Car Magazine Car Magazine

Ram 1500 TRX, a mais potente e veloz do mundo

As 702 unidades de pré-venda da edição limitada Lauch Edition, que foram colocadas à disposição do mercado americano, acabaram em apenas três horas

Car

A nova Ram 1500 TRX se consolida como líder em picapes off-road na América do Norte. Tão logo foi apresentada, a edição Launch Edition se esgotou em apenas três horas, com exatos 702 pedidos preenchidos. O número de exemplares se refere à potência do motor em hp (horse-power), medida utilizada nos Estados Unidos.

Além da exclusiva pintura cinza Anvil, a Ram 1500 TRX Launch Edition se distingue por um emblema vermelho de alumínio escovado no console, identificando se tratar de uma série limitada. O equipamento de série da Launch Edition inclui itens como Head-up Display, rodas especiais, prontas para beadlocks, áudio Harman Kardon com 19 alto-falantes e grafismos na carroceria. A produção começará no início do quarto trimestre, na fábrica de Sterling Heights, no estado de Michigan.

O motor HEMI V8 de 6,2 litros com compressor desenvolve 711 cv de potência e 89,9 kgfm de torque

Impulsionada pelo motor HEMI V8 de 6,2 litros com compressor, que desenvolve 711 cv de potência e 89,9 kgfm de torque, a TRX aumenta a linha de modelos da marca, estabelecendo novos padrões de potência e desempenho entre as picapes de sua categoria. Em combinação com o câmbio automático de oito velocidades TorqueFlite ele acelera de 0 a 96 km/h (60 milhas/h) em 4,5 segundos e de 0 a 402 m (quarto de milha) em 12,9 segundos, atingindo 174 km/h. A velocidade máxima é de 190 km/h.

A nova Ram TRX apresenta uma postura agressiva, com carroceria mais larga e musculosa, além de para-lamas alargados para cobrir os enormes pneus 35 polegadas 325/65 R18 Wrangler, da Goodyear. Ela é 20 cm mais larga quando comparada ao resto da linha da Ram 1500, e os extensores das caixas de roda ajudam a compensar um aumento de 15 cm na bitola. Normalmente, uma Ram 1500 tem roda de tala 8”, mas a equipe de design da TRX teve de acomodar uma roda de tala 9”. Os faróis de LED, com máscara negra e projetores bi-funcionais duplos são de série.

O volante tem base reta com assinatura da SRT, e pela primeira vez uma Ram tem paddle shifters

São três opções de interior, incluindo tecido e vinil premium ou couro premium e camurça com detalhes vermelhos ou de fibra de carbono. Os novos bancos dianteiros têm apoios laterais aperfeiçoados e logotipos bordados. O volante tem base reta com assinatura da SRT, e pela primeira vez uma Ram tem paddle shifters.

O seletor de modo de direção foi integrado ao painel, acima dos interruptores da caixa de transferência e oferece diferentes modos de operação: Normal, Molhado/Neve, Off-road e Baja. O botão do controle de arrancada (Launch Control) está bem ao alcance do condutor, à direita dos interruptores da caixa de transferência.

Ela é 20 cm mais larga quando comparada ao resto da linha da Ram 1500

Uma inédita unidade Head-up Display opcional mostra no campo de visão do condutor, logo acima do painel, até cinco áreas de conteúdo diferentes simultaneamente, incluindo aviso de mudança de faixa (Lane Departure), assistente de manutenção de faixa) Lane Keep Assist, controle adaptativo de velocidade, navegação curva-a-curva, velocidade atual, marcha engatada e limite de velocidade.

Além do controle de arrancada (Launch Control), que impede que os pneus patinem, a TRX também é equipada com detecção de salto (Jump Detector), que usa sensores de velocidade e altura de direção e acelerômetros em cada roda para identificar quando o veículo está no ar e agir na prevenção de picos de torque que danificam a transmissão. Atuando em milissegundos, o recurso modifica a velocidade e o torque do motor, a seleção de marchas, a divisão do torque da caixa de transferência, as taxas de amortecimento e outros componentes do trem de força e da suspensão durante o pouso para oferecer desempenho ideal.

Ela ganhou uma bitola aumentada em 15 cm

A Ram TRX usa um software voltado para desempenho para pré-configurar e distinguir cinco modos dinâmicos – Automático, Esporte, Reboque, Neve e Personalizado – permitindo que o motorista escolha uma configuração de veículo que atenda aos seus requisitos e condições ambientais.

Complementando, a TRX apresenta também três modos off-road dinâmicos – Lama/Areia, Pedra e Baja – para selecionar o melhor ajuste para o terreno ao redor. Todos os modos de direção controlam separadamente o sistema de tração nas quatro rodas, resposta do acelerador, transmissão, paddle shifters, suspensão e direção elétrica.

A picape vem com o sistema Uconnect de quarta geração, com tela de 12 polegadas, semelhante à encontrada na Nova Ram 2500 vendida no Brasil. O equipamento de áudio de 900 watts é da Harman Kardon, e conta 19 alto-falantes e um subwoofer de 10”. A tela no quadro de instrumentos é de TFT com 7” e é específica do modelo. Por sua vez, as páginas off-road (Off-Road Pages) mostram, por exemplo, altura de rodagem, modo da caixa de transferência, inclinação e rolagem do veículo e medições auxiliares.

Além da cor, a Ram 1500 TRX Launch Edition se distingue pela placa de identificação no console central

Car Magazine Car Magazine