A produção do BMW iX totalmente elétrico acaba de começar em Dingolfing, na Alemanha. A fábrica agora produz veículos com motor a combustão, híbridos plug-in e modelos totalmente elétricos, todos em uma única linha
O BMW iX está sendo produzido na maior fábrica europeia do BMW Group, em uma linha de montagem com a flexibilidade de construir um mix de modelos BMW Série 5, Série 7 e Série 8. Para lidar com essa flexibilidade e variedade de unidades de potência, a montagem de veículos em Dingolfing foi expandida e reformada. O grupo investiu mais de 400 milhões de euros na produção do BMW iX nessa fábrica. Muitas das medidas de remodelação e estruturais necessárias para o BMW iX já estão beneficiando as gerações futuras do BMW Série 7 e Série 5, que sairão dessa linha de produção nos próximos anos. Também foram anunciadas variantes totalmente elétricas para ambas as gamas de modelos.
Apenas com o BMW iX e outros modelos PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle – Veículo Elétrico Híbrido Recarregável) na fábrica de Dingolfing, o BMW Group planeja dobrar a porcentagem de veículos eletrificados produzidos este ano em comparação com 2020. Em meados da década, metade dos veículos produzidos na planta já serão eletrificados. O novo modelo terá um papel importante nisso. O iX será seguido no outono europeu pelo i4, que será construído em Munique, na Alemanha. No final do próximo ano, todas as fábricas alemãs produzirão pelo menos um veículo totalmente elétrico.
O coração totalmente elétrico do iX, o e-Drive altamente integrado e a bateria de quinta geração, bem como o eixo elétrico completo, são produzidos no local, juntamente com as fábricas de componentes em Dingolfing. A capacidade de produção será sistematicamente ampliada e, a partir de 2022, a fábrica poderá produzir e-Drive para mais de meio milhão de veículos eletrificados.
O iX conta com uma infinidade de inovações no produto e nos processos de produção da fábrica – especialmente na arquitetura do sistema elétrico do veículo, no software, nos serviços digitais, na conectividade e nas funções automatizadas de condução. Como resultado, o veículo desempenha um papel importante como um pioneiro e está tornando a fábrica “pronta para e-car e smart-car” como a principal planta do grupo para a classe de luxo.