Car Magazine Car Magazine

S3 Sportback e Sedan com mais desempenho

A Audi acaba de apresentar, na Europa, as versões “S” do A3. Não chegam a ser um RS, mas com certeza serão muito divertidos de dirigir

Car

Com motor que desenvolve 310 cv de potência e 40,8 kgfm de torque, os novos S3, nas versões Sportback e Sedan, têm ótimo desempenho. O motor de 2,0 litros turbo TFSI tem inúmeros recursos técnicos, o que leva ambos, de acordo com a empresa, a acelerar de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente 250 km/h.

O câmbio é o automatizado de dupla embreagem S tronic, de sete velocidades. Com trocas rápidas de marchas ele tem função de roda livre. A tração integral quattro se encarrega de transferir a potência para o solo. Um novo dispositivo liga o sistema de tração integral ao Controle Eletrônico de Estabilização (ESC) e aos amortecedores controlados eletronicamente, disponíveis opcionalmente.

Ambos aceleram de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente 250 km/h

Com suspensão traseira four-link e direção progressiva, a suspensão original ficou 15 milímetros mais baixa e oferece as características necessárias para uma condução prazerosa. A suspensão esportiva ‘S’, com amortecedores controlados pode ser solicitada com custo adicional. Válvulas que controlam o fluxo de óleo nos amortecedores para que eles se adaptem às condições da estrada, à situação de condução e às solicitações do motorista, se ajustam em milésimos de segundo. Os freios são a disco ventilados nas quatro rodas e as pinças são originalmente pintadas de preto. As rodas são de 18 polegadas. Pinças na cor vermelha e rodas com aro 19” são opcionais.

Comparado com seus antecessores, os novos S3 Sportback e Sedan, cresceram de tamanho: são três centímetros e quatro centímetros, respectivamente, mais longos e ambos são três centímetros mais largos. O cinco-portas agora tem 4,34 metros de comprimento, enquanto o quatro-portas tem 4,50 metros. Com larguras idênticas (1,82 m), eles também são iguais em termos de altura (1,43) e distância entre eixos (2,64 m). O compartimento de bagagem do S3 Sportback tem volume entre 325 e 1.145 litros, dependendo da posição do banco traseiro, e o Sedan tem capacidade de 370 litros.

Cresceram em tamanho, o que significa melhores acomodações para os ocupantes

O conceito operacional MMI dos novos modelos S3 é alimentado pela plataforma modular de infotainment de terceira geração (MIB 3). Seu poder de computação é dez vezes maior do que o de seu antecessor, executando tarefas de conectividade com a velocidade LTE Advanced, além de possuir acesso ao Wi-Fi integrado.

Os serviços on-line audi connect também incluem serviços que ajudam a encontrar vagas de estacionamento disponíveis nas ruas ou permitem que o motorista “surfe na onda verde”, comunicando-se com semáforos em cidades como Düsseldorf e Ingolstadt. A conectividade entre os novos Audi S3 e o smartphone do usuário é feita por meio do aplicativo myAudi, bem como via Apple CarPlay e Android Auto. Na Alemanha, preços para o S3 Sportback começam em R$ 294.000, enquanto o Sedan está listado por R$ 299.600, em câmbio do dia.

Car Magazine Car Magazine