Car Magazine Car Magazine

Quase de pista

O Mercedes-AMG GLA 45 4Matic + é um SUV que destoa muito do caráter dos utilitários esportivos, mas com certeza é muito mais divertido de dirigir

Car

Esqueça tudo o que você imagina de um SUV. Agora pense num superesportivo com uma carroceria que se assemelha a de um SUV, mas que acelera e faz curva quase como um carro de pista: chegou ao GLA 45 4 Matic. A começar pelo seu motor de 2,0 litros, que é o mais potente quatro cilindros turbo (2,1 bar de pressão) do mundo produzido em série, que está disponível em duas versões. A versão mais mansa tem 392,3 cv (387 hp) a 6.500 rpm, mas a mais forte, a “S”, bate os 426,8 cv (421 hp) a 6.750 rpm de potência máxima.

O GLA 45 S precisa de apenas 4,3 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, enquanto o modelo “básico”, o GLA 45, necessita de 4,4 segundos. A velocidade máxima do modelo menos potente é limitada eletronicamente a 250 km/h, enquanto a versão “S” vem pode vir de fábrica com velocidade final de 270 km/h.

O motor motor de 2,0 litros  é o mais potente quatro cilindros turbo do mundo produzido em série: 426,8 cv

Além dos valores puros de desempenho, o novo motor oferece respostas extremamente imediatas, já que sua curva de torque foi estrategicamente calculada para que ele tivesse uma entrega de força semelhante a de um motor naturalmente aspirado. O torque máximo é de 51 kgfm entre 5.000 e 5.250 rpm (49 kgfm entre 4.750 e 5.000 rpm para a versão básica). O câmbio é o Speedshift DCT 8G, de dupla embreagem, que tem mudanças ultrarrápidas e a função Race-Start, que permite uma aceleração mais ágil a partir da imobilidade.

Pela primeira vez esse motor traz injeção de combustível em dois estágios. No primeiro, os injetores piezoelétricos fornecem combustível às câmaras de combustão a uma pressão de até 200 bar. No segundo estágio, há a injeção adicional no coletor de admissão usando válvulas solenoides. Isso faz com que ele apresente ótimo desempenho qualquer que seja a forma de dirigir.

O sistema de infotainment é o já conhecido MBUX ampliado por displays específicos para o AMG

A tração integral nas quatro rodas 4MATIC +, que atua a maior parte do tempo nas rodas dianteiras, distribui essa potência para o eixo traseiro de maneira seletiva por meio do AMG Torque Control, proporcionando base para a máxima tração em qualquer condição de condução. O segredo desse sistema é o novo diferencial do eixo traseiro, que possui duas embreagens de discos múltiplos controladas eletronicamente, cada uma delas conectada a um eixo de acionamento do eixo traseiro. Dessa forma, a potência não só pode ser distribuída de forma variável entre as rodas dianteiras e traseiras, mas também seletivamente entre as rodas traseira esquerda e direita. O resultado é uma tração sempre consistente.

O controle do torque entre o eixo dianteiro e traseiro, ou entre as rodas traseiras é feito de forma eletromecânica. Os fatores que influenciam a distribuição do torque não dizem respeito somente a velocidade de condução, a aceleração lateral e longitudinal ou o ângulo da direção. Incluem, também, a diferença da velocidade de rotação entre as rodas individuais, a seleção de marchas e a posição do acelerador.

Rodas de liga leve com 20 polegadas calçadas com pneus 255/40 ZR para a versão S

O sistema de suspensão intuitivo Ride Control proporciona a base para uma boa estabilidade direcional e o contorno de curvas com pouca rolagem da carroceria. O sistema opera de forma automática, adaptando as forças de amortecimento de cada roda de acordo com a situação de direção e as condições da pista. Isso acontece em milissegundos e é infinitamente variável. Todos os componentes da suspensão foram revisados para permitir uma aceleração lateral mais alta, facilitando o controle do veículo numa condução mais esportiva.

Em contraposição a todo esse desempenho os freios não poderiam ser esquecidos. No GLA 45, as pinças fixas dianteiras de quatro pistões (pintadas de cinza) atuam em discos com 350 x 32 milímetros, enquanto no eixo traseiro, as pinças flutuantes de um só pistão atuam em discos de 330 x 22 milímetros. No GLA 45 S as pinças (pintadas de vermelho) contam com seis pistões e discos de 360 x 36 milímetros na dianteira. As rodas são de liga leve de 19 polegadas (pneus 235/50 ZR 19) no modelo base e de 20 polegadas (pneus 255/40 ZR 20) na versão S.

Itens aerodinâmicos com design agressivo

O sistema de infotainment é o já conhecido MBUX ampliado por displays específicos para o AMG. O motorista pode escolher entre os três estilos de exibição “Classic”, “Sport” e “Supersport” para o painel de instrumentos. Por meio do menu AMG, o motorista pode acessar vários displays especiais, como indicador de velocidade da marcha, aquecimento, configuração, medidor G, medidor Racetimer e dados do motor. Pode ainda visualizar os modos de direção, dados de telemetria, ou a configuração dinâmica do carro. O controle de voz ativado com as palavras “Hey Mercedes” também está presente.

Car Magazine Car Magazine