Car Magazine Car Magazine

TCR: conheça as especificações do carro do mais novo campeonato sul-americano

A primeira temporada da nova categoria acontece em 2021 e passará por oito autódromos na Argentina, Brasil, Chile e Uruguai.

RaceCar

Na contramão de algumas categorias que, afetadas pela crise do coronavírus, retraíram investimento e até descontinuaram seus campeonatos, uma grande notícia chegou para as pistas sul-americanas no mês de junho.

Foi apresentado oficialmente o TCR South America. A primeira temporada acontece em 2021 e passará por oito autódromos na Argentina, Brasil, Chile e Uruguai.

O Sul-Americano de Turismo segue os regulamentos técnico e desportivo de todas as séries TCR ao redor do mundo. Lançado em 2015, o formato revolucionou a cena global das corridas de turismo. Hoje há 36 campeonatos neste formato em todo o planeta e já foram comercializados quase mil veículos de competição homologados para disputá-los, fabricados por 15 diferentes montadoras.

Não por acaso, a FIA abraçou o formato: no topo da pirâmide dos campeonatos TCR está o WTCR, Copa do Mundo da FIA de Turismo, categoria que teve a presença do paranaense Augusto Farfus em 2019. O regulamento e os carros do TCR também foram empregados no FIA Motorsport Games em 2019, primeira edição da “Olimpíada de Esporte a Motor” promovida pela entidade máxima do automobilismo na Itália.

O TCR South America terá até 26 competidores e seu início está previsto para abril de 2021.

Ficha técnica

Motor: Motor turbo 2.0, baseado no modelo de linha
Potência: 350 HP
Transmissão: Câmbio sequencial de 6 marchas com paddle shift
Rodas: 18’’
Tração: Dianteira
Modelos: Segmento C, hatchback ou sedan
Teto de custo: Fixo em 135.600 euros

Car Magazine Car Magazine