Em evento que reuniu clientes, prospects, jornalistas e convidados a marca proporcionou a possibilidade de avaliação de dois dos seus principais esportivos no mercado brasileiro
A chegada da sétima geração do 911 GT3 vinha sendo aguardada pelos fãs da marca. Desenvolvida em colaboração com a Porsche Motorsport, a tecnologia oriunda das pistas foi transferida para o modelo de produção da forma mais consistente que se já se viu. Três características construtivas realçam essa sinergia: a suspensão dianteira composta por braços transversais duplos e a aerodinâmica sofisticada, com difusor e asa traseira de pescoço de cisne originaram-se do carro de corrida GT 911 RSR. Já o motor boxer de seis cilindros, de quatro litros, de 510 cv é baseado no do 911 GT3 R, experimentado e testado em corridas de endurance. Esse propulsor também é usado praticamente sem alterações na 911 GT3 Cup.
A capacidade do 911 GT3 está na soma de suas características. Com velocidade máxima de 318 km/h (versão com câmbio PDK), é ainda mais rápido do que o anterior 911 GT3 RS. Ele acelera de zero a 100 km/h em 3,4 segundos. A sofisticada aerodinâmica gera de maneira significativa maior downforce sem afetar de forma perceptível o coeficiente do arrasto.
Em termos de desempenho, os elementos de asa e difusor ajustados manualmente aumentam significativamente a pressão aerodinâmica para altas velocidades em curvas. Isso é, no entanto, reservado estritamente para passeios no circuito, o que enfatiza sua estreia no Porsche World Road Show. Lá no circuito, o 911 GT3 mostra todo o seu potencial – no Nürburgring Nordschleife, tradicionalmente a referência para todos os carros esportivos da Porsche, o 911 GT3 se tornou o primeiro modelo de produção com um motor aspirado a baixar a marca dos sete minutos.
718 Cayman GT4
Também estreando no mercado brasileiro o novo 718 Cayman GT4 traz embutida uma personalidade purista que vai atrair os entusiastas por carros esportivos que apreciam o prazer de uma pilotagem sem restrições. O conceito de posicionamento central do propulsor proporciona um equilíbrio dinâmico perfeito. O modelo vem equipado com o recém-desenvolvido motor naturalmente aspirado de seis cilindros com quatro litros, juntamente com uma transmissão PDK. O motor boxer gera 420 cv, ou 35 cv a mais que nos modelos GT4 anteriores. Ele tem rotação máxima de 8.000 rpm.
O carro pode atingir 304 km/h e acelera da imobilidade até 100 km/h em 4,4 segundos. A sonoridade dos motores boxer permanece intocada. Novos itens incluem destaques tecnológicos como o controle adaptativo dos cilindros: em operação sob carga parcial, ele interrompe temporariamente o processo de injeção numa das bancadas de cilindros, reduzindo o consumo de combustível.
Entre as características mais marcantes do 718 Cayman GT4 se destaca o conceito aerodinâmico, amplamente aperfeiçoado. Ele gera até 50% mais força vertical sem afetar de forma negativa o arrasto – uma prova de sua eficiência. A aerodinâmica se beneficia do silenciador traseiro de câmera única em arco, que abre espaço na parte traseira do carro para a instalação de um difusor funcional que responde por cerca de 30% da força vertical sobre o eixo traseiro do carro. A asa traseira fixa também se caracteriza pela maior eficiência: ela produz aproximadamente 20% mais força vertical, em comparação com sua antecessora. A 200 km/h, isso corresponde a uma força vertical adicional de 12 quilos. A seção frontal, que é otimizada no estilo GT, mantém o equilíbrio aerodinâmico com uma grande lâmina defletora e as chamadas cortinas de ar. Essas últimas suavizam o fluxo de ar ao passar pelas rodas dianteiras.
O modo de condução tem uma característica típica das versões GT: pode ser programado para máxima performance usando o botão PDK Sport. Uma alavanca seletora automática, que remete ao design do 911 GT3, reforça a experiência GT carregada de emoção. A sétima marcha do câmbio PDK tem uma relação mais curta em todas as variações do 718 com motor quatro litro naturalmente aspirados.