Car Magazine Car Magazine

SUV ou SUV Coupé, faça sua escolha

Com a apresentação do conceito Q4 Sportback e-tron concept a Audi terá dois SUVs elétricos em produção a partir de 2021

Car

Tecnicamente eles são idênticos, mas a arquitetura da carroceria tem características inconfundíveis. O Q4 e-tron concept, mostrado em Genebra, em 2019, exibiu aos presentes o primeiro SUV elétrico compacto da Audi. Com o Q4 Sportback e-tron, a marca apresenta o segundo modelo da linha que entrará em produção em 2021 como um SUV Coupé.

Qual escolher? A versatilidade de um SUV clássico ou a elegância da versão Coupé. As dimensões de ambos são praticamente idênticas: com comprimento de 4,60 metros e altura de 1,60 m, o Sportback é 1 centímetro mais longo. Eles são idênticos em termos de largura, (1,90 m), e de distância entre eixos (2,77 m).

Ambos terão o mesmo conjunto mecânico: dois motores elétricos que somam 301 cv de potência e tração integral quattro. O motor elétrico traseiro tem potência de 201 cv e torque de 31,6 kgfm, enquanto o motor dianteiro fornece às rodas dianteiras até 100 cv e 20,7 kgfm. Não existe conexão mecânica entre os eixos. Em vez disso, um controle eletrônico garante que a distribuição de torque seja coordenada de forma otimizada em frações de segundo.

Q4 Sportback e-tron: segundo modelo da linha que entrará em produção em 2021 como um SUV Coupé

Na maioria das vezes, o Q4 Sportback e-tron concept usa principalmente o motor elétrico traseiro, mas se o motorista demandar mais potência do que ele pode oferecer, a tração integral elétrica apela para o motor dianteiro para enviar força para o eixo dianteiro. Isto também acontece de forma preditiva em condições de piso com gelo, em curvas rápidas ou se o veículo subesterçar ou sobresterçar.

De acordo com a fabricante, os dois carros aceleram de zero a 100 km/h em apenas 6,3 segundos, e a velocidade máxima é limitada a 180 km/h. Uma grande bateria, com capacidade de 82 kWh ocupa quase todo o espaço inferior da carroceria, entre os eixos. A autonomia, de acordo com o padrão WLTP, é de mais de 450 quilômetros. As versões somente com tração traseira terão autonomia superior a 500 km. Além de uma grande capacidade de armazenamento de energia, essa boa autonomia dos carros pode ser creditada ao bom desempenho aerodinâmico. O Audi Q4 e-tron concept tem coeficiente aerodinâmico somente 0,01 pior que o Q4 Sportback e-tron cujo coeficiente é 0,26.

A empresa promete mais de 20 modelos elétricos em linha até 2025

A tecnologia do Q4 e-tron concept é fornecida pela plataforma modular de eletrificação (MEB), que será integrada em vários outros veículos elétricos produzidos futuramente pelo Grupo Volkswagen, desde a classe compacta até a classe superior média. O Audi Q4 Sportback e-tron concept também oferece um panorama de como será o sétimo veículo elétrico de produção em série, que será introduzido em 2021 – além dos dois conceitos Q4 e-tron, há ainda e-tron e e-tron S, e-tron Sportback e e-tron S Sportback e o e-tron GT.

E-initiative: mais de 20 modelos com tração elétrica até 2025
A Audi iniciou sua ofensiva elétrica com o lançamento mundial do SUV Audi e-tron totalmente elétrico em setembro de 2018. Por volta de 2025, a Audi pretende oferecer mais de 20 veículos com tração totalmente elétrica globalmente, o que representará aproximadamente 40% das vendas de modelos eletrificados. Os SUVs dentro deste portfólio incluem o Audi e-tron e o Audi e-tron Sportback. Além disso, haverá uma gama com carrocerias clássicas, como as Avant e Sportback. A oferta cobrirá cada segmento relevante do mercado, desde a classe compacta até a classe de luxo.

Car Magazine Car Magazine