Car Magazine Car Magazine

O Versa chegou

Car

Fabricado no México — e a Nissan já avisou que não fabricará o carro no Brasil — está chegando ao mercado o Nissan Versa. Com o novo modelo a marca pretende fazer frente a concorrentes como o Toyota Yaris, o VW Virtus e o Honda City, e até incomodar Corolla e Civic. Apelo visual e alto nível de equipamentos ele tem de sobra, resta ver qual será a receptividade do consumidor.

A novidade será oferecida em quatro versões e com equipamentos de segurança e tecnologias só presentes em veículos de segmentos superiores. A pré-venda começa com o topo de linha Exclusive e, em novembro, chegam às concessionárias todas as versões. Os preços da nova linha começam em R$ 72.990 e vão até R$ 92.990.

O Versa é um dos primeiros a integrar a estratégia global de renovação do portfólio de sedãs da marca japonesa, com o objetivo de reforçar a visão Nissan Intelligent Mobility. Sucesso em outros países desde a geração anterior — é um dos três carros mais vendidos da marca na América Latina — se destaca pelo interior espaçoso, conforto e tamanho de porta-malas.

Mais largo e mais longo que a versão anterior, ele preservou as características de bom espaço interior

A ela foram incorporados equipamentos que estão presentes em modelos de categoria superior. Ele vem com o Nissan Intelligent Safety Shield, conjunto de tecnologias que, entre outros itens, conta com sistemas como o Alerta de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB); o Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA); a Visão 360° Inteligente com Detector de Movimento (MOD); o Monitoramento de Ponto Cego (BSW) e o Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert).

Em termos de conectividade o Versa vem com o sistema multimídia Nissan Connect. Com tela de sete polegadas, inclui os aplicativos Android Auto e Apple CarPlay, assistência de voz para ler mensagens e atualizações de software e do aplicativo do GPS via Wi-Fi. Com ele é possível também a conexão simultânea de dois equipamentos via Bluetooth para o uso de um deles para a condução com as mãos livres e de outro para ouvir o aplicativo de música por streaming, por exemplo.

O sistema multimídia ganha também a navegação “porta-a-porta”. Com ela, antes de se dirigir aonde o veículo está estacionado, basta colocar o destino no aplicativo “Door-To-Door Navigation”, que está disponível sem custo na Play Store e na iTunes e deve estar instalado no smartphone do condutor. Além de ajudar na localização do Novo Nissan Versa em um estacionamento grande, por exemplo, a rota para o destino será automaticamente transferida para a tela do multimídia ao se ligar o rádio. A navegação continuará normalmente, sem necessidade de outra intervenção.

OVersa vem com o sistema multimídia Nissan Connect, com tela de sete polegadas

O painel de instrumentos digital, também presente no Kicks, é outra inovação do Versa — para as versões Advance e Exclusive. Com mostradores configuráveis, ele oferece 12 funcionalidades que auxiliam o motorista. Nele estão informações relacionadas à condução como as dos Alertas de Colisão Frontal com Assistente Inteligente de Frenagem (FCW/FEB), do Detector de Objetos em Movimento, Monitoramento de Ponto Cego (BSW), do sensor de estacionamento, do afivelamento dos cintos de segurança traseiros e configurações gerais do veículo.

As telas também mostram informações sobre o Alerta de Objetos no Banco Traseiro (Rear Door Alert), tacômetro, temperatura externa, GPS, áudio e telefone que estiver conectado. Ainda no painel TFT, o motorista poderá ver as direções do GPS bem à frente dos olhos. Com a funcionalidade Turn by Turn, o motorista não precisa desviar o olhar para a tela do sistema multimídia no centro do painel. O Versa vem de fábrica com o sistema do Sem Parar, que o comprador poderá optar por ativá-lo ou não. Se decidir pelo acionamento junto ao Sem Parar, terá valores e ofertas especiais.

Com dimensões exteriores mais baixas, mais largas e mais longas do que a versão anterior, ele preservou as características de bom espaço interior. Com o aumento de cinco centímetros na largura, em relação a geração anterior, ele agora tem mais espaço para os ombros dos passageiros do banco traseiro. Outro ponto alto do carro é o espaçoso porta-malas, que acomoda até 482 litros de bagagem — 22 litros a mais do que seu antecessor.

O painel de instrumentos digital, o mesmo do Kicks, está disponível para as versões Advance e Exclusive.

A engenharia da Nissan trabalhou para que o carro entregasse um bom equilíbrio entre conforto e dirigibilidade. A rigidez da coluna da direção aumentou 30% e oferece respostas rápidas e melhor controle em diversas situações da condução. O novo ângulo do cáster, ampliado em 30%, e a nova calibração da Direção Elétrica (EPS) possibilitam uma direção mais leve em manobras e firme e segura em estradas. A suspensão traseira foi reforçada em sua estrutura e os batentes de borracha foram trocados por poliuretano. Com as modificações, o ângulo de rolagem da carroceria foi reduzido em 15% proporcionando melhor estabilidade.

O Versa vem com a transmissão manual de cinco marchas para a versão de entrada Sense MT. Para as demais versões, foi adotada a nova geração do câmbio CVT, a mesma utilizada no Kicks.
O câmbio Xtronic CVT trabalha em conjunto com o já conhecido motor 1.6, que desenvolve 114 cv de potência e torque de 15,5 kgfm. Talvez esse seja o único senão do carro. Esse motor deve ser suficiente para uma boa mobilidade, mas com certeza ele fica em desvantagem com o Virtus, por exemplo, que tem motor de 1,0 litro turbo de 128 cv e 20,4 kgfm.

Versões e preços
Sense (manual) — R$ 72.990
Sense (CVT) — R$ 77.990
Advance (CVT) — R$ 83.490
Exclusive (CVT) — R$ 92.990

Car Magazine Car Magazine