Jornada preparatória mobiliza 40 carros e mais de 40 pilotos em dois dias de atividade com muitas novidades.
Os motores dos carros de competição mais produzidos no planeta voltaram a roncar alto em Interlagos na pré-temporada da Porsche Cup.
Com treinos muito concorridos, os dois dias de atividade de pista deram um exemplo do que esperar da maior categoria monomarca da América Latina em 2021: caras novas, alta performance, competitividade acirrada, adrenalina, muita emoção nas pistas e exposição inédita para pilotos e patrocinadores.
Ao todo, foram utilizados 40 carros nos últimos dois dias, tanto pela Carrera Cup quanto pela GT3 Cup.
A quilometragem total percorrida superou expressivos 8.000 km, para os quais foram necessários nada menos que 40 jogos novos de pneus Michelin tanto para pista seca como para piso molhado, além de mais de 200 da temporada passada.
“A pré-temporada começou em alta. Isso demonstra que os pilotos estão levando muito a sério o esporte e a categoria. Praticamente todos passaram por Interlagos nos últimos dois dias –em outros anos tivemos 40% ou 50% do grid apenas. Arrisco falar que dessa vez tivemos mais de 90% de comparecimento, todos preocupados em buscar seus tempos mesmo em se tratando de um treino em que o compromisso é aprimorar a tocada. Outro resultado legal é encerrar o dia sem nenhum acidente e nenhum problema grave nos carros, ilustrando também o nível dos pilotos e sua consciência em procurar com segurança os limites dos carros.”
Dener Pires, promotor da Porsche Cup
Fora da pista o panorama também foi movimentado com sessão de fotos oficiais e o media day –dinâmica de atendimento à imprensa credenciada em uma série de entrevistas exclusivas a exemplo do realizado nas 500 Milhas de Indianápolis e All-Star game da NBA.
Para dar conta de tamanha demanda, a equipe da Porsche Cup encarou os ensaios para a abertura do calendário como mais uma etapa regular. Maior exemplo disso foi o cumprimento rigoroso do protocolo de prevenção ao Covid-19, com todos os profissionais presentes ao autódromo devidamente testados.
A grande novidade do ano na categoria é o retorno para TV aberta, com exibição das corridas ao vivo na Band. Isso motivou ajustes no cronograma tradicional das etapas de sprint da Porsche Cup. Agora, em vez de quatro corridas aos sábados, serão duas no sábado e duas no domingo.
O campeonato terá início em Interlagos dentro de três semanas. No calendário estão previstas ainda passagens por Goiânia, Curitiba, Velocitta e Algarve.
A primeira etapa terá novatos tanto no grid da GT3 Cup quanto no da Carrera Cup.
Subiram para os carros da geração “991-2” protagonistas da GT3 Cup em 2020, casos do campeão Nelson Marcondes, Chico Horta e Georgios Frangulis. O ex-campeão da classe Challenge, Cristiano Piquet, é outro para a lista que tem ainda o estreante Alessander Lenzi, multicampeão de jet-ski.
A fila das caras novas da GT3 Cup é puxada por Caio Castro, que desde o meio da temporada 2020 passou por um rigoroso programa de capacitação de pilotagem para chegar afiado às corridas de Porsche. Lineu Pires, Edson dos Reis, Guilherme Bottura, Raijan Mascarello, Paulo Sousa e Nasser Aboultaif também farão em três semanas suas estreias na mais charmosa competição de Gran Turismo do continente.
“Sinto que já pertenço totalmente ao grid da categoria e agora a ansiedade começa a tomar conta de uma forma real, para a contagem regressiva. Em menos de um mês estaremos correndo –e não vejo a hora depois de tantos treinos.”
Caio Castro
O que disseram outros pilotos:
“2020 foi um ano mágico. Consegui quatro títulos e estive sempre entre os três primeiros em quase todas as corridas. Aí quando acabou a temporada e fomos avaliar o projeto para 2021, depois dos quatro títulos o Dener me chamou e avaliamos que a subida para os 4.0 era o movimento natural, para continuar em evolução como piloto, agora na principal divisão do evento. É incrível a oportunidade de ser estreante de novo e estou muito motivado para o início do ano.”
