Cada vez mais próximo de ser produzido, protótipo esportivo da Mercedes-AMG equipado com uma unidade de potência híbrida proveniente da Fórmula 1 começa a rodar no campo de provas da empresa
O desenvolvimento do hipercarro Mercedes-AMG Project ONE está entrando em uma nova e definitiva fase, o que cada vez mais o aproxima da linha de fabricação. Com acompanhamento estreito da engenharia da marca, vários protótipos de pré-produção estão em avaliação no campo de provas do centro de tecnológico da empresa em Immendingen. Nesse novo estágio de testes as atenções estão voltadas para o seu comportamento dinâmico em altas velocidades.
Pela primeira vez, os responsáveis pelo projeto também autorizaram testes do carro com uma unidade de potência híbrida altamente complexa, com uma potência que supera os 1.000 cv.
Paralelamente ao programa de avaliação dinâmica e de refinamentos para a dirigibilidade do carro, o trabalho de desenvolvimento também está focado na sua aerodinâmica ativa. A complexa interação entre os vários componentes ativos, como a grade frontal, as saídas de ar nos para-lamas dianteiros, a “barbatana” sobre o teto, ou o enorme aerofólio traseiro, estão confirmando ao vivo e em cores se mantém o mesmo comportamento mostrado no túnel de vento. Em parte, esses componentes devem ser os grandes responsáveis para que o Project One entregue uma excepcional dinâmica lateral.
O objetivo de alcançar uma nova dimensão de dinâmica de condução e de desempenho em um “carro de rua”, se aproxima cada vez mais da Mercedes-AMG. O arrojado projeto de incluir uma unidade completa de tração diretamente da Fórmula 1 para um hipercarro com homologação para as ruas, que apresente uma impressionante dinâmica de condução e um desempenho poucas vezes visto em um carro de uso diário também vem representando um tremendo desafio. No que diz respeito a aspectos como o nível de ruído, por exemplo, a equipe de desenvolvimento se aventurou em território desconhecido com este projeto, se esforçando para encontrar soluções de engenharia que pudessem ser desenvolvidas para a maturidade da série.
Paralelamente aos exaustivos testes dinâmicos que estão sendo realizados com os protótipos, o trabalho de desenvolvimento continua na base da empresa em Affalterbach. Os vários sistemas de veículos são avaliados meticulosamente nas bancadas de ensaio de motores e também em simuladores internos. O próximo passo do programa de testes e desenvolvimento já está definido: ver como Project One se sai em Nürburgring.