Car Magazine Car Magazine

Pole de Verstappen e alto equilíbrio formam a mistura perfeita para um GP do Bahrein de F1 espetacular

Confira tudo o que rolou em Sakhir com uma análise completa, resultados, números, estatísticas e palavras dos pilotos direto do Bahrein.

RaceCarMax Verstapen (Steven Tee/LAT)

A primeira classificação do ano da F1 para o GP do Bahrein não decepcionou. Disputas emboladas e definição na última volta, com Max Verstappen quebrando uma sequência histórica da Mercedes na briga pela pole, era tudo o que o fã da categoria queria nesses períodos de tantas dificuldades em todos os sentidos.

E, para completar a festa, a CAR Magazine traz, além das fotos exclusivas de Beto Issa, uma análise completa deste sábado, começando pelos resultados, seguindo pelos dez principais assuntos e terminando com outros números, aspas dos três primeiros e a galeria de fotos completa.

RESULTADOS DO BAHREIN

– A Red Bull voltou! E voltou fazendo história: essa é sua primeira pole no Bahrein desde 2013 e a primeira vez na era híbrida que um carro não Mercedes larga da pole position. Mas os alemães seguem ali, na cola.

– Max Verstappen fez a volta perfeita: mais rápido em todos os setores e no speed trap também, mas Sergio Pérez, por outro lado, bateu na trave com o pneu errado no Q2 e sai na pole do segundo pelotão. Seria a maldição de Perez nas equipes grandes algo real?

Lewis Hamilton (Beto Issa)

– A Mercedes mostrou ainda ser forte, mas, desta vez, não reinará absoluta, pelo que vimos neste sábado. Agora vamos ver a parte de ritmo de corrida e confiabilidade, pois essa briga com a Red Bull será aceleração total até a bandeirada.

– Charles Leclerc segue mostrando que anda mais que o carro da Ferrari ficando em P4, superando Pierre Gasly na bacia das almas. Carlos Sainz foi oitavo, mas ficou atrás de sua velha equipe e vai dormir com uma desvantagem de quase seis décimos para o monegasco.

Pierre Gasly (Beto Issa)

– A boa surpresa do dia foi saber que o bom desempenho da AlphaTauri não foi algo restrito aos treinos livres. Gasly só perdeu a segunda fila no finalzinho e Yuki Tsunoda caiu no Q2, mas fechou o Q1 em segundo.

 

VEJA OS MELHORES MOMENTOS DA CLASSIFICAÇÃO EM VÍDEO CLICANDO AQUI

 

– A McLaren mostrou estar no páreo para brigar na frente no Bahrein, mas não ainda pela pole position. O motor Mercedes está fazendo real diferença, assim como o bom trabalho do time, que teve de praticamente refazer a traseira de um carro que será completamente aposentado no fim do ano para encaixar o motor novo.

Fernando Alonso (Beto Issa)

– O velho Fernando Alonso está de volta com sua Alpine Chaleira (lembra a Ligier de 1976), mostrando no braço que ainda tem muita lenha para queimar deixando Esteban Ocon literalmente no chinelo. É aquele cenário que a gente cansou de ver na Renault no fim dos anos 2000 e na McLaren, não vai vencer, mas vai andar sempre mais que o carro e surpreender no resultado final.

– Lance Stroll foi outro que deixou envergonhado o companheiro de equipe Sebastian Vettel, que caiu no Q1, se colocando no Q3 e se livrando de vez da pecha de “piloto que está lá por causa do papai” – esse bastão ele passou no Bahrein com méritos para Nikita Mazepin, ou “Mazespin”, como a internet já o apelidou de tantas rodadas que já deu e irritou muita gente com o currupeio no fim.

 

– Quem esperava algo de Mick Schumacher neste começo no Bahrein vai ter de se acostumar a ver ele lutar para não largar em último com um carro nitidamente fraco. Mas se ele conseguir classificar em alguma corrida à frente de Mazepin e Latifi, já pode ser considerado um bom feito nestas primeiras provas.

– Deixando um pouco o assunto pista de lado, a Band (clique aqui para ver pela internet o sinal aberto neste fim de semana) e o Band Sports (transmitindo ao vivo e fazendo reprises depois) deram um show neste sábado, com uma cobertura iniciada às 7h20. Mas quem assinou o F1 TV Pro se sente dentro de uma cabine de transmissão, pois os dados são os mesmos exibidos nos canais do circuito interno de TV. Se tivermos todas essas corridas que estão planejadas oficialmente, o app custa em torno de dez reais por corrida. É negócio e ainda tem todo o arquivo, a F2 e a F3.

Parque Fechado (Beto Issa)

Parque Fechado (Beto Issa)

TERMÔMETRO DO BAHREIN

 

🟢 QUEM SURPREENDEU

Gasly, Alonso, Stroll, Tsunoda

🟠 QUEM DECEPCIONOU

Pérez, Vettel

Lance Stroll (Beto Issa)

ESTRATEGIA DE PNEUS DO TOP 10

 

QUEM LARGA DE PNEUS MACIOS

Sainz, Leclerc, Norris, Ricciardo, Alonso e Stroll

QUEM LARGA DE PNEUS MÉDIOS

Hamilton, Bottas, Verstappen e Gasly

AlphaTauri soltando faísca (Beto Issa)

AlphaTauri soltando faísca (Beto Issa)

SPEED TRAP

SETOR 1

Gasly, 247
Ricciardo, 247
Norris, 246
Verstappen, 246
Leclerc, 246
Stroll, 245

SETOR 2

Gasly, 274
Tsunoda,273
Latifi, 272
Russell, 272
Norris, 271
Bottas, 271

SETOR 3

Tsunoda, 295
Gasly, 294
Ricciardo, 294
Russell, 293
Pérez, 293
Verstappen, 293

 

View this post on Instagram

 

A post shared by FORMULA 1® (@f1)

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Temperatura do ar: 28,9ºC
Temperatura do asfalto: 32ºC
Vento: 0,9 m/s
Umidade: 41,1%

Verstappen dá entrevista após a pole (Beto Issa)

Verstappen dá entrevista após a pole (Beto Issa)

O QUE ELES DISSERAM

“Nossa pré-temporada foi ótima, mas você nunca tem garantias. Na semana inteira o carro funcionou bem e foi legal de pilotar. As mudanças na direção do vento significam que não é fácil acertar o carro, mas tudo deu certo na classificação. Andamos bem na hora certa. O carro está bom tanto em volta rápida quanto em ritmo de corrida. Temos um carro bom e precisamos de uma largada boa e limpa.”

Max Verstappen

“Tentei tirar o máximo do carro e acho que fizemos um bom trabalho desde os testes. Os caras lá na fábrica trabalharam muito. Conseguimos muitos dados aerodinâmicos para colocar o carro onde queremos e próximos da Red Bull, mas pensei que estávamos mais atrás.”

Lewis Hamilton

“No Q3 eu só tinha um jogo de pneus bons e ficou difícil de competir com Lewis e Max nesse cenário, mas temos dois carros na frente contra o Max. Isso significa que podemos cooperar e fazer algo bom com isso.”

Valtteri Bottas

“Claro, estou chateado e nervoso, pois não foi nossa culpa, mas precisamos juntar isso e nos preparar para amanhã da melhor forma possível. O problema com as bandeiras amarelas tornou impossível uma evolução. Eu estou aprendendo e as coisas teriam sido boas não fosse essas bandeiras.”

Sebastian Vettel

 

GALERIA DE FOTOS

Car Magazine Car Magazine