show da abertura do FIA WEC em imagens

Campeonato Mundial de Endurance inicia sua temporada com as 6 Horas de Spa-Francorchamps e cinco brasileiros.

RaceCar

Um dos principais campeonatos globais com a chancela da FIA, o WEC (World Endurance Championship, ou Mundial de Endurance, como queiram), deu o pontapé inicial na temporada 2020 com as 6 Horas de Spa, disputado no lindo e clássico circuito belga.

Na divisão principal do WEC , a Hypercar, a Toyota venceu a primeira com Sebastien Buemi, Kazuki Nakajima e Brendon Hartley. O trio superou o Alpine de André Negrão, Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxiviere por um minuto de vantagem. Veja abaixo os melhores momentos ou, se quiser ver a íntegra da prova, clique aqui.

Um Alpine entre os Toyota

O time francês se colocou entre os dois carros japoneses, com Mike Conway, Kamui Kobayashi e José Maria Lopez completando o pódio com o segundo Toyota. Curiosamente, só esses três carros formam a divisão principal.

“A Toyota tem um carro 4×4 e que consome menos combustível, e todo mundo sabe disso. Isso é um fator chave a favor deles. Mas aqui em Spa nós fomos muito bem, lideramos metade da corrida enquanto eles tiveram que fazer malabarismos para chegar na nossa frente, apesar de termos feito sete pit stops contra seis deles. Foi meio David contra Golias.” – André Negrão.

Já a LMP2, que possui 13 concorrentes no grid do WEC, a Oreca fez trinca, com o trio Philip Hanson, Fabio Scherer e Filipe Albuquerque levando a melhor sobre Roberto Gonzales, Antonio Felix da Costa e Anthony Davidson. Fechando o pódio veio o trio Sean Gelael, Stoffel Vandoorn e Tom Blomqvist.

Badalada, LMP2 forma grid parrudo no WEC

A LMP2 está repleto de nomes de peso. Além dos já citados no parágrafo anterior, podemos relacionar gente como Giedo van der Garde, Renger van der Zande, Loic Duval, Norman Nato, Juan Pablo Montoya, Tatiana Calderon e Jan Magnussen, para não nos estendermos muito.

Na LMGTE Pro, principal divisão para carros de turismo, tivemos brasileiro no pódio com Daniel Serra, terceiro colocado ao lado de Miguel Molina na dobradinha da Ferrari. A marca italiana venceu com Alessandro Pier Guidi e James Calado, com a Corvette de Antonio Garcia e Oliver Gavin chegando em terceiro.

Brasileiros vão ao pódio em três categorias

Já na LMGTE Am, que teve pole de Felipe Fraga, viu a Ferrari vencer com François Perrodo, Nicklas Nielsen e Alessio Rovera. O brasileiro, dividindo o Aston Martin Vantage com Ben Keatin e Dylan Pereira, ficou em segundo.

“Passei por tanta coisa até correr a minha primeira corrida em 2021,não foi fácil e é só o começo de um belo ano,obrigado a todos pela torcida de sempre” – Felipe Fraga.

Já Marcos Gomes e Augusto Farfus, que competem juntos ao lado de Paul Dalla Lana em outro Aston Martin Vantage, ficaram em sexto lugar.

“Depois de alguns imprevistos terminamos em um razoável P6 longe das expectativas” – Marcos Gomes.

No total, 33 carros participaram das 6 Horas de Spa. A próxima etapa acontece em Portugal com as 8 Horas de Portimão, no dia 13 de junho. Confira abaixo a galeria completa da corrida na Bélgica, fornecida pela AdrenalMedia.

Car Magazine Car Magazine