Car Magazine Car Magazine

Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron: compactos elétricos Audi

A Audi apresentou seus novos veículos 100% elétricos: o Audi Q4 e-tron e o Audi Q4 Sportback e-tron, os primeiros SUVs compactos elétricos da fabricante alemã. O Q4 e-tron será lançado em junho no mercado europeu e, meses após, será a vez da versão Sportback. Na Alemanha, os preços começarão em 41.900 Euros para o Q4 35 e-tron.

Car

Com os dois novos SUVs a marca avança no design de seus modelos elétricos, já que ambos trazem as linhas apresentadas em suas versões conceito apresentadas em 2019. Na versão Sportback e-tron, a linha do teto em estilo coupé termina no spoiler traseiro. A eficiência aerodinâmica também recebeu atençãoespecial: o Q4 e-tron tem coeficiente de arrasto de 0,28 e o Q4 Sportback e-tron consegue um número ainda melhor, 0,26.

Ambos receberam faróis de LED de série – LED Matrix são opcionais – e as luzes de condução diurna (DRL) são novidade no mercado. Pelo sistema MMI touch, o motorista pode selecionar até quatro assinaturas diferentes. Cada uma delas possui um tema próprio e oferece uma expressão individual.

Com 4,59 metros de comprimento, tem bom espaço no interior uma vez que não tem túnel central. No interior dos novos modelos há um espaço total de armazenagem de cerca de 25 litros e até garrafas de 1 litro podem ser acomodadas. O compartimento de bagagem também oferece bom espaço: dependendo da posição dos encostos traseiros, o volume vai de 520 a 1.490 litros no Q4 e-tron e 535 a 1.460 litros na versão Sportback.

Ambos receberam faróis de LED de série e as luzes de condução diurna (DRL) são novidade no mercado

O cockpit apresenta design geométrico em ambos os modelos e o painel de instrumentos digital, localizado atrás do volante, está posicionado entre dois volumes – um menor no lado esquerdo, que incorpora uma saída de ar, e um longo no lado direito, que se estende até a porta do passageiro e integra outras saídas de ar. O display central do MMI sensível ao toque está inclinado em direção ao motorista e tem posicionamento ergonômico. Também voltado para o motorista está o controle do ar-condicionado. Abaixo dele, um painel operacional traz seletor do modo de direção, controle de volume e o botão de ligar e desligar o veículo.

O volante é totalmente novo e agora possui superfícies sensíveis ao toque, que o motorista usa para controlar o painel de instrumentos digital. Ligeiras saliências separam os botões uns dos outros, tornando-os mais fáceis de usar, enquanto fornecem feedback suave ao toque quando pressionados. Assim como em um smartphone, não existem apenas gestos de toque, mas também gestos de deslizar, por exemplo, para percorrer listas.

O volante é novo e conta com superfícies sensíveis ao toque, que permitem o controle do painel de instrumentos digital

Os novos modelos elétricos podem trazer, opcionalmente, o head-up display com realidade aumentada. A informação é mostrada em um grande campo de visão, onde uma imagem virtual, que parece flutuar, é representada em uma distância de aproximadamente dez metros ou mais do motorista.

Os novos Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron terão versões com dois tamanhos de baterias e três opções de motorização. O Q4 35 e-tron tem bateria menor com capacidade de armazenamento de energia de 55 kWh, que carrega até 7,4 kW em corrente alternada (AC) e até 100 kW em corrente direta (DC). Os Q4 40 e-tron e Q4 50 e-tron quattro terão bateria com capacidade de 82 kWh, que permite recarga de até 11 kW em corrente alternada e até 125 kW em corrente direta.

Opcionalmente ele podem vir com o head-up display com realidade aumentada

Em termos de trem-de-força, os dois primeiros – Q4 35 e-tron e Q4 40 e-tron – contam com motores elétricos que tracionam as rodas traseiras, com potência de 125 kW (170 cv) e 150 kW (204 cv) respectivamente. A versão topo de linha Q4 50 e-tron quattro tem dois motores elétricos para a tração elétrica nas quatro rodas: eles fornecem potência máxima de 220 kW (299 cavalos), suficiente para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e velocidade máxima eletronicamente limitada de 180 km/h. Nesta última versão, o motor no eixo dianteiro entra em ação somente quando for necessária alta potência ou forte aderência.

A autonomia pode chegar até 520 km, de acordo com o ciclo WLTP, com uma única carga da bateria dependendo da versão do Q4 e-tron. Nas versões com a bateria de capacidade máxima de carga de 125 kW, em condições ideais é possível carregar eletricidade suficiente para cerca de 130 km em 10 minutos, também de acordo com o ciclo WLTP.

Car Magazine Car Magazine