A nova era da Maserati começa com um novo motor, o mesmo que será o coração do superesportivo MC20, que fará sua estreia mundial em setembro. O Nettuno, como ele foi denominado, foi projetado nas instalações da Maserati em Modena e desenvolvido no Engine Hub, situado no endereço da Viale Ciro Menotti onde será construído. No momento, a nova linha de produção e a oficina de pintura estão sendo modificadas para hospedar o esperado MC20.
Depois de vinte anos, a Maserati novamente assumiu o desafio de retornar ao seu QG de Modena com o desenvolvimento e a produção de um novo motor altamente tecnológico e de alto desempenho. A operação é estratégica para a fabricante, que se prepara para lançar o MC20, um projeto ‘100% Made in Modena’ a partir do motor.
A nova unidade de potência tem arquitetura V90°, seis cilindros, 3,0 litros, twin-turbo, e entrega 630 cv a 7.500 rpm e 74,4 kgfm de torque a partir de 3.000 rpm. A potência específica é de 210 cv/litro. O sistema de injeção e duplo — direta e indireta —, com pressão de suprimento de combustível de 350 bar, o que reduz o ruído nas baixas rotações, as emissões e o consumo. De acordo com a marca, a alma do motor é o inovador sistema de combustão pré-câmara com velas de ignição duplas, tecnologia derivada da Fórmula 1 que agora está disponível, pela primeira vez, em um motor destinado às ruas.
Especificações técnicas
Fabricante Arquitetura Deslocamento Diâmetro/Curso Taxa de compressão Sequência de ignição Potência máxima Torque máximo Rotação máxima |
Maserati V6 90° 3,0 litros 88 mm x 82 mm 11: 1 1-6-3-4-2-5 630 cv a 7.500 rpm 74,4 kgfm entre 3.000 e 5.500 rpm 8.000 rpm |