A nova Ram 1500 Rebel, com 400 cv e 56,7 kgfm, além de ser a mais rápida do País oferece itens de tecnologia e luxo inéditos na categoria
Presente oficialmente no mercado brasileiro desde 2005, a marca incorpora à sua linha 2021 a nova muscle truck Ram 1500 Rebel. Produzida nos Estados Unidos, na fábrica de Sterling Heights, em Michigan, ela conta com muita tecnologia, luxo e segurança. Com entregas previstas para abril, a Ram 1500 Rebel entrou em processo de pré-venda de 100 unidades iniciais a partir de 10 de dezembro, pelo site www.ram.com.br. Todas virão com os pacotes opcionais Night Edition (com acabamento escuro no emblema dianteiro, peito de aço e rodas) e Level II (som Harman Kardon, head-up display, retrovisor interno digital e tampa traseira multifuncional).
Sob seu capô está o HEMI V8 de 5,7 litros que produz 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque, dados que fazem com que seus seis metros de comprimento e suas mais de 2,5 toneladas acelerem de 0 a 100 km/h em apenas 6,4 segundos — coisa de carro esportivo. O câmbio, é o automático de oito marchas TorqueFlite.
O V8 conta com a tecnologia de desativação de cilindros (MDS) — a central do motor corta a alimentação de combustível, as faíscas das velas e fecha as válvulas de admissão e escape em quatro dos oito cilindros — durante acelerações leves, como em velocidade de cruzeiro na estrada. Outro sistema incorporado é o da grade dianteira com aletas ativas que se mantém fechadas sempre que possível, ajudando no aquecimento rápido na partida e reduzindo o arrasto aerodinâmico em movimento. Elas abrem, automaticamente, para otimizar o arrefecimento.
Com tração 4×4 do tipo part-time, a caixa de transferência BorgWarner 48-12 tem os modos 4×4 High e 4×4 Low (reduzida). Tudo pode ser comandado eletronicamente, por meio dos botões ao lado do seletor rotativo do câmbio, no painel de instrumentos. O diferencial dispõe de bloqueio eletrônico, possibilitando ao motorista travá-lo quando necessário.
Entre as exclusividades da picape estão o sistema de áudio premium Harman Kardon de 900 watts de potência, com 19 alto-falantes, um subwoofer e sistema ativo de cancelamento de ruídos e o head-up display, que projeta informações para o motorista. Outro ineditismo na categoria é o retrovisor interno digital com uma tela de LCD que, ao ser acionada, apresenta a imagem em tempo real de uma câmera voltada para trás. Esses itens fazem parte do único pacote opcional Level II, que inclui a inovadora tampa da caçamba multifuncional.
Outro destaque da Ram 1500 é a central multimídia Uconnect 4C 12 NAV, com tela de 12 polegadas. Ela pode ser dividida para mostrar ao mesmo tempo duas das muitas funções disponíveis: navegação GPS, câmera 360°, comandos do ar-condicionado digital dualzone, música em execução, entre outras. O sistema é compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
A lista de itens tecnológicos inclui: conjuntos óticos dianteiro (faróis principais e de neblina) e traseiro (lanternas) de LED, carregamento de smartphone por indução, freio de estacionamento elétrico (inédito em picapes no país), comutação automática de farol alto e baixo, sensores de chuva e crepuscular, chave presencial com partida remota, tela colorida e configurável de TFT de 7” no quadro de instrumentos, entre outros.
Entre os itens de segurança a Ram 1500 vem com seis airbags (frontais, laterais e de cortina), assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade e de mitigação de rolagem da carroceria e freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD.
Ela é a única picape do mercado nacional com sistema semiautônomo de estacionamento paralelo e perpendicular (Park Assist), que inclui sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. A 1500 conta ainda com controle adaptativo de velocidade (ACC) com frenagem automática de emergência e detecção de pedestres, assistente de permanência na faixa de rodagem (Lane Departure Warning Plus) e controle de oscilação de reboque (TSC).
A tampa da caçamba se destaca por ter amortecimento na descida, auxílio na subida e abertura remota pela chave. Sem falar da opção da tampa multifuncional, que pode ser aberta do modo tradicional, para baixo, ou para os lados, por ser dividida em duas folhas assimétricas (o lado esquerdo é maior que o direito). O que permite usar a tampa da melhor forma possível, de acordo com o objeto a ser transportado. Nas paredes laterais da caçamba existem os compartimentos RamBox com capacidade de abrigar até 103,4 litros cada.