Nelson Marcondes
“Depois de andar no carro 4.0 eu me senti um principiante de novo. É uma sensação de guiada muito legal, pois embora tanto o 3.8 quanto o 4.0 sejam Porsches de corrida, na pilotagem tem uma boa diferença, pelo freio ABS e a maior potência. Gostei demais do carro novo, é muito bacana e diferente. Vai ter um período de adaptação naturalmente, mas estou muito feliz com o desafio”
Chico Horta
“É meu primeiro ano na Porsche e nunca havia corrido. Tenho 21 anos e devo ser um dos mais novos no grid. Tenho contato com simuladores desde pequeno e, no ano de pandemia resolvi praticar o esporte. Acabei gostando e tenho treinado toda semana de kart para aprimorar a pilotagem e tentar competir com adversários que fazem isso desde a infância. Sei que como novato meu objetivo será evoluir prova a prova. Lógico que vou tentar ganhar, mas se conquistar pódios já ficarei muito satisfeito”
Lineu Pires
A Porsche Cup realizou nesta semana uma apresentação da temporada 2021 no Autódromo de Interlagos e a equipe Equivoco Racing aproveitou para revelar o layout dos carros de Paulo Totaro e Márcio Mauro, que ressalta neste ano o trabalho da marca na área de sustentabilidade.
A pintura, uma mistura das cores bege e verde com a textura jeans marcando a parte traseira do modelo 911 GT3 Cup 991, é uma alusão ao primeiro jeans sustentável do Brasil, que será lançado em 2021 pela marca. Além disso, a Equivoco Racing assumiu o compromisso de neutralizar a emissão de carbono emitida pelos dois carros na temporada com o plantio de árvores na região de Avaré, em São Paulo.
“A Equivoco está produzindo um jeans inédito no Brasil, com o uso de muito menos água em sua produção e vamos aproveitar para fazer a neutralização da emissão de carbono dos nossos dois carros nesse trabalho que está girando em torno da sustentabilidade”, afirma Totaro.
O macacão dos dois pilotos também segue a mesma temática, com a dupla participando de um extenso media day com a imprensa especializada e realização de sessões de fotos oficiais durante a manhã, além de fazer o primeiro contato com os carros nos treinos de pré-temporada realizados no templo do automobilismo.
“Estamos muito contentes em voltar e estávamos sentindo falta desse clima gostoso e alegre da Porsche Cup. Com macacão e pintura novas, então, torna tudo ainda mais especial”, diz Totaro. “Foi um dia bastante produtivo dentro e fora das pistas, que só aumentou a nossa vontade de correr. Agora é contar os dias até o início da temporada”, completa Marcio Mauro.
A Equivoco Racing volta a Interlagos nos dias 20 e 21 de março para a abertura da temporada 2021 da Porsche Cup, que será composta por nove etapas, sendo seis válidas pelo campeonato Sprint e três pela Endurance Series.
A pré-temporada da Porsche Carrera Cup foi realizada nesta semana em São Paulo e iniciou o ano da categoria com os primeiros treinos no Autódromo de Interlagos. Bicampeão da categoria, Werner Neugebauer estará de volta mais uma temporada da Porsche Cup e trouxe uma avaliação positiva do primeiro contato com o carro de 2021.
“Muito bom estar de volta aqui na Porsche Cup, matar a saudade de acelerar esse carro. Dei umas 30 voltas nessa pré-temporada e o objetivo era fazer um shakedown depois da revisão de início de ano e tirar a poeira e matar a saudades do carro. Muito empolgado para 2021 e não vejo a hora de poder acelerar pra valer”, diz Neugebauer, que foi campeão overall da Porsche Cup em 2019 e da Sprint em 2018.
A temporada da Porsche Cup terá nove etapas no total, sendo seis de Sprint e três de Endurance. A etapa de abertura está marcada para acontecer nos dias 20 e 21 de março em Interlagos.
Com 11 vitórias, cinco poles e 23 pódios na história da categoria, sendo dois destes triunfos em 2020, Werner vê com bons olhos as novidades do calendário para esta temporada, que contará com a entrada de etapas em Portugal.
“Será uma temporada com muitas corridas interessantes. Teremos uma etapa de Sprint e uma de Endurance em Portugal em julho e estou muito empolgado para voltar a correr por lá, assim como em Curitiba, que também retorna ao calendário. O pacote de mídia está bem legal também com transmissões na Band e no SporTV, então esse ano tem de tudo para ser histórico”, diz Werner, que tem patrocínio de Pamplona Alimentos e Chocolateria Brasileira.
