Car Magazine Car Magazine

Repaginado, novo SUV da família Q está pronto

O Audi Q2, modelo de entrada da família de SUVs da marca, está em ajustes finais. A pré-venda para o mercado europeu começa em setembro, mas não há previsão de chegada por aqui

Car

Ele foi apresentado em 2016 mas nunca veio para o Brasil. Aqui a linha de SUVs da marca começa com o Q3, que é fabricado em São José dos Pinhais, Paraná. Agora, como resultado da sua primeira repaginação, o Q2 cresceu ligeiramente em comprimento (4,21 m), mas largura (1,79 m) e altura (1,54 m) permaneceram iguais. O coeficiente de arrasto de 0,31 (com suspensão esportiva) é o melhor do segmento.

Na frente, as superfícies abaixo dos faróis receberam linhas mais marcantes. O singleframe octogonal ficou mais baixo, fazendo com que a seção frontal pareça mais larga, e o para-choque ganhou um difusor. Os faróis de LED são série no Q2, e os faróis Matrix LED estão disponíveis como opcionais.

Ele cresceu ligeiramente no comprimento

No interior, o Q2 pode receber como equipamentos opcionais assentos esportivos com apoios laterais pronunciados, banco do passageiro ajustável em altura, ar-condicionado automático de duas zonas e aquecimento auxiliar. O compartimento de bagagem permanece inalterado com 405 litros, chegando a até 1.050 litros com os bancos traseiros rebatidos. A tampa traseira com acionamento elétrico e o engate de reboque estão disponíveis como opcionais.

O Q2 será lançado no mercado alemão com três versões de motores TFSI a gasolina e duas a diesel. Mas, no momento, estará disponível somente o 1.5 TFSI, que produz potência de 150 cv e torque de 25,5 kgfm. Os demais propulsores TDI e TFSI estarão à disposição do consumidor até o final do ano. O SUV chega com uma transmissão manual de seis velocidades de série, mas a S tronic de sete velocidades está disponível como opcional. A tração integral quattro estará disponível apenas para algumas versões de motor.

Ele pode vir  com assentos esportivos, ar-condicionado automático de duas zonas e aquecimento

Além da suspensão normal, uma versão mais esportiva que reduz a altura da carroceria em dez milímetros poderá ser solicitada. A gama de rodas e pneus começa com os aros de 16 polegadas e pneus 205/60, chegando às opções de 19 polegadas da Audi Sport com pneus 235/40. Três novos designs de rodas completam a oferta. Com quase 15 centímetros de distância do solo, o Q2 vai bem em terrenos irregulares leves, e o controle de estabilização ESC tem modo off-road integrado.

Entre os sistemas de assistência pode-se destacar o Audi pre sense dianteiro, que usa um radar para evitar ou reduzir a gravidade dos acidentes. O alerta de saída de pista é de série. Os sistemas opcionais são subdivididos nos pacotes “Drive”, “Safety” e “Park”. O pacote de assistência “Park” inclui uma câmera de ré e o sistema de estacionamento plus. O “Safety” vem com visão lateral, assistência de tráfego cruzado traseiro e os sistemas Audi pré sense básico e pre sense traseiro. O pacote Drive inclui o assistente de cruzeiro adaptativo, que está disponível em combinação com a navegação MMI plus, o cockpit virtual e a transmissão S tronic.

Apesar das menores dimensões, bom espaço para os passageiros

Em termos operacionais o Q2 está estruturado em vários níveis. Ele pode vir com o cluster de instrumentos analógico ou com Audi cockpit virtual Audi com tela de 12,3 polegadas e MMI, além de uma segunda tela de 8,3 polegadas. É operado por meio do botão rotativo no console central (toque MMI) do carro ou por meio de controle de voz. O Sistema de som é Bang & Olufsen, com dirige 14 alto-falantes e 705 watts.

Car Magazine Car Magazine