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Taos chega no segundo trimestre

Aos poucos a VW vai abrindo algumas das principais características do seu novo SUV, que será fabricado em General Pacheco, na Argentina, e terá entre seus principais concorrentes o Jeep Compass e o futuro Toyota Corolla Cross

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Com a chegada do Taos a marca complementa a sua linha de SUVs no Brasil, que já conta Nivus, T Cross e Tiguan Allspace. O Taos, que se posicionará entre o T-Cross e o Tiguan, estará disponível apenas nas versões Comforline e Highline.

A VW destaca o peso de apenas 1.420 kg para o carro para justificar o seu bom desempenho com o já conhecido motor 250 TSI (150 cv e 25,5 kgfm), que equipa Polo, Virtus, Jetta e T-Cross. A transmissão é a automática de seis marchas, com trocas sequenciais na alavanca de câmbio ou nos shift paddles do volante. O Taos terá a melhor relação peso/torque entre os concorrentes diretos, com 55,69 kg/kgfm, sendo que o torque máximo já está disponível a partir das 1.500 rpm. Dados da fabricante indicam uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e velocidade máxima de 194 km/h.

O motor vem com Start-stop, pode ser desligado por meio do botão “touch” do sistema de infotainment VW Play. Lá também é possível gerenciar o Modo de perfil de condução. Há quatro modos: Eco, Normal, Sport ou Individual. Eles alteram parâmetros da direção, do conjunto motor/câmbio, da climatização, do ACC (Adaptive Cruise Control) e do Ambient Light –iluminação ambiente com opção de 10 cores, que percorre o painel e as portas, conferindo mais requinte e sofisticação ao seu interior.

Outro benefício das dimensões da plataforma modular MQB é proporcionar bom espaço interno, inclusive com amplo porta-malas de 498 litros. O carro tem comprimento de 4.461 mm, altura de 1.626 mm e entre-eixos de 2.680 mm. Ele também tem ângulo de entrada de 19°, ângulo de saída de 26,3° e ângulo de rampa de 20,1°. O vão livre do solo entre os eixos é de 246 mm. As rodas têm 18 polegadas e os pneus são na medida 215/55 R18.

O painel é composto por uma ‘ilha digital’, com duas telas de 10 polegadas cada. De um lado, o painel digital Active Info Display, com configuração controlada pelo novo volante multifuncional herdado do Golf 8 europeu. Do outro, está o VW Play, sistema de infotainment desenvolvido no Brasil, com uma tela sensível ao toque de alta resolução. Em termos de conforto, o Taos vem equipado com o ar-condicionado Climatronic dual-zone, com saída também para o banco de trás.

Ele vem de série com freio de estacionamento eletromecânico, acionado automaticamente quando a porta do motorista é aberta (velocidade menor do que 3 km/h) – ou por meio do botão no console. As suspensões são independentes nas quatro rodas: tipo McPherson na dianteira e Multilink na traseira.

Entre os itens de segurança exclusivos no segmento, destaque para o ACC -Controle Adaptativo de Cruzeiro com função Stop&Go e para a frenagem autônoma de emergência (AEB) com detecção de pedestres, que, a partir de um radar frontal, identifica o risco de acidente ou atropelamento e alerta o motorista.

Nos retrovisores externos, ele incorpora funções como, recolhimento automático ao travar as portas e a função tilt down, que abaixa o espelho do lado do passageiro, para facilitar as manobras de estacionamento. O Taos possui também detector de ponto cego, detector de fadiga (sistema monitora a forma de dirigir e emite um aviso sonoro e visual, caso o motorista apresente sinais de cansaço) e sistema de frenagem pós-colisão, que atua em conjunto com o controle eletrônico de estabilidade (ESC), freando o carro após um primeiro impacto. Outra sofisticação é a presença do sistema Kessy com chave presencial.

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