Brasileiros começam bem a temporada
O conceito de competições para carros de turismo que mais cresce no mundo teve início no autódromo Oscar Cabalen, em Córdoba, Argentina no último domingo (26/03). 22 pilotos da Argentina, Brasil e Uruguai, divididos em oito marcas diferentes, deram início à temporada 2023 do TCR South America Banco BRB.
Nascido da genialidade do italiano Marcelo Lotti, ex-promotor do WTCC – Mundial de Turismo – o TCR é fruto da experiência e capacidade de observação do promotor, que identificou que onerosas equipes de fábrica, sob um regulamento complexo, está longe de ser a fórmula do sucesso. Depois de divergências com as autoridades, Lotti deixou o WTCC, bem como seus críticos, em janeiro de 2014, quando começou a dar forma às suas ideias, que tinham como pilares principais, sedans ou hatches com motores 2.0 l, proibição de equipes de fábrica e baixo custo. O resultado são carros muito interessantes, com cerca de 320 cv e acessíveis a quem desejar participar.
A fórmula calou os críticos e hoje conta com 40 campeonatos espalhados pelo mundo, em quatro continentes, 39 países e cerca de 1.200 carros em competição. Além da série sul-americana, que terá dez etapas, este ano estreará o TCR Brasil Banco BRB, com cinco etapas..
Rafael Suzuki conquistou um pódio em sua estreia no TCR South America Banco BRB
Foto: Hernan Capa
E por falar em Brasil, rapidamente o TCR já se mostra como uma excelente opção profissional aos pilotos do país, como se percebeu na etapa inaugural do sul-americano, com oito pilotos daqui. Alguns, inclusive, atuantes na Stock Car Pro Series, como Rafael Suzuki, e outros que recentemente deixaram a Stock Car, como Diego Nunes, Galid Osman e Pedro Cardoso. Raphael Reis, campeão da Stock Car Series em 2018 e representante do Brasil no FIA Motorsport Games, foi o nome da primeira tomada de tempo da temporada 2023 do TCR South America Banco BRB. O brasileiro do CUPRA #77 preparado pela equipe W2 Pro GP liderou o Q1 e o Q2, conquistou a posição de honra pela quarta vez em sua trajetória no campeonato e encerrou o dia em Córdoba com os 10 pontos disponíveis para o piloto de melhor desempenho nas duas fases do qualificatório.
O treino classificatório começou com a trinca dos Lynk & Co da PMO Motorsport abrindo as primeiras voltas rápidas. O estreante Rafael Suzuki foi quem colocou a melhor volta no começo das atividades, mas acabou largando em quinto, em sua estreia na categoria e primeira vez na carreira, pilotando um carro de tração dianteira. Fábio Casagrande, de Americana (SP), que disputa a classe Trophy, destinada a ‘gentleman drivers’, foi o pole na sua classe e 10º na geral. Pedro Cardoso largou em 13º, Diego Nunes em 15º, Adalberto Baptista (Trophy) em 19º e Guilherme Reischl foi o 20º.
Pedro Cardoso (43) também migrou da Stock Car para o TCR
Foto: Hernan Capa
VITÓRIA ARGENTINA, SHOW BRASILEIRO
O argentino Ignacio Montenegro acabou sendo o nome da etapa de abertura do TCR South America Banco BRB em Córdoba. O piloto do Honda #23 venceu a primeira corrida e subiu no pódio em segundo lugar na segunda com o carro preparado pela Squadra Martino. A prova 2 foi vencida por Walter Hernandez, com o Lynk & Co #27 da PMO Motorsport. Na corrida 1, o argentino que finalizou a etapa como líder do campeonato teve no pódio a companhia de dois brasileiros da equipe W2 Pro GP. O pole Raphael Reis foi segundo com o CUPRA #77 e Galid Osman terceiro com o CUPRA #28.
Raphael Reis anotou a primeira pole-position da temporada 2023
Foto: Hernan Capa
O pódio da corrida 2 foi completado pelo brasileiro Rafael Suzuki a bordo do Lynk & Co #8, conquistado após uma ultrapassagem dupla nos momentos finais da corrida. “Foi um mix de sentimentos e uma bela ultrapassagem contra dois carros, mas eu tinha carro para vencer a segunda corrida. Infelizmente larguei mal e não escapei bem dos toques ao longo da prova. No fim consegui ser agressivo e ultrapassar alguns competidores. Foi um fim de semana legal para quem nunca tinha andado em carro de tração dianteira e sair com um pódio e entre os primeiros do campeonato é muito bom! Vamos ver o que o futuro reserva”, declarou Rafael Suzuki.
As vitórias pela Copa Trophy ficaram dois pilotos da PMO Racing. O uruguaio Enrique Maglione conduziu seu Peugeot ao triunfo na prova 1 e o argentino Pablo Otero fez o mesmo na prova 2.
A próxima etapa do TCR South America Banco BRB acontece em três semanas, em Rosario, Argentina.
Galid Osman trocou a Stock Car pelo TCR South America Banco BRB
Foto: Hernan Capa