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Sétima geração do Z

A Nissan apresentou a nova geração do esportivo Z. Totalmente nova, a sétima geração do Z representa mais de 50 anos de paixão e dedicação em direção à emoção de dirigir. Ele chega aos Estados Unidos na primavera de 2022 do hemisfério Norte

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O Z ajuda a manter o “Nissan-ness” – a essência da marca – da empresa enquanto ela continua sua transformação corporativa. No centro do sucesso do Z estão os fãs, responsáveis por 1,8 milhão de unidades de Z vendidas, o que o torna um dos esportivos mais comercializados do mundo.

Uma das características que definem o Z sempre foi seu vínculo entre o carro e o motorista. Essa ligação homem-máquina domina o novo Z, especialmente com a presença da transmissão manual padrão de seis velocidades. Como ponto de contato físico entre o motorista e o Z, o câmbio desliza as marchas com o mínimo esforço. Também está disponível uma moderna transmissão automática de nove velocidades, de respostas rápidas.

Com um aumento de 70 cv e 30% a mais de torque, ele desenvolve potência de 405 cv e 48,39 kgfm de torque

O novo motor V6 bi turbo de 3 litros acrescenta um aumento significativo na produção de energia em relação ao 370Z da geração anterior. Com um aumento de 70 cv e 30% a mais de torque, ele desenvolve potência de 405 cv e 48,39 kgfm de torque a 5.600 rpm. Com o aumento da potência, a equipe de engenharia desenvolveu o chassi, o resfriamento, a suspensão e a direção para garantir que o carro continue a apoiar as intenções do motorista.

Em uma primeira vez para um veículo Nissan com tração traseira, a transmissão manual de seis velocidades inclui um sistema de controle avançado de assistência às arrancadas (na versão Performance). Todos os modelos equipados com transmissão automática já contam com esse sistema de série. Os modelos equipados com transmissão manual também apresentam um eixo de transmissão composto de fibra de carbono e redução da rotação correspondente (downshift rev matching).

1,8 milhão de unidades, o que o torna um dos esportivos mais comercializados do mundo

Maior rigidez da carroceria, direção hidráulica eletrônica com suporte de cremalheira e forte sensação mecânica e pneus dianteiros mais largos ajudam a aumentar o desempenho nas curvas em até 13%. Os amortecedores dianteiros e traseiros usam novo design monotubo com diâmetro maior do que o do 370Z, resultando em uma redução de aproximadamente 20% na força de amortecimento para ajudar a minimizar o choque de impacto em superfícies irregulares, melhorar o desempenho ao seguir a estrada e a estabilidade. A suspensão dianteira de duplo braço triangular de alumínio tem nova geometria, incluindo o ângulo de cáster que foi aumentado, ajudando na estabilidade em linha reta.

Dois modos de direção são oferecidos com a transmissão automática: padrão e esporte. O modo padrão é mais adequado para locomoção do dia a dia e para longas viagens em rodovias para uma direção agradável e sem estresse. O modo Sport oferece acelerações mais rápidas, sistema de direção mais esportiva, aprimoramento de som ativo e configuração de controle dinâmico mais adequados para uma estrada sinuosa, por exemplo. A versão Performance utiliza um diferencial de deslizamento limitado do tipo de embreagem mecânica.

A transmissão manual de seis velocidades inclui sistema de controle de assistência às arrancadas

Design: o passado encontra futuro

Para o exterior, o novo Z assume um design tradicional de carro esportivo com tração traseira, com um capô longo, postura traseira mais baixa e uma silhueta que homenageia a sua primeira geração. Os designers utilizaram as tecnologias mais recentes para simplificar o design e incorporaram iluminação de LED para dar dimensão sem elementos desnecessários. Os faróis de LED têm dois semicírculos que remetem ao Fairlady 240ZG do mercado japonês dos anos 1970, que se encaixam naturalmente na nova identidade do Z.

As luzes traseiras combinadas incorporam tecnologia moderna ao estilo que lembra o Z32 300ZX, incluindo novas lanternas traseiras LED 3-D que são distintamente Z. A versão Performance tem espóiler traseiro que cria pressão positiva onde a tampa e o acessório se encontram, atenuando a elevação traseira. O espóiler dianteiro aproveita o conhecimento adquirido com o desenvolvimento do Nissan GT-R para utilizar zonas de pressão negativa.

Informações no visor digital personalizável com rápida visualização

Para o mercado dos Estados Unidos, o novo Z será oferecido nas versões Sport e Performance, que poderão vir equipados com a transmissão manual de seis marchas ou com a automática de nove. Uma edição limitada do Nissan Z, a Proto Spec também será oferecida com pinças de freio exclusivas de cor amarela com o logotipo Z, rodas de liga de alumínio de cor bronze, assentos de material sintético exclusivos com detalhes em amarelo e costura interna da mesma cor por toda a cabine. A produção do Nissan Z Proto Spec será limitada a 240 unidades.

Ficha técnica

 

Especificações

(Versão EUA)

Nissan Z

(Sport)

Nissan Z

(Performance)

Nissan Z

(Proto Spec)

Motor Duplo turbo V6 3.0 litros (VR30DDTT)
Potência 400 hp
Torque 350 lb-ft @ 5,600 rpm
Transmissão Manual de 6 velocidades ou automática de 9 velocidades com paddle shifters
Freios Frente: discos ventilados com pinças de 2 pistões

Traseiro: discos ventilados com pinças de um pistão

Frente: discos ventilados com pinças de alumínio de 4 pistões

Traseiro: discos ventilados com pinças de alumínio de 2 pistões

Comprimento 4,38 m
 
Largura 1,84 m
Altura 1,32 m
Entreeixos 2,55 m
Rodas e Pneus Fr: 245/45R18 9J

Tras: 245/45R18 9J

Fr: 255/40R19 9.5J

Tras: 275/35R19 10J

Fr: 255/40R19 9.5J

Tras: 275/35R19 10J

 

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