O Essenza SCV12, hipercarro de edição limitada, tem o V12 aspirado mais potente produzido pela Lamborghini até o momento: mais de 830 cv
A Lamborghini está apresentando o Essenza SCV12, um hipercarro voltado para as pistas em uma edição limitada de apenas 40 unidades. Ele vem equipado com o V12 naturalmente aspirado mais potente já desenvolvido pela marca, e combina a aerodinâmica inspirada nos protótipos de corrida com novas soluções técnicas que melhoram a experiência de condução.
Os afortunados compradores do Essenza SCV12 farão parte de um clube exclusivo que terá acesso a programas especiais para dirigir seu bólido em alguns dos circuitos mais prestigiados do mundo. O programa oferecido pela Lamborghini também inclui o serviço de armazenamento dos veículos em um hangar especialmente construído para o clube Essenza SCV12. Cada carro terá uma garagem personalizada e serviços dedicados, incluindo webcams para permitir que os clientes monitorem seus carros 24 horas por dia usando um aplicativo. O pacote também inclui o “Lamborghini Squadra Corse Drivers Lab”, da Tecnobody, que oferecerá programas de treinamento atlético semelhantes aos seguidos pelos pilotos oficiais da marca italiana.
O calendário das competições começará em 2021 com eventos do tipo “chegar e dirigir”, e serão realizados em inúmeros circuitos homologados da FIA. A assistência aos clientes será prestada pela equipe técnica da Squadra Corse com o apoio de Emanuele Pirro, cinco vezes vencedora das 24 Horas de Le Mans e Marco Mapelli, da Lamborghini Squadra Corse Factory Driver.
Nascido para a pista
O Essenza SCV12 foi criado para uso exclusivo nas pistas, com soluções de engenharia derivadas das corridas. O motor V12 de 6,5 litros é capaz de entregar mais de 830 cv, e os tubos de escape foram projetados pela Capristo para reduzir a pressão traseira, melhorando o desempenho e enfatizando o som único do motor. A potência é enviada para as rodas por meio de um novo câmbio sequencial X-Trac, de seis velocidades, montado como um elemento estrutural dentro do chassi. A tração, obviamente, é traseira.
O carro apresenta a excepcional relação peso/potência de 1,66 cv/kg graças ao chassi monocoque de fibra de carbono. Para garantir a máxima agilidade e estabilidade foram adotadas soluções cinemáticas inspiradas em protótipos de corrida, como a suspensão traseira push-rod acoplada diretamente na caixa de câmbio. O pacote é completado por pneus Pirelli slicks montados em aros de magnésio (19″ dianteiros, 20″ traseiros), que abrigam discos e pinças de freios desenvolvidas pela Brembo Motorsport. O Essenza SCV12 também é o primeiro carro GT desenvolvido dentro das regras de segurança do protótipo da FIA.
A aerodinâmica se beneficia da experiência da Lamborghini nas corridas para garantir um nível de downforce superior aos dos carros de GT3, chegando a 1.200 kg de pressão a 250 km/h. O pacote aerodinâmico é completado pela grande asa traseira de duplo perfil, ajustável. A estrutura da carroceria é formada por apenas três elementos para permitir a substituição rápida quando necessário durante os pit stops.