“Outra novidade será que teremos provas sendo disputadas aos domingos, o que promete ser bastante interessante também. Antes tínhamos duas provas no sábado e a divisão pode ajudar em questões de exposição e divulgação das próprias corridas, então estamos todos muito empolgados”, completa Werner.
Além de Interlagos, Portugal e Curitiba, a Porsche Carrera Cup terá etapas em Goiânia e no Velocitta. A penúltima etapa de 2021, no entanto, ainda segue sem um local e datas definidos.
Dentro e fora da pista, a temporada nacional já começou bem movimentada para a Oak Racing Team.
Nos dias 24 e 25 de fevereiro, a equipe realizou as atividades de pré-temporada da Porsche Cup, em Interlagos.
Georgios Frangulis, que subiu para a categoria Carrera Cup Sport, teve os primeiros contatos com o Porsche 911-2, mais potente e com diferenças técnicas em relação ao carro utilizado no ano passado na categoria GT3 Cup.
Junto com o coach da equipe, César Ramos, o “Grego” acelerou a versão mais moderna do Porsche Cup tanto em condições de pista seca como no molhado. Isso exigiu ainda mais do piloto em sua adaptação ao novo carro.
Além disso a ORT realizou a ação de “Live Painting”, inédita no Brasil e talvez no mundo, ao convidar o artista Sanches para pintar o carro de Georgios à mão, nos boxes de Interlagos, momentos antes de sair para a pista.
O resultado da pintura será a base do layout oficial do carro #88 na temporada 2021.
A primeira etapa da Porsche Carrera Cup acontece em Interlagos, nos dias 20 e 21 de março, com transmissão ao vivo pela Band e Sportv.
Foi no traçado paulistano que a ORT conquistou sua primeira vitória na categoria, na Endurance de 500 Km em Interlagos, com a dupla Georgios Frangulis e Gaetano Di Mauro na classe GT3 Cup.
“Terminamos nosso segundo dia de pré-temporada, carro novo e muito diferente do modelo do ano passado. Achei que seria mais fácil se adaptar, mas já consigo entender o funcionamento do freio deste modelo e me aproximar dos tempos que os pilotos que já estavam na categoria estão virando. A temporada promete!”
Dois dos principais campeões de 2020 da Porsche Cup, Rodrigo Mello e Nelsinho Piquet anunciaram nesta terça-feira que correrão juntos a bordo do Porsche LEGO ® Technic #29 nas provas de longa duração da categoria chancelada pela requintada montadora alemã.
Grande nome da Carrera Cup 4.0, conquistando não só o segundo título na Sprint Cup como também no overall (o acumulado dos campeonatos Sprint e Endurance), Rodrigo Mello agora terá a seu lado o atual campeão da Endurance Series, que possui no currículo o titulo mundial da Fórmula E e participações nos principais campeonatos do automobilismo mundial, como F1 e NASCAR.
Advogado e amigo de Nelsinho fora das pistas, Mello se sente honrado em agora ser também seu companheiro de equipe. “A gente tem uma ótima relação, nos damos muito bem e para mim é uma honra poder dividir Porsche LEGO ® Technic #29 com o Nelsinho. Tenho certeza que vou aprender muito com ele”, comenta Mello. “E, com isso, deixo de ter um concorrente para ter um aliado, pois ele foi imbatível no ano passado e mereceu o título. Nós dois já fomos campeões do Endurance e seria incrível escrevermos juntos nosso nome na história desse campeonato incrível”, completa.
Já o polivalente Nelsinho alternará o Endurance Series com a Stock Car, onde comandará sua própria equipe. “Correr de dupla com piloto bom é sempre nossa prioridade, pois nós queremos as melhores condições pra vencer. Mas correr com um piloto bom e um grande amigo é um prazer maior ainda. Não vejo a hora de dividir as pistas com o Rodrigo pra tentar conquistar mais campeonatos”, destacou Piquet.
A estreia da nova dupla da Porsche Cup acontece em terras europeias, no dia 24 de julho em Portugal. As outras duas etapas do torneio acontecem em 16 de outubro, em Goiânia, e 4 de dezembro, em Interlagos. Antes disso, Mello matará a saudade de seu Porsche LEGO ® Technic #29 na quinta-feira, quando a categoria realiza um treino de pré-temporada em Interlagos.