O júri da competição (GCOTY) deu ao novo Peugeot 308 a vitória na categoria Compact, de veículos com preço de venda que não excede € 25 mil. Ele foi escolhido entre 11 concorrentes de nove fabricantes
O júri apreciou a estratégia Power of Choice desenvolvida pela marca francesa: os clientes são livres de escolher entre as motorizações a gasolina, a diesel e dois híbridos recarregáveis. Outros argumentos que pesaram a favor do modelo foram a moderna tecnologia do novo 308, incluindo o i-Cockpit digital personalizável, e o design atraente com o novo logo da marca. Na Alemanha, o preço de entrada do novo 308 na versão de acabamento Active Pack é € 23 200, com todos os impostos incluídos e motor a gasolina PureTech 110 cv. O novo hatch do Leão já nasce sob bons auspícios, assim como seu predecessor, que recebeu inúmeros prêmios, incluindo o Car of the Year 2014.
O novo PEUGEOT 308 é o primeiro veículo de série que ostenta o novo logotipo, símbolo da nova identidade da marca do Leão. A conformação das luzes com tecnologia full-LED expressa a assinatura visual da marca, vertical na dianteira e com três garras na traseira.
Os auxílios à condução contam com itens como câmera traseira, sistema de alerta de colisão, detector de pontos cegos com alcance de 75 metros, assistência à frenagem de emergência e sistema ativo de manutenção na faixa de rodagem com correção no volante da trajetória. O i-Cockpit ficou mais moderno e também conta com um sistema de infoentretenimento intuitivo e conectado. O i-Connect Advanced facilita a navegação na tela, como num smartphone, e a teclas digitais i-Toggles são personalizáveis.
O novo Peugeot 308 está disponível em duas versões de motorização a gasolina híbrida recarregável, de 180 e 225 cv, e também com motores de combustão interna a gasolina e a diesel. Uma versão 100% elétrica estará à venda em 2023.